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3 atributos para um bom marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento pode ser aquilo que está faltando para o seu negócio conseguir atrair e fidelizar mais clientes. Se você enfrenta entraves nos processos de atendimento, dificilmente as pessoas se sentirão confortáveis, fazendo com que elas não só comprem do concorrente, mas se tornem detratores da sua marca.

Entretanto, quando se adota o marketing de relacionamento, o consumidor é colocado no centro. Vale destacar que o vínculo de um cliente com uma marca vai muito além da qualidade do produto ou serviço oferecido. Vários outros fatores devem ser considerados, como a rapidez, a personalização e a excelência no atendimento.

Para se aprofundar no tema, continue a leitura do nosso artigo e veja 3 atributos que não podem faltar na hora de a sua empresa aplicar o marketing de relacionamento!

O que é marketing de relacionamento e qual a sua importância?

Esse termo é usado para designar um conjunto de ações que tem por objetivo estreitar a comunicação entre empresa e consumidor. A adoção de estratégias com esse propósito faz não só com que um cliente se fidelize, como possibilita a aquisição de novos. O marketing de relacionamento, portanto, pode ser aplicado em toda a jornada de compra do consumidor, o que ajuda a marca a se desenvolver e se consolidar na mente do público.

Quais são os atributos que não podem faltar no marketing de relacionamento?

Separamos para você 3 atributos que são essenciais na hora de adotar o marketing de relacionamento. Confira cada um deles a seguir!

1. Conhecer os clientes

Por meio da coleta de dados, é possível saber diversas informações sobre os hábitos e as preferências de consumo das pessoas. Esse conhecimento é o pontapé inicial no marketing de relacionamento, visto que é o norte para a escolha das abordagens que serão realizadas em cada canal de contato com o público. Dessa forma, ficará mais fácil oferecer um atendimento personalizado e que vá ao encontro das dores dos consumidores.

2. Oferecer um bom atendimento antes e depois da venda

Ofereça suporte ao cliente em todos os momentos, pois, em muitos casos, as empresas negligenciam na parte de pós-venda, gerando insatisfação do consumidor. Faça com que os colaboradores estejam disponíveis para responder dúvidas e resolver as mais variadas demandas. Use o e-mail marketing para se comunicar com ele periodicamente, por meio de conteúdos informativos sobre o uso daquele produto que ele comprou, por exemplo.

3. Estar atento aos feedbacks

Sempre que achar necessário, faça pesquisas de satisfação e descubra a opinião do público acerca do seu negócio. Invista em questionários curtos e objetivos, para aumentar as chances de ele fornecer um feedback. Um dos métodos mais conhecidos é o NPS, ou Net Promoter Score, que permite identificar o percentual de promotores (que recomendam o seu negócio) e detratores (que fazem propaganda negativa da empresa).

O marketing de relacionamento consiste em estratégias para estreitar a comunicação da empresa com o consumidor, no intuito de gerar um relacionamento amigável e duradouro. Com os 3 atributos citados no texto, as chances de aumentar as vendas são maiores, principalmente por que essa é uma abordagem focada nos anseios e nas preferências do público.

Viu como o marketing de relacionamento é importante para tornar os clientes fiéis ao seu negócio? Deixe o seu comentário aqui e diga-nos o que achou deste conteúdo!