3 exemplos de gestão do conhecimento aplicados nas empresas
Atualmente, apesar das barreiras encontradas por vários lados, tem se visto o surgimento de muitos negócios.
Talvez a crise sanitária mundial enfrentada por todos, tenha gerado a necessidade de muitas pessoas se reinventarem, e isso acabou aflorando o lado empreendedor de muitas delas.
Porém, o grande desafio é manter essas empresas crescendo e ganhando espaço no mercado.
Por essa razão, para conseguir sobreviver em meio à concorrência, as empresas, desde as iniciantes até as já consagradas, buscam formas de agregar valor aos seus serviços e produtos.
Uma estratégia que tem sido utilizada para isso é a Gestão de Conhecimento (GC), que visa produzir, compartilhar e colocar em prática conhecimento para aprimorar os resultados e funcionamento da organização.
Se você quer entender mais como esse método funciona e ver como empresas obtiveram sucesso utilizando-o, continue conosco!
No que consiste a gestão de conhecimento (GH) ?
O termo Gestão de conhecimento é derivado do inglês Knowledge Management e é um método que visa o gerenciamento dos ativos de informação de uma empresa.
Esses ativos correspondem aos métodos, procedimentos e mecanismos utilizados durante a elaboração dos serviços e produtos de uma instituição, à medida que recebem suas demandas.
O grande intuito desta estratégia é gerar o compartilhamento entre os funcionários de suas experiências e aprendizados, para que, o que antes era conhecido somente por alguns colaboradores, possa ser disseminado entre toda equipe e gerar desenvolvimento.
A gestão de conhecimento é capaz de aprimorar o funcionamento das repartições, otimizar os processos produtivos e com isso alavancar os resultados da empresa tornando possível o melhor aproveitamento e utilização dos conhecimentos já existentes e identificados no negócio.
Existem pesquisas que revelam que as organizações que se propuseram a implementar essa estratégia tiveram aumentos expressivos em sua produtividade.
Exemplos de gestão de conhecimento aplicados nas empresas
Não basta apenas dizer que uma empresa possui know-how nas atividades que desempenha, mas é preciso provar na prática através de resultados efetivos.
Separamos algumas empresas que fazem uso do modelo de gestão de conhecimento para te mostrar de forma concreta o efeito desse método na vida real, veja:
Petrobrás
A implantação do modelo de gestão de conhecimento não só deu certo na Petrobrás, como a fez ser classificada como empresa referência em Gestão de Conhecimento na Administração Pública Federal.
A estatal entendeu a proposta da GC, e passou a trabalhar de modo a gerar valor para os seus negócios. Ela vem aplicando uma das premissas do GC, que é aprender a gerenciar seus erros e utilizar os aprendizados em situações futuras, o que faz com que seja possível cada vez mais aprimorar os seus processos.
Além disso, ela utiliza técnicas de inteligência organizacional. Foi criado um programa chamado “Mentor Petrobrás", que consiste no compartilhamento de conhecimento pelos funcionários mais antigos com os mais novos.
Amazon
A Amazon, aproveitando o sucesso que teve no ramo dos livros, conseguiu aproveitar todo o seu conhecimento adquirido nessa etapa e o utilizou para expandir seu mercado de atuação, passando a vender diversos produtos.
A empresa conseguiu identificar os conhecimentos que sua equipe dominava, capturá-los, avaliá-los e compartilhá-los, transformando-os em processos e fazendo com que ela conseguisse ampliar sua gama de mercadorias e se tornar referência no mercado.
Banco do Brasil
Os administradores do Banco do Brasil, a partir da informação que a “hora do cafezinho" funcionava como uma ocasião em que seus funcionários conseguiam trocar informações sobre o funcionamento e experiência nos seus trabalhos, tiveram uma ideia genial.
Eles elaboraram um treinamento que imitava o ambiente do café, em que os colaboradores compartilham os seus aprendizados e saberes em seus respectivos setores e agências.
Como podemos ver na prática através da consagração dessa empresa, esse projeto deu muito certo, e fez com que através de conhecimentos compartilhados, os serviços prestados fossem aperfeiçoados e gerassem soluções e oportunidades para a instituição.
Como opera a gestão de conhecimento para empresas?
Para entender como as informações são geradas e transmitidas dentro do ambiente organizacional, é preciso entender dois conceitos bem relevantes que esclarecem esse entendimento, chamados de conhecimento explícito e conhecimento tácito.
O conhecimento explícito é aquele conhecimento que é fácil de ser passado para outro indivíduo, podendo ser transmitido através de uma linguagem formal e sistêmica, mostrando conteúdos de um livro, por exemplo.
O conhecimento tácito seria aquele conhecimento que só é possível ser aprendido, internalizado com o passar do tempo e à medida que o sujeito vai passando por suas experiências.
Ele é menos quantificável, não é formalizado, é difícil de ser formulado e compilado em uma base de dados.
Esses dois tipos de conhecimento dentro de uma instituição são importantes porque o conhecimento geral vai ser produzido através da junção desses dois conhecimentos trabalhando juntos.
Qual tipo de empresa pode fazer uso da gestão de conhecimento?
A boa notícia é que independente do modelo e do seguimento, bem como do tamanho da empresa, e do tempo que ela está no mercado, essa forma de gestão pode ser utilizada.
A condição é que sejam desenvolvidos modelos organizacionais especiais para os procedimentos de modificação da empresa para que seja possível aplicação dessa estratégia.
É interessante, que os responsáveis por aquelas empresas que estão nascendo agora, já tenham interesse em aplicar esse tipo de gestão desde o início para que a organização já vá se estruturando nesse ritmo e possa desfrutar dos seus benefícios desde cedo.
Quais os benefícios para minha empresa com a gestão de conhecimento?
Ao fornecer treinamentos completos e direcionados, os funcionários se tornam mais comprometidos com o serviço, o que faz com que eles aumentem sua produtividade e a qualidade do seu serviço.
Ao promover o compartilhamento de diversos conhecimentos entre os funcionários, eles acabam se aprimorando nas suas tarefas, progredindo dentro das suas capacidades, gerando uma competição saudável e benéfica para a empresa.
É possível alcançar uma equipe mais envolvida, com funcionários trabalhando em conjunto para obter soluções eficientes.
A padronização de processos torna as atividades diárias mais ligeiras e com maiores chances de serem bem executadas, além de otimizar o tempo, que pode ser empregado em outras atividades.
Desejo aprimorar o funcionamento da minha empresa, como faço?
Como exposto acima, a adoção do modelo de gestão de conhecimento é uma ferramenta poderosa para o aperfeiçoamento do seu negócio.
Além disso, você pode contar com a ajuda de outras empresas, que possuem vasto conhecimento na sua área de atuação.
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