Carregando...
Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria

5 vantagens do uso de chatbots para IES

Provavelmente o termo chatbot é pouco conhecido no meio educacional. Afinal, em uma área cujo ponto principal é a interação entre as pessoas, talvez seja um desafio pensar em comunicação via sistemas automatizados. Contudo, os chatbots para IES (Instituições de Ensino Superior) ganham cada vez mais espaço em um mercado tão competitivo, como o da educação.

Nesse sentido, utilizar robôs para “conversar” com os estudantes, certamente, é um ótimo negócio. Por um lado, eles tornam possível o trânsito de informações individualizadas ou de interesse geral a grandes contingentes de alunos. Em outra ponta, custam bem menos do que contar com uma equipe de atendentes de call center.

Assim sendo, pode até parecer algo estranho à primeira vista, mas um bot é capaz, sim, de realizar a comunicação com o público de uma instituição de ensino superior. Isso porque, a evolução em Inteligência Artificial gera sistemas com uma grande capacidade de executar interações cada vez mais sofisticadas, diversificadas e complexas com as pessoas.

Por isso, neste artigo, elencamos as 5 principais vantagens proporcionadas pelo uso de chatbots para IES. Confira!

1. Ajuda a reduzir custos

Vale lembrar de que, caso a sua instituição de ensino faça a opção por disponibilizar um atendimento administrativo e acadêmico durante 24 horas, sem o auxílio do chatbot online, os gastos com isso seriam muito altos. Em contrapartida, com essa solução, é possível prestar um atendimento de muita qualidade, pouco importando a hora do dia ou da noite, com a mínima necessidade de que ocorram intervenções humanas.

Assim sendo, a instituição de ensino superior tem a oportunidade de investir e direcionar seus profissionais para atuar em questões estratégicas e mais complexas, enquanto o trabalho repetitivo e mecânico fica todo a cargo do bot.

2. Otimiza as estratégias de comunicação

Se você deseja otimizar as estratégias de comunicação da IES e, ainda, quer ampliar as divulgações de serviços e cursos que a sua organização disponibiliza, compreenda que isso é perfeitamente possível por meio dos chatbots.

Antes de mais nada, a principal vantagem é oferecer uma comunicação mais alinhada ao padrão esperado pela IES, uma vez que, isso é algo que representa um desafio de ser conquistado e trabalhado no atendimento humano, no qual lidamos com históricos pessoais, sentimentos, emoções e diversos tipos de temperamentos.

Nesse sentido, com os chatbots, o próprio humor dos atendentes e as variações de personalidade não terão nenhuma influência na qualidade do serviço. Vamos além, com eles, é viável criar uma identidade para o atendimento da marca, seja ela em um tom mais descontraído, seja formal.

3. Possibilita a realização de pesquisas de satisfação

Uma grande vantagem é que os chatbots também ajudam a coletar opiniões dos alunos a respeito do desempenho educacional e dos serviços da IES. Afinal de contas, por meio dessa solução, a empresa consegue:

  • realizar pesquisas de satisfação com questionários, por exemplo;
  • criar métricas para melhoria do atendimento;
  • saber o que os alunos sentem e pensam a respeito da instituição.

Vale ressaltar que, a realização de pesquisas, ao contrário das que estamos acostumados a ver por aí, não espantam o público. Pelo contrário! Uma conversa objetiva, amistosa e nada invasiva, o aproxima ainda mais e fortalece a sua marca.

No intuito de acompanhar a quarta revolução industrial, os gestores devem estar atentos a todas as formas de inovação. Assim, atuam de maneira que possam levar ideias que promovam as melhores práticas a sua IES e garantam não apenas a competitividade no mercado, mas especialmente a melhoria da qualidade do ensino.

4. Serve de apoio para a secretaria

Outra vantagem é que os chatbots também são eficientes para que a secretaria da instituição ganhe em eficiência e amplie seu atendimento. Entre todas as suas contingências estão as demandas de serviços financeiros, aquelas às quais os alunos procuram a secretaria para negociar datas de mensalidades em atraso ou solicitar a reemissão de boletos, por exemplo.

Não há necessidade que a secretaria tenha seu fluxo de trabalho interrompido para esse fim. Isso porque com respostas programadas, os usuários têm a oportunidade de fazer essas solicitações automaticamente, sem que tenham a obrigação de se deslocarem até o setor.

Assim sendo, como essa questão financeira trata-se de um ponto muito delicado da relação entre IES e alunos, as emoções certamente serão atenuadas a partir do momento no qual houver agilidade do atendimento. Dessa forma, as áreas envolvidas ganham em produtividade e os alunos, por sua vez, ganham em satisfação e agilidade.

5. Realiza entregas importantes por meio de redes sociais

Atualmente, como diversas mídias sociais suportam os chatbots, é possível entrar em contato facilmente com seus alunos e de forma personalizada. Assim, a IES garante a entrega de mensagens de maneira mais eficiente e ganha, também, em eficácia na comunicação. Nesse cenário, os bots têm a chance de entregar, por meio de redes sociais, várias questões, como:

  • lista de material ou de livros;
  • matrículas;
  • calendário anual;
  • informações disciplinares ou financeiras.

Como vimos, os chatbots para IES têm importante usabilidade em processos de ensino e aprendizado, uma vez que, ao obter o conteúdo das aulas, podem manter conversas com alunos a respeito de um tema específico abordado em sala, sobre qualquer uma das matérias do curso em questão.

Portanto, além de muitas vantagens e funcionalidades, os bots são softwares que simulam o suporte do homem via chat. Esses sistemas, por sua vez, respondem a maioria das dúvidas dos alunos em curso, dos candidatos e dos ex-alunos. Dessa forma, como dissemos, poupam tempo e deixam que os atendentes profissionais solucionem apenas os casos que precisam de mais atenção.

Por fim, como resultado, temos uma experiência de atendimento ao cliente diferenciada e derivada da resolução assertiva e ágil das questões. Dessa forma, os chatbots para IES vão melhorar (e muito) o relacionamento entre o acadêmico e a escola, bem como trarão diversos benefícios para todos os envolvidos.

Se você gostou deste post com as principais vantagens do uso de chatbots para IES e quer ficar por dentro do movimento #chatbotparatodos, não deixe de ler o nosso guia completo sobre utilização de chatbots para atender seus clientes!