7 KPIs importantes para gestão de TI
Key Performance Indicators (KPIs), que significa Indicadores-chave de desempenho, são utilizados para mensurar o programa de segurança da informação de uma empresa. Eles trabalham na verificação do atingimento de meta e conformidade do espaço de trabalho.
Com os KPIs, também é possível perceber problemas na estrutura de segurança, possibilitando posteriormente a realização de melhorias, tanto em sistemas e políticas quanto em processos.
Vazamento de dados e sistema de proteção
Além disso com os casos recorrentes de vazamento de dados, é importante instituir indicadores de segurança que apresentem efetividade e mostrem quais são os riscos cibernéticos da empresa.
Vale destacar que há outros KPIs responsáveis por ofertar detalhes sobre a performance do sistema de proteção do empreendimento. Os indicadores devem permitir acesso a informações quantificáveis — aquelas que podem ser mensuradas.
Monitoramento
Ademais, é necessário a presença de dados que conduzam as aplicações de segurança em desenvolvimento, para que seja viável — conforme o passar do tempo — o monitoramento da evolução da estrutura.
Os 7 indicadores
Diante desses elementos, você sabe quais são os KPIs importantíssimos para uma empresa? Pois bem. Abaixo, seguem 7 deles:
- Identificação de apontamentos – Faz alguns questionamentos a respeito da eficácia das ferramentas tecnológicas e sobre a percepção dos apontamentos de segurança de dados. Essas pontuações possibilitam enxergar lacunas no campo tecnológico, permitindo realizar possíveis reparos;
- Produção – Quantos ativos são acompanhados? Qual é a quantidade de apontamentos que está sendo tratada? A capacidade de resolução de apontamentos se torna suficiente? Trabalhar na estruturação de indicadores de segurança da informação — para analisar e mensurar as competências dos especialistas e equipará-las às demandas recentes — possibilita a constatação de capacitações e locais de treinamentos adequados;
- Tempo médio para detectar (MTTD) e tempo médio para resposta (MTTR) – O MTTD calcula o tempo que uma equipe consome para identificar um suposto incidente. Já o MTTR anuncia o tempo médio que a empresa gasta para reagir a uma ameaça, depois de ser identificada;
- Score de riscos – Proporciona uma pontuação baseada nas características da empresa, fundamentando-se, também, nas importantes divisões de segurança da informação, sendo: monitoramento de hackers, segurança de rede e de sistemas, engenharia social, reputação IP, segurança no ambiente de trabalho, correções de patches, etc.
Sendo assim, um conceito é dado a cada particularidade. Com isso, fica mais fácil descobrir, de forma rápida, como o empreendimento está em relação a outros. Além disso, dá para perceber se as ações estão sendo capazes de diminuir o risco;
- Cibersegurança – As ameaças virtuais estão crescendo a cada dia, assim como as metodologias e os aparatos tecnológicos essenciais para combater esse tipo de crime se modificam a cada instante. Sendo assim, é necessário possuir indicadores de segurança para fazer uma avaliação da ação dos controles e tecnologias investidos;
- Riscos de ativos – Esses KPIs analisam quantos ativos mostram um grande impacto, aumentando a efetividade do tempo e da área financeira;
- Ambiente de trabalho – É importante avaliar o ambiente empresarial por meio de dados e ativos. Também é de grande relevância notar os limites de conformidade e ver se o espaço em que a empresa está inserida é seguro.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe ou salve para quando precisar. Ah, não se esqueça de acessar o nosso site e demais canais! Por meio deles, você fica por dentro das novidades do mundo da tecnologia.
Lembrando que temos um software que ajuda a sua empresa a trabalhar de maneira eficiente. Auxiliamos na organização de qualquer tipo de empreendimento, assim como na otimização de processos de atendimento.
Acesse nosso site ou entre em contato conosco por meio do Fale Conosco.