7 vantagens de utilizar uma plataforma de chatbot em sua empresa
Contar com uma plataforma de chatbot na empresa é fazer uso de um software que age como um robô inteligente e interage com as pessoas por meio de mensagens de voz ou texto. Essa tecnologia já é uma tendência de inovação com presença forte nos negócios, devido a sua eficácia e agilidade no atendimento ao cliente.
Não por acaso, a solução alcança cada vez mais popularidade. Dessa forma, se você precisa otimizar os processos da sua empresa, investir em plataforma de chatbot é uma excelente estratégia, uma vez que as mensagens se colocam cada vez mais como canais de conversas e interação entre as marcas e as pessoas.
Sendo assim, vamos apresentar neste post seis das principais vantagens que a plataforma de chatbot traz para o seu negócio. Confira agora mesmo esses benefícios!
1. Atendimento 24 horas
Com a implantação da plataforma de chatbot, ofertar um atendimento de qualidade full time ao consumidor é algo muito viável, que passa a ser fundamental para fidelizar seu público. Mas isso é assunto de outra vantagem que apresentaremos a seguir.
Normalmente, a maioria das solicitações dos clientes é simples, como cadastros, questionamentos recorrentes e outros serviços. Nesses casos, o chatbot consegue resolver e prestar o atendimento com excelência. Isso deixa a empresa livre da necessidade de ter uma equipe de funcionários para interagir com eles.
Dessa forma, o serviço fica disponível para o usuário 24 horas por dia, ao longo dos sete dias da semana. Isto é, qualquer um tem a chance de esclarecer as suas dúvidas fora do horário de expediente, aos sábados, domingos e, inclusive, nos feriados.
2. Humanização da tecnologia
A plataforma de chatbot é uma ferramenta baseada em inteligência artificial, capaz de processar imenso volume de informações com rapidez.
Graças a esse recurso, há a possibilidade de gerenciar os contatos e personalizar os atendimentos por meio da humanização ao definir perguntas e respostas no intuito de criar um diálogo o mais natural possível. Por isso, é interessante pensar se o uso dos chatbots deve ser padronizado ou personalizado.
Ao considerar o chatbot como a estratégia mais adequada, a empresa tem a oportunidade de criar as falas de acordo com o seu perfil e o do público-alvo que pretende atingir.
3. Redução no tempo de espera
Seja por meio de um chat, seja por telefone, ninguém gosta de esperar muito tempo para ser atendido. Por outro lado, manter a estrutura de uma equipe com o número ideal de funcionários especializados em atendimento para dar conta de toda a demanda implica em um custo alto com contratações e treinamentos.
Entretanto, uma plataforma de chatbot realiza vários atendimentos em um curto espaço de tempo. Também consegue enviar milhares de mensagens por dia, com mais inteligência, interatividade e agilidade.
4. Fornecimento de respostas em tempo real
Nenhum cliente aguenta aquelas músicas intermináveis que tocam durante a espera dos atendimentos via telemarketing, certo? Estamos todos ansiosos clamando por respostas rápidas.
Nessa perspectiva, a plataforma de chatbot por meio de um assistente virtual inteligente responde em questão de segundos a demanda já com seu encaminhamento ou até mesmo com a solução em tempo real.
5. Disponibilidade no Webchat ou no Facebook Messenger
Embora ainda não se fale muito dela no Brasil, a plataforma de chatbot chegou ao Facebook Messenger há algum tempo e tem se mostrado muito popular. Portanto, fazer uso da solução de atendimento na rede social mais utilizada pelas pessoas no mundo todo é uma grande vantagem.
Quando o usuário acessa o site da sua marca, a empresa também disponibiliza o chatbot em seu Website, o que torna a comunicação mais direta e elimina a necessidade de grandes estruturas de atendimento.
6. Aumento da satisfação e fidelização dos clientes
Como já dissemos, o mundo hoje exige praticidade, e ninguém mais tem paciência nem quer dispor do seu tempo para resolver problemas simples. Fornecer um atendimento rico em detalhes técnicos e informações adicionais em tempo real para qualquer produto pesquisado deixará o cliente muito mais satisfeito com a sua marca.
Assim, quando as pessoas passam por uma experiência de uso que as agrade, significa que elas vivenciaram uma comunicação transparente, limpa e fácil. Isso aumenta a satisfação e viabiliza maior fidelização dos clientes.
Nesse sentido, a empresa que usa a plataforma de chatbot em sua linha de frente passa para todos a imagem de um empreendimento organizado, inovador e dedicado em proporcionar a melhor experiência aos usuários.
Ao estreitar cada vez mais o relacionamento com o cliente, virar referência em atendimento passa a ser algo muito tangível.
7. Crescimento das vendas
A marca que está atenta para as constantes mudanças no mercado sabe usar dados fornecidos pelo chatbot para tomar decisões estratégicas. Tendo em vista todas as vantagens citadas, fica clara a melhoria dos resultados comerciais com a alavancagem das vendas.
Ainda pensando na concretização de negócios, a plataforma é utilizada para fazer pesquisas de pós-venda, para coletar insights a respeito da experiência de compra e fornecer feedbacks detalhados sobre como o cliente enxerga a marca.
Dessa maneira, quando se tira um bom proveito de chatbots inteligentes, a empresa se antecipa na realização de um atendimento de excelência, previne problemas e vende mais.
Por fim, fazer uso do chatbot é uma ação inteligente por parte do gestor, uma vez que consegue atender 24 horas, fornecer respostas em tempo real, otimizar o dia a dia e aprimorar a vivência do cliente com a sua marca. Quando implementada de maneira acertada, a solução revoluciona completamente o atendimento. Então, torna tudo mais moderno e traz maior vantagem competitiva ao seu negócio.
Finalmente, deixe a implementação da plataforma de chatbot nas mãos de quem oferece uma estrutura adequada e dará o apoio que é necessário para o desenvolvimento dessa ferramenta que transforma a comunicação da sua empresa. Buscar por parcerias confiáveis é a garantia de que tudo sairá conforme o esperado.
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