Características do bom atendimento em B2B
O atendimento B2B ocorre entre empresas que têm alguma relação comercial. Ele se dá através do suporte à alguma ferramenta, do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e até mesmo da resolução de dúvidas do dia a dia.
No atendimento B2B, essa comunicação pode ocorrer com diversas pessoas dentro da empresa. Desde cargos operacionais até cargos de gestão. Por isso, o atendimento precisa ser tão bem pensado e estruturado.
Para te ajudar a estruturar um bom atendimento B2B, nós vamos te dar algumas dicas valiosas sobre como fazer isso, na prática.
Procure entender o cliente e suas necessidades
O cliente precisa se sentir amparado pelo time de atendimento. Por isso é importante que nesse primeiro contato você busque entender o panorama de seu problema.
Se necessário, faça perguntas para que não restem dúvidas sobre o que ele precisa. Dessa forma, será possível propor a solução mais assertiva para a necessidade do cliente naquele momento.
Se faça ser compreendido
Nem sempre o cliente possui conhecimento das ferramentas ou do modus operandi para solucionar o problema que está enfrentando. Por isso, para ajudá-lo, é muito importante que você explique da forma mais simples e clara possível.
Não se utilize de termos complexos ou comuns da área. Nem todo mundo consegue entender e isso pode acabar dificultando ainda mais a vida do cliente.
Atendimento padronizado
É muito importante que o atendimento seja de qualidade e padronizado. Assim, independentemente de com quem o cliente falar, ele será bem atendido e perceberá o cuidado da empresa para com ele.
Além disso, a prática torna o atendimento ágil, o que impacta na produtividade do time e também corrobora para a satisfação do cliente que terá seu problema solucionado com agilidade.
Feedbacks constantes
É importante que a empresa peça sempre o feedback do cliente. Dessa forma é possível compreender se as necessidades do consumidor estão sendo atendidas e se há possibilidade de melhorias.
Assim, você não só garante a melhoria constante do atendimento da sua empresa, como também deixa uma boa impressão ao mostrar para seus clientes que isso é uma prioridade.
Importância do bom atendimento no B2B
Um levantamento realizado pela Medallia Strikedeck mostrou que 79% dos consumidores que são mal atendidos vão para a concorrência. Em contrapartida, a mesma pesquisa mostrou que as empresas que priorizam o cliente têm receitas 60% maiores que a de seus concorrentes.
Além disso, não é incomum encontrar casos de empresas que decidem encerrar o contrato por conta de problemas no atendimento. Uma das reclamações mais recorrentes é quanto a demora para ser atendido, por isso, é preciso ser cada vez mais ágil.
O cenário é claro: quem prioriza o sucesso do cliente e o atendimento de qualidade, não só fideliza sua clientela, como também melhora sua taxa de lucros. Outra ótima forma de melhorar o atendimento da sua empresa é com o auxílio da tecnologia.
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