Carregando...
Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria

Como a integração com o Gupshup pode otimizar o atendimento?

Um ágil atendimento ao cliente tende a trazer mais receita e diferencial competitivo ao negócio. Usar de meios tecnológicos para isso tem se tornado cada vez mais crucial, em virtude das muitas demandas de clientes e prospects. O Gupshup consiste em uma solução que visa a exatamente lidar com essas questões e beneficiar o negócio em termos de agilidade e relacionamento com o consumidor.

Vamos, neste texto, explicar em detalhes sobre o que é o Gupshup e como funciona. Falaremos das vantagens de usar essa solução no atendimento ao cliente, citando as suas principais ferramentas. Ficou interessado em saber mais sobre o tema? Continue até o final e aproveite a leitura!

Por que é importante oferecer um bom atendimento ao cliente?

Com tantas pessoas conectadas à Internet, as empresas se veem em um grande desafio: traçar estratégias capazes de reter a atenção das pessoas e destacar o negócio dos concorrentes. Existem várias formas de fazer isso, mas, sem dúvida, um bom atendimento é uma das principais.

O que um bom atendimento ao cliente precisa ter? As pessoas vivem apressadas e em busca de solucionar seus problemas e suas dores rapidamente. Nisso, a agilidade e a personalização na hora de entrar em contato são dois fatores indispensáveis. A multiplicidade e a integração de canais também são pontos que ajudam a elevar a qualidade do atendimento, visto que poupam tempo do cliente e reduzem o ciclo de venda.

Além disso, a empresa precisa saber onde os seus clientes estão. Isso significa fazer um levantamento de quais redes sociais são usadas com mais frequência, para que as estratégias possam ser mais bem direcionadas a essas plataformas. No entanto, sabe-se que o WhatsApp é um dos aplicativos mais usados pelo público, sendo também um excelente meio de prover atendimento com qualidade e escalabilidade.

O que é o Gupshup?

Antes de falarmos do Gupshup, precisamos ater-nos brevemente ao WhatsApp Business. Diferentemente da versão original do aplicativo, trata-se de uma ferramenta bastante usada por empresas dos mais diversos portes e segmentos. Permite não só o uso de chatbots, mas também ajuda na melhor organização dos contatos, de modo a proporcionar um atendimento ágil, eficiente e personalizado.

O Gupshup, por sua vez, é uma solução de mensageria que foi desenvolvida na Índia. Embora ainda tenha uma presença maior na parte de mensagens SMS, o seu uso dentro do WhatsApp Business tende a aumentar, principalmente no Brasil, que tem o maior público consumidor da solução, depois da própria Índia.

Como funciona o Gupshup?

Na prática, o Gupshup funciona como uma API. Isso significa que a parte de front-end é feita por empresas que usam esse serviço integrado ao WhatsApp Business. Além disso, existe um limite de pagamento por cliente, que vai até 750 dólares (considerando a cotação atual, esse valor corresponde a, aproximadamente, 3935 reais).

O Gupshup possui um NLP (processamento de linguagem natural) que pode ser futuramente habilitado para o português. Permite, também, a implementação de chatbots para atendimento e dá um crédito para usuários iniciantes se habituarem com a solução. Em relação ao funcionamento do WhatsApp Business, precisamos falar sobre dois conceitos: mensagens template e mensagens de sessão.

Mensagens template

Esse tipo de mensagem é padronizado e deve passar pela aprovação do WhatsApp, normalmente usado na hora de iniciar um contato com um cliente. Além disso, existe uma cobrança sobre essa mensagem, que varia de país para país. Também é importante atentar ao tamanho, visto que, se ultrapassar 64 KB, será feita uma cobrança adicional.

Mensagens de sessão

Uma sessão é iniciada após a empresa enviar ao cliente uma mensagem de template. À medida que a pessoa responde, esse prazo é estendido e, caso a empresa volte a entrar em contato após 24 horas da última mensagem, precisará fazer um envio de um template. Portanto, mensagens de sessão (ou atendimento) são todas aquelas trocadas entre as partes no intervalo de 24 horas.

Outra diferença importante referente às mensagens de template é em relação ao custo menor, visto que a cobrança incidente é apenas referente ao Gupshup, que corresponde a um milésimo de dólar. Em relação a mensagens de sessão e template maiores de 64 KB, são aplicados os seguintes valores:

  • US$ 0,0020 por mensagem, para tamanhos entre 64 KB e 5 MB;
  • US$ 0,0030 por mensagem, para tamanhos entre 5 MB e 10 MB;
  • US$ 0,0040 por mensagem, para tamanhos entre 10 MB e 15 MB.

Quais são as vantagens de fazer integração com o Gupshup?

Soluções como o Gupshup ajudam o negócio a realizar um atendimento mais escalável. Por permitir a implementação de chatbots inteligentes, a equipe passa a ser menos sobrecarregada, visto que dúvidas recorrentes dos clientes, por exemplo, podem ser resolvidas de forma automatizada.

A consequência disso vai além do aumento de vendas, estendendo-se, também, para um atendimento pós-venda mais eficiente e que promova a maior fidelização dos clientes. Nesse sentido, para promover esses e outros benefícios, o Gupshup possui duas ferramentas: atendimento ao cliente e API de acesso. Confira, a seguir!

Atendimento ao cliente

Apesar de não possuir um front-end, o Gupshup oferece uma interface de atendimento, principalmente direcionada a empresas desprovidas de desenvolvedores. Essa ferramenta possibilita, entre outras coisas, a criação de um FAQ (perguntas frequentes) dos clientes, bem como o uso via web ou dispositivo móvel.

API de acesso

Quando a empresa possui desenvolvedores, pode ser mais interessante usar uma API de acesso, em vez da ferramenta de atendimento ao cliente. Fazendo a integração com a interface usada na companhia, é possível realizar procedimentos como:

  • envio tanto de mensagens template como de sessão;
  • integração com chatbot;
  • compatibilidade com diversos formatos de conteúdo;
  • autonomia na hora de criar aplicativos alinhados com as regras de negócio da empresa.

O Gupshup é uma solução de mensageria indiana que pode ser integrada ao WhatsApp Business para promover automação e excelência no atendimento ao cliente. Portanto, seu uso está diretamente relacionado com a obtenção de receita e diferencial competitivo do negócio.

Gostou deste conteúdo? Então não saia do blog da Qualitor sem antes curtir nossa página no Facebook!