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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Como a mobilidade pode melhorar a experiência com o cliente

Toda empresa sabe que a experiência do cliente é fundamental. É a maneira de fidelizá-lo, gerar palavras positivas e diferenciar seu negócio em um mercado lotado. Uma das formas mais importantes e eficazes de atingir esse propósito é através da mobilidade.

As soluções de mobilidade proporcionam aos clientes a conveniência, rapidez e flexibilidade de que eles precisam para facilitar suas vidas. Desde pagamentos online e rastreamento de pedidos até atendimento em tempo real e notificações push, as possibilidades são infinitas.

Neste texto, vamos explorar como a mobilidade pode ser usada para melhorar a experiência do cliente, desde o básico até o avançado. Você aprenderá sobre as últimas tecnologias, seus benefícios e a melhor maneira de implementá-las em seu próprio negócio.

Introdução à Mobilidade e Experiência do Cliente

O conceito de mobilidade não é novo. Utilizamos tecnologias móveis há muito tempo. Entretanto, seu papel mudou significativamente ao longo das últimas décadas. Quando falamos de mobilidade hoje, não estamos nos dirigindo apenas ao modo como nos comunicamos ou viajamos.

Também estamos falando de como dirigimos nossos negócios, socializamos e vivemos nossas vidas. A mobilidade se tornou um componente-chave da experiência do cliente.

Enquanto eles esperam que as empresas ofereçam uma experiência consistente independentemente do dispositivo ou localização, não é suficiente simplesmente ter um website ou aplicativo.

Os clientes querem interagir com as empresas da maneira mais confortável, no dispositivo que preferirem. É por isso que as companhias precisam conseguir oferecer experiências consistentes e perfeitas em todos os canais - incluindo o móvel.

Benefícios da Mobilidade para a Experiência do Cliente

O celular não é apenas um canal através do qual os clientes interagem com seu negócio. Ele é um componente crucial de sua experiência como consumidor. Ele permite que os clientes acessem seus serviços a qualquer momento e de qualquer lugar. Isto pode ter um enorme impacto em seu negócio.

O celular pode permitir que você aumente os clientes, impulsione as vendas, capture dados e melhore a retenção. Aqui estão alguns benefícios da mobilidade para a experiência do cliente:

Descoberta

Os dispositivos móveis são a principal maneira de muitos clientes descobrirem novos serviços e produtos. Você pode alcançar esses clientes através do marketing por canais móveis, tais como mídias sociais ou publicidade nativa.

Envolvimento

Os clientes querem interagir com as empresas nos dispositivos preferidos. As ferramentas móveis podem ajudá-lo a interagir com os clientes e deixá-los descobrir mais sobre suas ofertas através do autosserviço.

Retenção

Os clientes querem utilizar seus serviços quando e onde for mais conveniente para eles. As ferramentas móveis auxiliam no atendimento das expectativas e aumento da retenção.

Vendas

Os clientes preferem comprar em dispositivos móveis. É por isso que você precisa oferecer uma experiência de compra consistente e perfeita em todos os canais, principalmente o móvel.

Dados

As ferramentas móveis podem ajudá-lo a coletar e processar mais dados, que podem ser usados para melhorar seus serviços e ofertas.

Gastos

Os serviços móveis auxiliam na redução do custo de fazer negócios.

As mais recentes tecnologias móveis

Embora a mobilidade já exista há décadas, os recentes avanços tecnológicos tornaram a mobilidade ainda mais poderosa. Agora podemos usar a inteligência artificial (IA) para redefinir a experiência do cliente.

Aqui estão as mais recentes tecnologias móveis que você pode usar para impulsionar a experiência com o cliente.

Inteligência Artificial

A IA é a mais recente e maior tecnologia para mobilidade. Ela permite que as máquinas processem dados e tomem decisões por si mesmas. A IA já está sendo usada em uma ampla gama de indústrias, do varejo à saúde.

Realidade Aumentada

RA é a tecnologia que permite sobrepor imagens digitais no mundo real. Ela pode ser utilizada pelas empresas para proporcionar experiências mais envolventes aos clientes e gerar palavras positivas de boca em boca.

Chatbots

Os Chatbots são softwares projetados para simular a conversa humana. Eles são incrivelmente úteis para o atendimento ao cliente, administrando muitas conversas de uma só vez e respondendo instantaneamente às perguntas ou reclamações dos clientes.

Computação em nuvem

A computação em nuvem permite armazenar e processar dados remotamente, para que você não tenha que investir em infraestrutura. É altamente escalável e confiável, para ser possível lidar com picos de carga e acomodar mudanças na demanda.

Assistentes de Voz

Os assistentes de voz permitem que os clientes interajam com as empresas através de comandos de voz, usando o dispositivo com o qual se sentem mais confortáveis. Isto permite que os consumidores façam compras com as mãos livres e sem interromper suas atividades diárias.

Realidade Virtual

O VR é uma simulação gerada por computador de uma experiência da realidade. Ela permite que as empresas forneçam experiências envolventes e que os clientes experimentem um produto ou serviço antes de comprá-lo.

Como implementar soluções móveis para a experiência do cliente

As empresas que querem utilizar a mobilidade para melhorar a experiência do cliente devem primeiro entender o que os clientes querem. Eles devem compreender os pontos de dor dos consumidores e como a mobilidade pode ajudá-los a lidar com eles.

Somente então as companhias podem começar a planejar e implementar as soluções móveis certas para suas necessidades específicas. É possível escolher entre uma ampla gama de tecnologias móveis para implementar a mobilidade.

Entretanto, a chave não é escolher as tecnologias mais recentes apenas por causa disso. Você deve selecionar aquelas que melhor atendam às suas necessidades comerciais específicas. Então, como escolher as tecnologias certas? Uma coisa a ter em mente é que você deve considerar toda a experiência do cliente.

Olhe como a tecnologia vai funcionar em conjunto com outras possibilidades. A melhor maneira de fazer isso é criar um mapa de experiência do cliente. Ele divide a jornada do consumidor em momentos essenciais, onde as empresas têm a oportunidade de impactar positivamente essa experiência.

É preciso então identificar os pontos de dor ou problemas que ocorrem nesses momentos e como a mobilidade deve ajudar a resolvê-los. Confira abaixo algumas das soluções móveis mais eficazes:

Soluções de pagamento móvel

As soluções de pagamento móvel permitem aos clientes pagar por bens e serviços a partir de seus dispositivos móveis. Eles estão crescendo em popularidade, já que cada vez mais os consumidores preferem a conveniência de pagar a partir de seus telefones.

Além disso, as empresas que permitem que os clientes paguem através de seus dispositivos móveis relatam taxas de conversão mais altas e maior fidelidade do consumidor. As soluções de pagamento móvel incluem carteiras móveis, aplicativos de pagamento e QR Codes.

Para garantir a melhor experiência do cliente com soluções de pagamento móvel, você deve integrá-las com seus sistemas existentes e fornecer experiências perfeitas em todos os canais.

Rastreamento móvel de pedidos

As soluções móveis de rastreamento de pedidos fornecem aos clientes atualizações em tempo real, desde a compra inicial até a entrega. Elas permitem que os consumidores acompanhem seus pedidos, sejam notificados sobre atualizações e contatem o serviço de atendimento ao cliente para assistência.

Atendimento ao cliente em tempo real

Soluções de atendimento ao cliente em tempo real permitem que as empresas respondam aos problemas e perguntas de modo imediato. Elas ajudam as companhias a melhorar sua reputação, reduzir as revisões negativas e aumentar a satisfação do consumidor.

Você pode escolher a melhor maneira de fornecer atendimento ao cliente em tempo real com base em suas próprias necessidades e nas preferências de seus clientes. Também é possível configurar diferentes canais para diferentes tipos de consumidores, permitindo um atendimento melhor.

Notificações Push

As notificações push permitem o envio de mensagens curtas e rápidas aos clientes em seus dispositivos móveis. Eles dão às empresas uma grande oportunidade de cultivar relacionamentos com seus consumidores, gerando movimento boca-a-boca e aumentando as vendas.

As notificações "push" podem ser utilizadas para muitos propósitos diferentes, por exemplo, para lembrar os clientes sobre as próximas vendas, enviar atualizações de serviços e muito mais. Elas podem ser enviadas por e-mail ou SMS, e as mensagens são personalizadas com base nas preferências dos consumidores.

Para maximizar o impacto das notificações push, você deve se concentrar no timing. Saiba quando é provável que os clientes abram suas notificações push e realize a coleta de dados. Reúna informações sobre os dispositivos dos consumidores, determinando os melhores horários para enviar notificações push com base em suas preferências.

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