Como diversificar o seu atendimento com o uso de chatbot
A facilidade com que realizamos conexões é a marca registrada da era digital em que vivemos. Atualmente, o cliente precisa encontrar sentido na sua marca para que ele tome uma decisão de consumo, afinal, não é apenas o produto que importa, mas toda a experiência de compra.
Contar com um atendimento diversificado agiliza esse contato, dá mais opções para o cliente e também pode ser uma maneira de automatizar os seus processos para que eles se tornem mais produtivos.
Com isso em mente, vamos contar para você como diversificar o seu atendimento com o uso de chatbot. Confira!
O que é um chatbot?
Um chatbot é um software criado com base em inteligência artificial e que consegue manter uma conversa com um ser humano como se fosse outra pessoa. Tudo de maneira natural, prática e objetiva.
É claro, tudo depende do nível de refinamento que o seu sistema possui. Alguns são mais simples, porém extremamente funcionais e ajudam a agilizar a rotina de maneira significativa. Enquanto outros usam tecnologia de ponta e são responsáveis por acompanhar o cliente praticamente durante todo o contato, porém, são bem mais custosos.
Esse tipo de solução utiliza uma interface de chat, como o WhatsApp ou um suporte técnico virtual para receber e enviar mensagens de clientes, respondendo com soluções para os seus problemas e as suas dores.
O mais legal é que ele pode ser integrado com outras plataformas para aproveitar o contato e coletar dados e informações que podem ser utilizados pelo negócio de maneira estratégica.
Como atender com um chatbot?
Em primeiro lugar é preciso conhecer o seu público-alvo. O chatbot é muito prático, isso é um fato. Porém, algumas empresas utilizam em excesso, de modo que essa é a única forma de fazer contato.
É preciso que você dê opções à sua audiência. Se ela preferir falar com um atendente, então esse profissional precisa estar sempre a postos.
A chave para o sucesso é, e sempre será, a diversificação das atividades. Afinal, se um sistema cair por qualquer motivo, teremos o outro para dar suporte.
Configure o seu chatbot
O ponto mais importante dessa tecnologia certamente está na configuração correta do sistema.
Será preciso criar sequências de perguntas-respostas mais frequentes para testar com a sua audiência. Conforme o tempo vai passando, você descobre novas dores que podem ser incluídas no chatbot em uma atualização.
Lembre-se que a configuração inicial não é definitiva. O segredo está em ouvir o que o seu público está dizendo, para então atualizar os seus sistemas e oferecer justamente essa solução personalizada.
Otimize o seu atendimento
O chatbot pode ser até mesmo apenas uma parte do seu processo. Muitas empresas optam por utilizá-lo como um filtro.
O cliente começa a conversa para que o sistema entenda sobre o que o contato está dizendo, para então encaminhar para as áreas competentes.
Dessa maneira o seu time fica livre para solucionar com maior assertividade os problemas que o competem, parando com a cultura de “encaminhar a ligação de setor em setor”.
A Qualitor pode ajudá-lo nisso. Entre em contato com um dos nossos especialistas!