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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Como obter resultado no atendimento humanizado

Um bom atendimento pode fazer a diferença para o sucesso financeiro de uma empresa. Atender bem, tendo respeito e empatia pelo seu cliente, traz mais conversão de vendas e aumenta a taxa de satisfação dos seus clientes com seus produtos e serviços. Saiba como aplicar o atendimento humanizado e obter sucesso.

O que é atendimento humanizado?

Colocar-se no lugar do cliente é muito importante para empresa, especialmente àquelas que lidam diretamente com público.

O atendimento humanizado é quando a empresa toma atitudes para atender com sucesso a demanda de seus clientes, tendo empatia para perceber o que o consumidor precisa e deseja.

A empresa também deve ter empatia na solução de problemas, oferecendo canais acessíveis para que o cliente encontre assistência.

Um atendimento humanizado envolve atenção e cuidado, ética profissional, tratamento individualizado, acolhimento integral, respeito à intimidade e às diferenças, comunicação eficiente e outros elementos.

Ficaram no passado as empresas que se preocupam somente e exclusivamente com o lucro. Hoje para garantir o retorno financeiro do investimento, empresas devem utilizar outro modelo de negócio.

Vantagens do atendimento humanizado

Preocupar-se em oferecer um atendimento humanizado aproxima a empresa do mercado moderno, que utiliza novas ferramentas e tecnologias além de navegar em novas tendências.

Desta forma, ao oferecer um atendimento humanizado, sua empresa ganha um diferencial em relação a concorrência, tendo assim, vantagem competitiva. Confira as principais vantagens de oferecer um atendimento humanizado:

  • Melhoria na relação e na comunicação com o cliente;
  • Melhor posicionamento da marca e da empresa no mercado;
  • Fidelização da clientela;
  • Maior conversão de vendas.
  • Recomendações/indicações orgânicas do seu empreendimento pelos próprios clientes.

Além de tudo isso, reforça a memória afetiva do cliente que foi bem atendido, que se torna um embaixador da marca, de maneira informal.

Como obter resultados através do atendimento humanizado?

Primeiramente, para implantar a humanização do atendimento, é necessário realizar um diagnóstico de falhas e de erros que sua empresa comete.

É preciso antes de fazer qualquer mudança analisar criticamente a forma que seu cliente é atendido, é essencial também saber a opinião de seus consumidores, afinal, são eles que possuem mais capacidade para avaliar o atendimento da sua empresa.

Veja algumas práticas que humanizam o seu atendimento.

Canais de atendimento

Existem vários tipos de clientes com diferentes perfis de consumo e vivência, divididos em fatores como faixa etária, gênero, classe social, gostos pessoais, entre outros. Portanto, é natural que cada cliente possua uma preferência de canal para ser atendido.

É possível oferecer vários canais de atendimento, como presencial, por telefone, via chat, via e-mail. Seus colaboradores devem estar capacitados para atender por cada canal e responder as limitações de cada cliente.

Uma tendência é também o atendimento omnichannel para facilitar o atendimento humanizado.

Treinamento constante

Um bom atendimento é formado por técnica e conhecimento, de modo que os seus colaboradores devem estar capacitados. No entanto, apenas um treinamento inicial não basta, é importante fazer treinamentos e dinâmicas frequentes.

Para mais dicas sobre como melhorar práticas do seu empreendimento para obter melhores resultados, acesse o blog da Qualitor!