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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Confira 4 motivos para sua empresa investir em automação comercial

Qualquer empresa quer e precisa garantir o máximo de eficiência em todos os seus processos, uma vez que isso ajuda no controle e na gestão do controle das atividades realizadas, de modo que é tudo isso o que impacta diretamente na lucratividade. Entretanto, como conseguir esse resultado? Um dos principais caminhos é investir na automação comercial.

Por isso, neste post, abordamos o conceito de automação comercial e sua importância, assim como os 4 principais motivos para você pensar em automação comercial como uma solução para o seu empreendimento. Confira!

O que é automação comercial

Essa é uma solução que consiste na atribuição de tarefas aos softwares que auxiliam nos processos diários de uma organização. Ela deve ser adotada pelas corporações com o objetivo de otimizar as atividades manuais. Dessa forma, a marca alcança uma melhoria de eficiência em toda a operação.

Isso porque é por meio dessas ferramentas que a empresa consegue aumentar sua capacidade de controlar, gerenciar e refinar processos internos e, além disso, reduz as despesas com mão de obra. Assim sendo, o gestor tem a chance de conhecer profundamente cada atividade realizada e ter um controle maior do que ocorre no ambiente corporativo e, dessa forma, exercer seu papel de maneira mais eficiente.

De fato, organizações de qualquer porte podem e devem adotar a automação comercial. No entanto, a ferramenta traz inúmeros benefícios, especialmente para os negócios ligados ao varejo.

Qual a importância da automação comercial

A verdade é que, mais do que a melhoria dos processos internos, que já foi dita neste artigo, a automação comercial também colabora com a redução de erros humanos em tarefas simples, como:

  • falhas em cálculos;
  • atualização de planilhas;
  • digitação, entre outras.

Isso concede à instituição a garantia de que os dados estão corretos e, assim sendo, o colaborador aumenta sua produtividade.

Outra área diretamente impactada de forma positiva pela automação comercial é a de vendas. Isso porque os vendedores conseguem atender melhor os clientes, com o repasse de informações corretas e com acesso mais fácil e rápido aos dados.

Por outro lado, para o gestor, as vantagens estão ligadas ao fato de que têm um controle mais adequado de algumas atividades, como a jornada de trabalho dos funcionários. Um exemplo interessante é que o próprio Governo Federal trabalha com softwares de automação comercial, como para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Quais os 4 principais motivos para investir em automação comercial

Já ficou claro que a automação comercial traz vantagens para o controle de atividades, para processos internos e para algumas tarefas específicas. Contudo, outros motivos para investir nessa solução merecem destaque. Acompanhe os 4 principais a seguir!

1. Redução de despesas

Diminuir custos é uma preocupação recorrente de todos os empresários. Isso se deve a um fato muito simples e óbvio: quanto menos o empreendimento gasta, maior será a sua margem de lucro. Nesse sentido, atuar com orientação para controle e redução de despesas é essencial para que o balanço financeiro da marca seja cada vez mais positivo.

Mas, onde entra a automação comercial nesse aspecto? Ela ajuda na contenção de custos, visto que torna os processos mais eficientes e, dessa forma, evita falhas que causam prejuízos.

Vale ressaltar que não é preciso alocar muitos recursos para implantar a automação comercial. Quando você leva em consideração o ROI (Retorno sobre o Investimento), essa aposta torna-se ainda mais favorável, especialmente se você ponderar sobre a economia que o uso dessa solução vai proporcionar para a empresa.

2. Decisões mais acertadas

Outro motivo para você adotar a automação comercial em seu negócio está ligado a uma gestão dos processos mais eficiente, devido à segurança dos dados. É isso o que ajuda o gestor a tomar decisões mais acertadas — dados confiáveis.

Outra vantagem para a tomada de decisão é a possibilidade de integração entre as áreas e os sistemas, o que viabiliza a centralização de informações em apenas um software de gestão. Dessa forma, o controle sobre toda a operação da empresa torna-se mais descomplicado e eficiente.

Nesse sentido, fica mais fácil identificar as demandas e atendê-las (seja dos próprios colaboradores ou de clientes), por conta da velocidade que as informações são geradas, graças à automação comercial. Assim sendo, todas as solicitações são recebidas e atendidas de forma eficaz.

3. Retenção de clientes

É uma experiência bem mais agradável você ir a um supermercado em que não há uma fila gigante para pegar o pão que acabou de sair da padaria, ou então quando o pagamento no caixa é bem mais rápido do que você imagina, certo?

Quando fazemos o exercício da empatia, ou seja, quando nos colocamos no lugar de nossos clientes, é fácil perceber que a automação comercial faz toda a diferença em qualquer tipo de estabelecimento.

Além disso, acontece uma reação em cadeia: com toda a operação automatizada, sua equipe terá mais tempo para se dedicar ao atendimento dos usuários, melhorar cada vez mais sua experiência de compra e, por sua vez, aumentar a fidelização de clientes

4. Aumento das vendas

Compreender o que o seu público-alvo necessita é o primeiro passo para melhorar o resultado das vendas. Nesse mesmo sentido, com a automação comercial, torna-se possível medir e avaliar o desempenho e a lucratividade de todo o seu processo de vendas e, o que é melhor, em tempo real.

Com essa percepção e com essa análise em mãos, existem inúmeras possibilidades de adotar ações promocionais coerentes com o objetivo de alavancar o giro de produtos e, dessa forma, melhorar o desempenho dos vendedores.

Por fim, a automação comercial traz diversas vantagens para as empresas de todos os portes, o que permite que o gestor tome decisões mais acertadas, devido a uma melhor acessibilidade aos dados e à visão ampla do negócio proporcionada por essa solução. Por meio do uso dela, todos os dados de clientes, financeiros e administrativos, por exemplo, ficam integrados. Assim, identifica-se a necessidade de fazer investimentos na implementação de ideias inovadoras.

Se você gostou deste artigo sobre automação comercial, saiba também como os chatbots podem ser utilizados para o Help Desk!