Carregando...
Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria

Conheça o poder do trabalho remoto para a sua empresa

Qual gestor não deseja aumentar a produtividade da equipe e reduzir custos, não é mesmo? Inclusive, diversas empresas estão investindo em algumas maneiras, como investir em treinamentos e tecnologia. Uma das medidas que tem se mostrado mais eficaz nos últimos anos é o trabalho remoto.

No também chamado de home office, os trabalhadores podem fazer todo o trabalho de casa, seja em apenas alguns dias da semana ou em tempo integral. Ficou interessado? Então veja quais os benefícios de se adotar esse modelo na sua empresa. Continue a leitura para saber mais!

Flexibiliza o horário e o local de trabalho

Uma das principais características do trabalho remoto é a flexibilidade de horários e locais. Os colaboradores podem começar a trabalhar num momento em que for mais produtivo, conciliando a jornada com outras tarefas domésticas e a rotina pessoal.

Esse tem sido um grande atrativo para profissionais que desejam ter mais equilíbrio entre os lados profissional e pessoal. Assim, muitos acabam vendo o home office como um benefício, o que ajuda na atração e retenção de pessoas. Os colaboradores podem até trabalhar fora de casa, quebrando a monotonia dos ambientes corporativos.

Aumenta a produtividade dos colaboradores

Com um trabalho mais flexível e no conforto do lar, os colaboradores acabam sendo bem mais produtivos. A liberdade no ambiente proporciona mais tranquilidade para realizar as atividades, ajudando a aumentando a concentração e a capacidade de tomar decisões.

Além disso, trabalhar em casa retira algumas das principais distrações dos escritórios, como conversas desnecessárias, abstrações ou intrigas internas. Os colaboradores ficam mais focados e não participam de conflitos que afetam o rendimento.

Possibilita um maior aprendizado e atualização

Pode parecer estranho, mas basta entender que com um maior foco na realização das tarefas, sobra mais tempo para se concentrar no aprendizado. Inclusive, o home office é o modelo preferido por pessoas que conciliam o trabalho com os estudos.

Para eles, é bem melhor não perder tempo com o deslocamento para o local de trabalho. Tempo este, que pode ser aproveitado para fazer um curso de língua estrangeira ou uma especialização. A empresa só tem a ganhar ao poder contar com profissionais bem mais capacitados.

Oferece mais satisfação e equilíbrio pessoal

A essa altura, não é difícil entender que profissionais mais produtivos, capacitados e que podem conciliar melhor a vida profissional e a pessoal fiquem mais satisfeitos. E por sua vez, colaboradores mais satisfeitos são ainda mais produtivos, capazes e dinâmicos!

Dessa forma, o home office contribui para deixar as pessoas mais motivadas e comprometidas com os resultados do trabalho. Mas, para isso, a própria empresa precisa oferecer os meios necessários para a otimização da rotina deles e a integração com a equipe.

Otimiza as reuniões entre os gestores e a equipe

Se você conseguiu compreender os benefícios até aqui, ainda pode ficar com um pé atrás em um ponto específico. De fato, muitos gestores se mantêm receosos com o trabalho remoto no que diz respeito à integração entre a equipe. Realmente, esse pode ser um fator a ser superado, mas que pode ser facilmente resolvido com ajuda da tecnologia.

Por meio de softwares e aplicativos de vídeo e teleconferência, é possível reunir os colaboradores, mesmo que a grandes distâncias. E é aí que reside mais um ponto a favor: chega de reuniões intermináveis!

O home office otimiza o tempo gasto com conversas desnecessárias e até a dificuldade em reunir as pessoas num local. É só imaginar o tempo que se leva para encontrar uma sala disponível ou esperar que todos se encontrem.

Simplifica a relação de atendimento aos clientes

Os colaboradores que precisam lidar diretamente com os clientes, sempre tiveram que conciliar uma rotina de trabalho interna e externa, mesmo em atividades de Service e Help Desk.

O home office ajuda a simplificar a relação com o cliente, flexibilizando a maneira e o horário que é feito o atendimento. Ao mesmo tempo, não impede que esse trabalho prejudique outras atividades relativas ao funcionamento interno da empresa.

Reduz custos com a manutenção do colaborador

Água e energia elétrica, espaço físico e infraestrutura, computadores e outros equipamentos, alimentação e materiais de escritório são apenas algumas das economias geradas com o trabalho remoto. Afinal, são poupados todos os gastos relacionados com a manutenção do colaborador na empresa.

No entanto, a própria otimização do trabalho dele e aumento na produtividade também representam uma redução significativa nos custos finais, pois se produz mais com menos.

Gera melhores resultados de modo geral

Tudo que falamos até agora, de uma forma ou de outra, se reflete nos resultados gerais da empresa. O trabalho remoto possibilita um maior rendimento dos negócios como um todo.

A verdade é que num mundo tecnológico e globalizado, essa pode ser uma alternativa a algumas questões, como o aumento da qualidade de vida, que se tornaram urgentes nos meios corporativos.

Se mesmo depois de apontarmos todos esses benefícios você ainda não se convenceu, por acreditar ser difícil manter os trabalhadores integrados à empresa, calma que mostraremos como é possível.

Existem diversas novas tecnologias que permitem a comunicação e a coordenação das equipes. Por exemplo, já mencionamos o quanto as ferramentas de vídeo e teleconferência facilitam a realização de reuniões.

Porém, o que dizer em relação ao gerenciamento de tarefas? Pois bem, existem softwares específicos para a gestão integrada de atividades, que se aplicam perfeitamente ao home office. São plataformas simples, com custo acessível e de fácil utilização, que se adaptam ao dia a dia do negócio.

Com eles, todas as tarefas, como os atendimentos ao cliente, podem ser gerenciadas remotamente, com todas as informações atualizadas em tempo real. Um software de gestão permite uma maior interação entre os colaboradores e sem os conflitos que podem ser gerados com a convivência pessoal.

Enfim, com a disponibilidade de uma solução como essa, não há mais desculpas para não testar o modelo de trabalho remoto na sua empresa. Afinal, quem não quer agregar mais produtividade, com menos custos e colaboradores mais satisfeitos?

Gostou de saber mais sobre o trabalho remoto? Que tal aprender um pouco mais sobre como melhorar os processos da sua empresa? Acesse nosso artigo e entenda como a transformação digital impacta no atendimento ao cliente. Boa leitura!