Impacto da tecnologia nas empresas para melhorar Gestão de Atendimento
Em geral, sabemos que o objetivo central de qualquer marca no mercado, é gerar competitividade. Contudo, para que isso se torne totalmente possível, é necessário otimizar e desenvolver nossos recursos internos, a fim de prestarmos serviços de valor ao nosso público.
E nesse quesito, podemos perceber a devida importância da implementação da tecnologia nos processos de atendimento, uma vez que tende a estreitar um relacionamento entre cliente e empresa, e o melhor de tudo, de forma segura, prática e otimizada.
Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
A otimização da tecnologia no atendimento ao cliente
Em geral, podemos perceber que o avanço tecnológico — bem como suas ferramentas, dispositivos e aplicações mais modernas — trouxe impactos altamente sensíveis na forma em que as pessoas tendem a se relacionar com empresas. Antes da transformação digital se sobrepor no mercado, podíamos perceber que o foco das organizações não eram os clientes.
Uma prova disso era o bombardeio frenético de anúncios e outdoors de produtos e serviços que, na maior parte das vezes, não correspondia às demandas e necessidades das pessoas.
Nos contextos atuais, os anúncios que são oferecidos ao público tendem a ser muito mais inteligentes e estratégicos, uma vez que estão alinhados de acordo com os padrões de consumo dessas pessoas. Além disso, as empresas passaram a perceber que o foco não está em medir esforços para qualificar os produtos de forma prioritária, mas sim centrar toda a sua atenção na experiência do cliente.
Ou seja, a transformação digital não chegou apenas para modernizar os processos de atendimento, mas também para oferecer uma drástica mudança de mentalidade. Logo, percebemos que hoje em dia o cliente possui a informação no bolso, podendo acessar as informações sempre que quiser.
O impacto da tecnologia na Gestão de Atendimento
Baseado na mudança de cenário que a tecnologia proporcionou no relacionamento entre clientes e empresas, não fica difícil perceber os incríveis impactos gerados dessa aquisição. Vamos conferir alguns processos interessantes abaixo:
1. Realidade Virtual
Com o desenvolvimento da realidade virtual atrelada ao atendimento aos clientes, podemos perceber que essa tecnologia tem sido uma excelente aliada. Isso porque agora o cliente não precisa ir até a empresa pessoalmente para ver e experimentar um produto ou serviço.
Através da realidade virtual, é possível que o cliente tenha uma excelente experiência unicamente pela tela do seu celular ou computador, com todos os elementos que ele teria estando presencialmente no local. Esse processo não apenas otimiza a gestão de atendimento — fazendo com que as atividades aumentem — mas também oferece conforto, segurança e comodidade ao público, que é basicamente o que as empresas devem prezar.
2. Computação em nuvem
Através da computação em nuvem, os colaboradores, gestores e sócios não precisam estar fisicamente na empresa para conduzirem atividades de atendimento. Elas podem muito bem ser feitas de forma remota, como é o caso do famoso home office. Isso ocorre graças à cloud computing.
Todos os dados da corporação ficam centralizados na nuvem (em um espaço online), permitindo que os colaboradores acessem informações e dados importantes para conduzirem suas atividades de atendimento de qualquer lugar que estiverem — bastando apenas um celular ou computador com conexão à internet.
Conclusão
Conforme vimos, a tecnologia tornou o processo de atendimento muito mais orgânico, otimizado e estratégico, uma vez que tende a ser direcionado para as pessoas certas, e além de tudo, promove comodidade aos clientes de não precisarem enfrentar trânsito e filas de espera para serem atendidos. Agora, o atendimento pode ser realizado de forma totalmente online.
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