O novo normal mudou as relações de trabalho. Você está preparado?
A crise instaurada pela pandemia da COVID-19 forçou empresas de todo o mundo a reavaliar aspectos de seu trabalho, força de trabalho e local de trabalho. Mas nem só de novos riscos se fez este período: também surgiram novas oportunidades. De fato, o nascimento de novas organizações quase dobrou nos Estados Unidos, por exemplo, em comparação aos níveis anteriores à pandemia, segundo aponta um estudo recente da McKinsey.
Mas o mais importante disso tudo foram as mudanças, ou a necessidade delas. A pesquisa pontua que até mesmo as maiores empresas globais precisaram rever suas estratégias, formatos e status quo, passando a atuar de formas diferentes.
Isso, segundo a consultoria, criou condições maduras para mudanças em grande escala, direcionando investimentos de capital financeiro e humano para iniciativas novas ou reinventadas com foco em melhorar a experiência dos funcionários, aumentar a produtividade e melhorar a competitividade.
Essas iniciativas, segundo a McKinsey, se enquadram em três grandes áreas:
- Encontrar um significado mais profundo no trabalho. Neste ponto, trata-se de trabalhar as expectativas dos colaboradores em relação ao mercado atual, às condições impostas pela pandemia e os formatos de trabalho. Desde o alto escalão até a linha de frente, os anseios são cada vez mais focados em algo que traga significado, que gere valor real à vida, muito mais do que algo que somente pague um salário.
Conforme a pesquisa, quase dois terços dos funcionários sediados nos EUA afirmam que a COVID-19 os fez refletir sobre seu propósito de vida e quase a metade disse que está reconsiderando o tipo de trabalho que faz por causa da pandemia.
Para as empresas, a hora é de também pensar em seus propósitos e em como estes se manifestam no dia-a-dia, engajando as equipes nisto. De acordo com a consultoria, as organizações que estabelecerem um vínculo claro entre o que fazem e por que existem provavelmente obterão uma vantagem competitiva na retenção de funcionários e clientes.
- Colocar a força de trabalho em primeiro lugar. No mercado atual, as organizações estão descobrindo que o capital humano é mais escasso do que o capital financeiro. O mercado de talentos não apenas se recuperou, mas agora está intensamente aquecido, à medida que as organizações competem pelos melhores talentos e podem contratá-los em qualquer lugar – não é mais necessário estar na sede ou nas unidades físicas da empresa para trabalhar para ela.
Os colaboradores agora esperam muito mais de seus empregadores e se engajarão ou se desligarão, dependendo de como suas necessidades sejam atendidas. O fundamental agora é fornecer uma boa experiência às pessoas, permitindo que seu trabalho seja significativo e que esteja de acordo com seus valores.
Uma pesquisa recente da consultoria, por exemplo, mostra que as organizações podem alcançar uma melhoria de 55% no engajamento dos funcionários atendendo à necessidade de reconhecimento do trabalho por meios não financeiros. Também foi observada uma melhoria de 49% no engajamento dos funcionários, alinhando os valores organizacionais com o propósito individual.
- Fazer do local de trabalho um veículo para os valores pessoais. A McKinsey afirma que, depois de reimaginar o trabalho a ser feito e colocar as pessoas em primeiro lugar, as organizações devem fechar o ciclo apoiando as necessidades de seus funcionários. Uma visão clara do modelo de trabalho - seja híbrido, presencial ou remoto - é essencial, mas os empregadores também devem reconhecer que a clareza por si só não é suficiente. Depois de um experimento ao vivo em trabalho remoto, os funcionários estão ansiando por mais flexibilidade e muitos precisarão de uma explicação convincente para voltar ao trabalho pessoal.
De acordo com o estudo, as organizações que tratam dessas questões abrem as portas para uma melhor experiência dos funcionários, maior lealdade e acesso a maiores pools de talentos.
“O novo local de trabalho, seja qual for a forma que assuma, pode trazer à tona o que há de melhor nos funcionários, fornecendo-lhes o que é melhor para eles. Por sua vez, isso paga dividendos com aumento de produtividade e satisfação do cliente”, afirma o artigo publicado no site da consultoria global.
Pontos importantes para reflexão. Um novo mercado, com novos formatos de trabalho, gestão e relação, se instalou, e não é possível voltar atrás. Ao contrário, as mudanças seguirão evoluindo, e somente as organizações com capacidade para se redefinirem, readequarem, conforme as necessidades e tendências de cada momento sobreviverão.
Confira o artigo da McKinsey na íntegra clicando aqui.
Não basta ser um gênio da tecnologia: na era digital, é preciso entender de negócios e, por que não, ter um bom assessoramento jurídico. Este é o pano de fundo da trama que conta a história de Carsten, um jovem designer e produtor de eventos alemão, e Juri, um hacker húngaro, e sua invenção, lá no início da década de 90: um projeto para mapeamento digital do mundo, patrocinado pelo governo alemão.
O projeto, bem recebido na época, não teve grandes repercussões financeiras para os dois inventores. Porém, em 2001, a gigante Google lança o Google Earth, usando os mesmo algoritmos criados por Juri... E é aí que a trama fica quente! Tentativas de acordo, batalhas judiciais e uma disputa acirradíssima entram em cena, mas não vamos dar spoiler: confira você mesmo os 4 episódios da mini série no Netflix. Imperdível!
Você certamente já ouviu algum comentário sobre a má fama dos biscoitos e bolachas. É bem verdade que em excesso eles podem trazer riscos à saúde e à boa forma. Mas nem por isso são vilões!
É possível, sim, incluir estes lanches saborosos na dieta sem se sabotar. Basta preferir opções saudáveis, como os integrais, que oferecem benefícios como combate ao diabetes, às doenças cardiovasculares e à constipação intestinal, já que são ricos em fibras.
Por outro lado, fuja dos recheados, que são cheios de gordura hidrogenada, um dos principais inimigos da saúde do coração.
Faça boas escolhas e curta seu biscoitinho sem culpa!
Aprimore seus conhecimentos no Qualitor Academy
A Qualitor Academy, nosso portal de capacitação EAD, traz uma série de cursos para você aprimorar seus conhecimentos no uso de nossa plataforma de gestão de atendimento, serviços e processos de negócio. Confira algumas opções:
Melhorias Portal Atendente - Qualitor 8.20: conheça as principais evoluções relacionadas ao Portal do Atendente no Qualitor versão 8.20, incluindo algumas comparações entre a versão 8.10.09 e a nova versão. Mais facilidade e recursos para o atendimento!
Apresentação Portal Qualitor Solicitante 8.20: confira em detalhes todas as principais funcionalidades e recursos do Portal Qualitor Solicitante, conhecendo as novidades da versão 8.20 e entendendo como podem auxiliar no avanço de seus processos de atendimento.
Integrações Qualitor - Conceitos e Utilização: apresenta as possíveis integrações que podem ser implementadas no Qualitor, através de integrações ativas e/ou passivas.
Lei Geral de Proteção de Dados & Qualitor: com o início das sanções aplicáveis pela LGPD, conhecimento nesta área é fundamental. Nosso curso aborda conteúdos conceituais e práticos, além de detalhar os recursos que o Qualitor possui para ajudar no gerenciamento da LGPD dentro das empresas dos mais diversos setores.
E tem ainda os webinars disponíveis no Qualitor Academy. No último deles, falamos sobre o uso do QM2 na prática, abordando o lançamento da nova versão do Qualitor Mobile, mas além dele há muito mais, que você pode acessar aqui!
Você sabia que o número de vagas no modelo home office aumentou em torno de 85% no Brasil em 2021? É o que indica um estudo do InfoJobs, segundo o qual este movimento não deve regredir no pós-pandemia: mesmo com a vacinação em expansão e a possibilidade de retorno às atividades presenciais, os modelos remotos deverão seguir como oportunidade em muitas empresas, com destaque para setores como tecnologia e agronegócio.
Isso, segundo a pesquisa, se dá em muito pela facilidade que o trabalho remoto cria de contratação em regiões diversas: onde estiver o talento, lá estará a vaga.
A Qualitorconvida profissionais com o perfil de atender bem para fazer parte do nosso time!
Temos duas vagas em aberto para Programador Backend e Frontend, ambas para home office. Veja os requisitos:
Desenvolvedor Backend Pleno
Conhecimento necessário:
Javascript server-side (NodeJS)
Bancos de dados SQL e NoSQL (MySQL, MongoDB)
Desenvolvimento e manutenção de APIs RESTful/RPC
Diferenciais:
Typescript (NestJS)
Microsserviços
RabbitMQ
JestJS
Docker
Kubernetes
Desenvolvedor Frontend Júnior
Conhecimento necessário:
HTML
CSS
Javascript
VueJS
Consumo de APIs RESTful
Noções de design/UX
Diferenciais
Vue3
Vite
Tailwind
Typescript
JestJS
Interessou? Mande seu CV para: recrutamento@qualitor.com.br