Quatro erros que você está cometendo nos seus processos
Sendo um dos principais elementos que constroem o relacionamento do cliente com a empresa, o atendimento é um dos meios mais importantes de fidelizar e reter clientes. É por esse setor que um cliente satisfeito pode ser fidelizado ou um insatisfeito pode nunca mais consumir algo da empresa.
Se na empresa em que você atua a segunda opção é mais frequente, provavelmente existe algum erro grave nos processos. Para auxiliar a identificar problemas e solucioná-los, preparamos uma lista com 4 erros que você pode estar cometendo no atendimento!
Que erros são esses?
Com clientes cada vez mais exigentes, entregar um atendimento focado em solucionar problemas e entregar uma boa experiência é de suma importância para o sucesso de uma empresa. Se isso não está sendo alcançado, provavelmente um desses erros está acontecendo:
- Ter poucos canais de comunicação
O atendimento ao cliente não se baseia apenas em contato por e-mail e telefone, é preciso estar onde os seus clientes se fazem presentes. Após estudar o perfil do cliente e entender suas necessidades e expectativas, os canais de comunicação devem ser baseados nos locais que fazem sentido para eles.
Depois que se reconhece isso, a solução está em implementar diversas opções para que ele possa se comunicar com a empresa como o WhatsApp, Telegram, chatbots, Instagram e diversos outros meios.
- Não centralizar o cliente na estratégia
O cliente deve ser o centro da estratégia de atendimento, direcionando todas as ações nele e em suas experiências. Com as informações coletadas no estudo de perfil do cliente, além de estar presente nos melhores canais de comunicação para ele, é ainda preciso estruturar um atendimento personalizado.
É necessário atender pensando em solucionar o problema do consumidor da melhor forma possível, enquanto reforça uma comunicação onde ele se sinta especial e valorizado pela empresa.
- Não realizar ações de pós-venda
Pensar em estratégias de pós-venda também se fazem importantes, o cliente não pode ser esquecido depois que o atendimento termina, já que isso pode ocasionar na perda desses mesmos clientes no futuro.
Realizar o pós-venda se faz extremamente importante na jornada do cliente, onde o time de atendimento deve continuar oferecendo um apoio mesmo após um atendimento de sucesso, garantindo a sua satisfação completa.
- Não utilizar soluções tecnológicas
A tecnologia está presente para solucionar problemas em vários departamentos de uma organização. Não se aproveitar delas, faz com que os processos fiquem defasados e não possam evoluir.
Com as soluções provenientes da tecnologia, é possível otimizar tarefas, automatizar algumas demandas e obter métricas de desempenho que irão facilitar a criação de estratégias com base nos erros e acertos.
Dessa forma, a equipe de atendimento consegue ter um melhor norte, aplicando melhorias com base em informações concretas.
É necessário aprimorar e transformar esses erros em acertos!
Garantir processos de atendimento com qualidade é de fato um desafio, mas é importante observar quais são os erros cometidos de modo a aprender com eles e traçar novos planos para corrigi-los.
Como resultado, se garantem conhecimentos e experiências valiosas que podem ser disseminados entre todo o time de atendimento para aprimorar todas as melhorias possíveis e entregar um atendimento que gera satisfação nos clientes da organização.
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