Uso de chatbots: 5 dicas de como usar no atendimento ao cliente
A trajetória do marketing passou por profundas transformações ao longo dos anos. Na era da Revolução Industrial, o foco absoluto era no produto e seus benefícios tangíveis. Porém, com o tempo, hoje uma popularização dos recursos produtivos, o que nos levou a um aumento da concorrência e, por consequência, a necessidade de estabelecer outros diferenciais. Hoje, vivemos em um momento em que as empresas só sobrevivem se colocarem o consumidor no centro da estratégia. E isso depende, invariavelmente, de um bom atendimento. Confira algumas dicas para usar os chatbots no atendimento ao cliente.
Por que usar os chatbots para melhorar o atendimento ao cliente?
Acredite se quiser, mas algumas empresas ainda são resistentes a essa ferramenta. Há algum tempo, os famosos “robôs” para interação com o cliente ainda eram bastante artificiais. As limitações tecnológicas geravam uma série de problemas técnicos, como falhas na programação das respostas, por exemplo.
No entanto, hoje em dia, os chatbots já evoluíram muito. Eles trazem agilidade para o seu atendimento, possibilitam a disponibilidade 24/7 ao cliente e auxiliam significativamente na otimização do tempo. Já temos um artigo aqui em nosso blog nos aprofundando nas vantagens dessa ferramenta. Confira aqui!
Integre o chatbot ao CRM
A primeira dica para usar o chatbot no atendimento ao cliente é integrá-lo ao seu CRM. Assim, o banco de dados sobre os seus consumidores - existentes ou em potencial - poderão ser atualizados em tempo real com as informações coletadas pelo sistema durante a conversa. Para colocar o cliente no centro da sua estratégia, é imprescindível conhecê-lo! A partir daí, você saberá qual a abordagem mais assertiva para aumentar as suas conversões.
Humanize ao máximo o seu bot
Atualmente, as pessoas estão mais acostumadas a interagirem com inteligência artificial. O sucesso de vendas da Alexa está aí para comprovar essa tese! Porém, isso só aconteceu conforme essa tecnologia foi se tornando mais humanizada. Você já conversou com um bot em um site e, de repente, até se esqueceu de que não tinha uma pessoa de verdade do outro lado? Quando isso acontece, a missão é cumprida com sucesso!
Para humanizar o chatbot, o segredo é programá-lo priorizando a personalização de cada atendimento. Hoje em dia, é possível até que o robô reproduza gírias e ditos populares da região em que a empresa está inserida! Isso tudo possibilita uma comunicação mais fluida e que deixa o cliente confortável.
Atualize o banco de respostas
É fundamental que o chatbot sempre responda os clientes com base em informações válidas no momento. Por isso, certifique-se de que o banco de dados seja constantemente atualizado, para evitar qualquer falha de comunicação.
Aposte na agilidade
Vivemos um momento em que o tempo é o nosso ativo mais precioso. Para os seus clientes também! Por isso, programe o bot para responder rapidamente, com respostas curtas, objetivas e direto ao ponto. Durante a conversa, insira botões de atalho que possam direcionar a pessoa de acordo com a sua dúvida ou demanda. Para sempre do princípio de que a paciência do consumidor é limitada!
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