<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >> Navegação: Webservices & Integração > Webservices Stateless |
Descrição |
Habilita o uso de webservices no formato Stateless para o Qualitor |
Acesso |
Endpoint Ws Stateless: “/ws/statelessws.php” |
Aplica-se a |
Q810, Q710, Q700 |
Nas versões 7.00 e superiores do Qualitor foi implementado e disponibilizado uma camada intermediária adicional de abstração entre os WebServices atuais do Qualitor com os demais aplicativos que consomem esta camada.
Esta camada é chamada de “Webservices Stateless”, porque, diferente do modelo atual de Webservices que existem uma permanência de sessão ativa (ou seja, modelo atual é o modelo “Stateful”), através desta camada é possível acionar os WebServices do Qualitor sem a necessidade de manter permanência de sessão, pois tanto o processo de “login” quanto os demais processos requisitados são realizados por uma única operação.
Como funciona:
A aplicação pode passar a acionar a camada Stateless, realizando “POSTS” de informações no endereço do Qualitor: “http://servidor/caminho/ws/statelessws.php”. Veja o modelo abaixo:
O exemplo acima demonstra um formulário simples, que realiza um POST para o endereço de Webservice Stateless do Qualitor. Observe que, ao mesmo tempo que estão sendo enviados os dados de “login” também já estão sendo enviados os dados adicionais de Operação a ser executada e o XML de entrada. O código fonte desta página HTML pode ser observado abaixo:
Observando o código HTML acima, podemos entender que a página em questão está realizando um POST ao site onde o Qualitor está instalado no caminho “/ws/statelessws.php”. Realizar este POST contendo os parâmetros “wsdl_file”, “operation”, “user”, “password”, “company”, “input_xml” significa indicar ao Qualitor o seguinte:
wsdl_file: Nome do descritor que possui a operação / método a ser executado
operation: Nome da operação a ser executada
user: Login do usuário a consumir o Webservice
password: Senha do usuário a consumir o Webservice
company: Código da empresa para autenticação deste usuário
input_xml: Se a operação / método exige parâmetros de entrada, são informados neste campo no formato XML conforme os webservices do Qualitor.
O resultado desta execução é obtido no mesmo padrão dos retornos dos Webservices SOAP do Qualitor, em XML, conforme exemplo abaixo:
O principal benefício desta camada intermediária é permitir aos integradores e desenvolvedores que utilizam ferramentas de integração que não permitem utilizar Webservices Stateful (com persistência de sessão durante a sequência de comandos) possam ainda assim utilizar os mecanismos de integração do produto Qualitor.