Ferramentas de tarefas / elementos / etapas

<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >>

Navegação:  Manual de PROCESSO > Novo Processo > Painel de ferramentas para criação e edição do processo >

Ferramentas de tarefas / elementos / etapas

Ferramentas de tarefas / elementos / etapas

As ferramentas para criação de tarefas / elementos / etapas são fundamentais para a construção do processo e são as seguintes:

 

clip0096

 

 

A finalidade dos tipos de tarefas / atividades nas etapas é de facilmente identificar o objetivo daquela etapa dentro do processo.

 

Abaixo segue os ícones com cada tipo de tarefa / atividade:

clip0097 - Tarefa Qualitor

clip0098 - Tarefa Manual

clip0099 - Tarefa Humana

clip0100 - Tarefa Serviço

clip0101 - Tarefa Script

clip0102 - Tarefa Mensagem

 

 

Para utilizar os elementos, deve-se clicar sobre o ícone e arrastá-lo até a área desejada. Outra opção é clicar sobre o ícone e clicar na área desejada para inseri-lo no fluxo de atendimento. É possível também colocar nomes nos elementos / etapas, para isso, deve-se clicar duas vezes sobre o ícone ou com o elemento / etapa selecionado apertar a tecla "F2" do teclado e escrever o nome escolhido.

Estes elementos, mesmo sendo graficamente diferenciadas possuem comportamentos iguais, permanecendo na mesma etapa do processo.

 

 

clip0103 Gateway Inclusivo - este ícone representa um conjunto de atividades que podem ser executadas pelo Qualitor, dependendo de condições pré-estabelecidas pelas informações oriundas da própria instância do processo.

O "Gateway Inclusivo", atua sob o comportamento de “paralelismo condicional”. Isto significa que foram estabelecidas condições que irão determinar se os chamados e ações serão disparadas. Ou seja, ele consiste na execução de atividades e ações diversas, que são disparadas conforme condições definidas nas mesmas.

O posicionamento deste elemento dentro do desenho do processo pode ser visualizado na imagem de exemplo abaixo:

clip0104

 

Clicando com o botão direito sobre o elemento e selecionando as propriedades do mesmo, podemos editar como será o comportamento que o Qualitor irá utilizar na instância do processo ao atingir esta etapa:

 

clip0105

 

Ao editar as propriedades deste elemento, algumas configurações são importantes mencionar:

Na guia "Parâmetro" é possível configurar demandas (por perfil, ou utilizando dados informados manualmente) que irão gerar chamados, incidentes ou requisições de serviços, de acordo com a configuração estabelecida:

clip0106

 

E na guia "Ações", pode-se incluir ações a serem executadas quando o processo atingir este elemento e da mesma forma que as demandas é inserido condição para que esta ação seja executada ao atingir esta etapa:

clip0109

 

 

 

clip0110 Gateway Exclusivo (Decisão)- Este ícone representa um elemento / etapa de “Decisão” do processo, ou seja, uma etapa que pode direcionar o processo entre duas ou mais etapas.

Uma etapa do tipo "Gateway Exclusivo", permite que o usuário, a partir de uma escolha ou de regras que forem contempladas, direcione o processo a uma determinada direção (etapa), excluindo assim outros possíveis caminhos/etapas.

 

Exemplo:

*** PRIMEIRO MOMENTO ***

No exemplo abaixo, ao informar o valor do salário como "R$3.000,00", o processo irá verificar quais regras a resposta do salário contempla:

 

clip0111

 

Este recurso é útil quando uma etapa tem duas ou mais possibilidades como resposta. Neste caso, a resposta dada determinará o rumo que o processo irá seguir

 

 

*** SEGUNDO MOMENTO ***

No Qualitor, escolher entre as opções VÁLIDAS, retornar ou avançar o processo:

clip0112

Caso uma opção INVÁLIDA seja clicada, o Qualitor emitirá uma mensagem de aviso:

clip0113

 

Exemplo 2:

A etapa abaixo pertence ao processo “Avaliação de infraestrutura” e possui 2 caminhos de resposta:

 

clip0114

 

No Qualitor, este exemplo é representado da seguinte forma:

 

clip0115

 

 

 

clip0116 Gateway Paralelo - Este ícone representa um elemento / etapa de “Paralelismo”, permitindo que requisições com objetivos distintos possam ser disparadas em paralelo (ao mesmo tempo) quando o processo atingir esta etapa.

Ou seja, uma determinada etapa do processo em que a requisição pode ficar dependente de N outras ações que são disparadas ao atingir esta etapa, para que depois o processo possa ser seguido.

 

*** Vantagens: ***

Quando o processo alcançar determinada etapa que possua paralelismo, requisições com objetivos distintos poderão ser disparadas ao mesmo tempo.

Neste caso, o avanço do processo estará condicionado ao encerramento de todas as requisições abertas em paralelo.

A utilização deste recurso se faz importante quando não se necessita que uma requisição tenha sido encerrada para então outra requisição possa ser aberta.

 

A seguir, demonstraremos um exemplo onde uma etapa de paralelismo será utilizada.

 

Exemplo:

Processo: Solicitação de Contratação

 

clip0117

 

 

Continuação do exemplo...

clip0118

 

Leitura do exemplo anterior:

No desenho anterior, a “Etapa 1” irá disparar 3 requisições (chamados) ao mesmo tempo.

Após encerradas as requisições, o processo seguirá para as próximas etapas.

clip0119

 

Neste exemplo, a vantagem do paralelismo é que o RH não precisará abrir as três requisições em etapas diferentes do processo (um por etapa) e/ou ainda aguardar que um encerre para poder dar início ao outro. Com o recurso de paralelismo, as 3 requisições podem ser disparadas ao mesmo tempo.

 

No Qualitor, quando é utilizado a etapa de paralelismo para editá-la e fazer a configuração necessária deve-se clicar com o botão direito do mouse em cima da etapa e selecionar a opção "Propriedades":

clip0120

 

Então, na edição desta etapa do processo, na guia “Parâmetro” a opção de comportamento da etapa já estará como “Executar paralelismo de atividades” e será possível adicionar a esta etapa do processo a geração de "Chamados" e "Atendimentos multiempresa" que deverão ser executadas para que o processo siga para a próxima etapa.

Também nesta tela, se for selecionado o parâmetro “Utilizar o solicitante do atendimento principal nos atendimentos abertos” irá permitir que todos os chamados que forem abertos nesta etapa terão o mesmo cliente e contato do chamado na qual o processo está sendo executado:

clip0121

 

 

clip0122 Evento de Término - Este ícone permite duas funções diferentes: “Cancelar” ou “Encerrar” as requisições, sendo que tais possibilidades estarão disponíveis para seleção dependendo da situação que o processo está inserido:

 

1ª SITUAÇÃO: Se o ícone estiver dentro da situação “Aguardando atendimento” indica que o processo da requisição está cancelado.

 

2ª SITUAÇÃO: Se o ícone estiver dentro da situação “Em atendimento” pode indicar também que o processo esta cancelado ou ainda indicar o término do processo da requisição.

 

Deste modo, ao editar uma etapa de evento de término, na guia “Parâmetro” é possível alterar a situação da etapa do processo para cancelado ou encerrado.

A imagem a seguir traz um exemplo do processo com a  situação da etapa como “cancelado”:

clip0123

Dentro de um processo é possível ter vários “términos”, ou seja, várias possibilidades de encerramento deste processo.

 

 

 

clip0124 Evento Sinal - Este ícone representa que durante a evolução do processo quando chegar numa etapa deste tipo, o processo será direcionado para continuar em um outro processo.

Para isso, na guia “Parâmetro” da tela de edição das etapas do processo, deve-se selecionar o processo que será desviada a etapa do processo atual e também indicar a etapa do novo processo que a requisição deverá seguir:

clip0125

 

Exemplo:

Chega ao "Departamento de RH" uma requisição, solicitando a CONTRATAÇÃO DE UM NOVO COLABORADOR.

Solicitações desta natureza poderão necessitar que dois processos estejam associados à requisição.

 

Neste exemplo, 2 processos precisaram ser criados:

clip0126 Processo 1 - “Solicitação de Contratação”:

Este processo direciona o departamentp de RH a todos os procedimentos necessários para o processo de seleção e contratação.

 

clip0127 Processo 2 - “Avaliação de Infraestrutura”:

Tendo sido selecionado o candidato, alguma etapa do “Processo 1” fará um desvio para este processo, que terá como função disponibilizar a estrutura física para a chegada do colaborador.  Poderá ainda este processo também ter uma etapa de sinal que irá retornar este  processo  ao “Processo 1”, para que a requisição siga neste processo.

Por esse motivo, ao requisitar a contratação, o administrador do Qualitor já deve ter previsto as etapas que irão compor cada processo.

 

REQUISIÇÃO: SOLICITAÇÃO DE NOVO COLABORADOR

Ao processar a requisição, automaticamente, ela será direcionada à "etapa 1 do processo 1".

clip0128

Em dado momento do processo, existe uma etapa “sinal” clip0129 que redirecionará o processo para uma etapa pertencente ao “Processo 2”.

clip0130

O desenho acima demonstra a requisição sendo executada pelo RH.

Leitura do exemplo anterior:

A requisição, ao ser aberta, será encaminhada ao “Processo 1 – Solicitação de Contratação” e este, assim que passar pela etapa “Em busca de currículos”, será encaminhado ao “Processo 2 – Avaliação de infraestrutura”, mais precisamente à etapa “Instalar ramal para novo colaborador”.

A requisição, estando no “Processo 2”, ao passar pela etapa “Adequar ambiente para...” que é uma etapa de sinal, será encaminhada à etapa “Entrevista inicial”, presente no “Processo 1” e assim seguirá o processo.

Ou seja, o elemento “Evento Sinal” representa a movimentação entre os processos, quando há necessidade de desviar um processo para uma etapa de um outro processo diferente.

 

 

 

clip0312 Temporizador - Este ícone representa o recurso para suspender o atendimento, ou seja, enquanto a instância do atendimento estiver nessa etapa, sua situação será alterada para “Suspenso”.

Deste modo, quando utilizado como uma etapa do processo, o evento temporizador representa que o processo deverá parar neste ponto e ficará aguardando a reativação deste atendimento.

 

 

 

 

clip0143 Anotação - Este ícone possibilita inserir um comentário que explique, para quem está analisando o processo, o que uma determinada etapa / elemento está indicando que deverá ser realizado ao atingi-la.

O ícone “Anotação” aparece dentro do processo, mas não tem nenhum tipo de atuação. A ligação entre este ícone e a etapa do processo é feita através do ícone “Associação”. Observe o exemplo abaixo:

 

clip0131