Nível de interrupção

<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >>

Navegação:  ITIL GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO > Administração > Menu “Configuração” >

Nível de interrupção

Nível de interrupção

Quando um incidente é aberto para um serviço é porque houve uma interrupção envolvendo o funcionamento normal daquele serviço.

O atendente precisa, portanto, identificar a intensidade da interrupção: se foi total, parcial etc. Nisso consiste o cadastro de níveis de interrupção.

O cadastro de níveis de interrupção é realizado em: “Administração / Configuração / Níveis de interrupção”.

Neste cadastro, os níveis de interrupção são basicamente nomeados.

Administração_FIG53

IMPORTANTE: Níveis de interrupção são informados no momento de criação de incidentes relacionados a serviços ou IC’s e podem definir a prioridade para esses incidentes.

Ao editar um serviço, na guia “SLA”, é possível que a prioridade do serviço seja definida por nível de interrupção”.

Esta opção é útil quando incidentes possuem um nível de interrupção de serviço informado no momento da criação do incidente, pois a prioridade correspondente é definida.

A definição de prioridades por nível de interrupção é possível somente em serviços de negócio.

 

Administração_FIG54

Cada nível de interrupção de serviço pode também ter uma “meta de interrupções” definida. Existe um relatório que demonstra o SLA comparado com a meta de interrupções.

Por exemplo, em um dado período de tempo, este relatório mostra quantas interrupções cada serviço teve e compara essas interrupções com a meta definida.

 

Exemplo: A rede de um serviço de televendas cai e volta a todo instante. Um atendente abre um incidente para falha no serviço. O serviço de televendas é um serviço de negócio que depende que o serviço de rede (tecnologia) esteja OK.

 

Por fim, no que diz respeito à utilização, os níveis de interrupção cadastrados serão demonstrados na tela do incidente:

Administração_FIG55

 

Cabe ao atendente escolher o nível de interrupção que mais se encaixa com o que foi relatado pelo usuário final.

Portanto, o nível de interrupção está relacionado ao incidente gerado, enquanto que a criticidade está relacionada ao serviço.