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Tipos de serviços
Tipos de serviço devem ser definidos antes que os próprios serviços sejam configurados.
Portanto, o cadastro de tipos serve para classificar novos serviços. O administrador é aquele que define os tipos de serviço existentes, em: “Administração/ Configuração/ Tipos de serviços”.
Mais definições essenciais são feitas no tipo de serviço, tais como: prioridade padrão, situação do serviço e tipo de serviço - para definição da natureza de serviços com esse tipo entre serviços voltados ao cliente, serviço de negócio ou serviços de tecnologia.
Esta classificação determinará o comportamento do serviço dentro do Qualitor.
Atualmente, existem 3 diferentes tipos de serviço no Qualitor 8.00.
São eles:
1. Serviço de negócio: são os serviços que movem o negócio de uma empresa.
Exemplo: serviço de televendas, serviço de tradução, serviço de entrega expressa etc.
Um serviço de negócio é o que traz lucro para a empresa, ou seja, o serviço no qual a empresa está engajada.
IMPORTANTE: A abertura de um incidente por SERVIÇO será apenas possível quando este for classificado como SERVIÇO DE NEGÓCIO.
Exemplo:
Conforme podemos observar na imagem anterior, o serviço de negócio para o qual o incidente está sendo criado é o SERVIÇO DE TELEVENDAS.
2. Serviço de tecnologia: São os serviços que colaboram para a existência de um serviço de negócio, ou seja, os serviços de tecnologia dão suporte ou sustentação técnica para a existência de serviços de negócio.
Exemplo: serviço de rede, serviço de e-mail, sistema de faturamento etc.
IMPORTANTE: Segundo o exemplo anterior, para que o serviço de negócio televendas possa funcionar de modo lucrativo, é necessário que o serviço de tecnologia funcione de modo adequado.
Exemplo:
Relação entre “SERVIÇO DE NEGÓCIO” & “SERVIÇO DE TECNOLOGIA”
3. Serviço voltado ao cliente: são os serviços que serão exibidos no Portal do Solicitante.
Exemplo: solicitar equipamento, solicitar mudança de hardware etc.
Portanto, classificar um serviço como pertence ao tipo “voltado ao cliente” é o mesmo que dizer que este serviço estará disponível para uso no Portal do Solicitante.
Existem ícones presentes na tela de tipo de serviço, cuja explicação será apresentada nos próximos capítulos.