<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >> Navegação: Manual de PROCESSO > Propriedades de etapa do Processo > Guia "Parâmetro" > Comportamento: “Executar paralelismo de atividades” |
Comportamento: "Executar paralelismo de atividades"
As etapas criadas no processo do tipo "Gateway Paralelo" quando forem editadas para configuração, terão no campo "Comportamento" a opção "Executar paralelismo de atividades".
Estas etapas são representadas graficamente pelo seguinte ícone:
* Gateway Paralelo:
Paralelismo é um conceito de workflow, onde uma etapa de um processo pode ficar dependente de “N” outras ações, antes que ele possa seguir adiante.
Imagine o seguinte exemplo:
Existe um chamado que trata sobre uma solicitação de uma nova estação de trabalho, cujo processo só poderá sair da etapa “Aguardando infraestrutura” e chegar à etapa “Instalação de estação de trabalho” depois que as seguintes atividades estiverem encerradas:
•Instalação de ponto de rede
•Instalação de cabeamento elétrico
•Montagem do móvel
•Aquisição de cadeira
No entanto, dentro da etapa “Aguardando infraestrutura”, as atividades que devem ser feitas são independentes uma de outra, ou seja, a instalação elétrica não depende da cadeira e assim por diante.
Sendo assim, é possível executar essas atividades em “paralelismo” dentro dessa etapa do processo:
Deste modo, o comportamento "Executar paralelismo de atividades" significa que ao atingir está etapa do processo, a requisição poderá ficar dependente de "N" outras ações, antes que possa seguir adiante o percurso do processo.
Na edição das etapas do tipo "Gateway Paralelo" será possível adicionar chamados e atendimentos multiempresa, conforme pode ser observado na seguinte tela:
Logo abaixo do campo "Comportamento" será exibido o parâmetro “Utilizar o solicitante do atendimento principal nos atendimentos abertos” o qual possibilita que todas as requisições que forem abertas nesta etapa tenham o mesmo cliente e contato da requisição em que o processo está.
Nesta guia, também serão exibidas 2 seções:
•Chamados: Permite configurar requisições a serem abertas, ao atingir esta etapa (que podem ser obrigatórias ou não).
•Atendimentos multiempresa: Permite configurar requisições a serem abertas, em outra empresa, ao atingir esta etapa (que podem ser obrigatórias ou não).
Para adionar chamados ou atendimentos multiempresa deve-se clicar no ícone .
Ao clicar no ícone para adicionar chamados a tela que será exibida tem o seguinte aspecto:
Ao clicar no ícone para adicionar atendimentos multiempresa a tela que será exibida tem o seguinte aspecto:
Por exemplo, se temos um requisição que se trata de uma “Solicitação de Contratação”, o processo só poderá sair da etapa “Em busca de currículos” e seguir para a próxima etapa “Entrevista inicial” depois que as seguintes requisições forem encerradas:
• Receber e unir todos os currículos recebidos;
• Analisar os currículos;
• Selecionar os currículos.
O exemplo a seguir demonstra essa configuração:
Deste modo, ao atingir a etapa que possui o comportamento de paralelismo, o Qualitor irá abrir as requisições configurados automaticamente. Ao realizar esta operação, o processo ficará “parado” nesta etapa, aguardando a conclusão das requisições / atividades obrigatórios para dar continuidade ao processo.
Vale lembrar que quando outra requisição é aberta pelo processo (em função do paralelismo), esta nova requisição também pode possuir um outro processo.
Isso faz com que, a partir de um determinado ponto do processo de vida da requisição, outras requisições / atividades e outros processos podem ser adicionados.
Assim, podemos deixá-los correr em paralelo com a requisição principal ou montar séries para que alguns (obrigatórios) sejam encerrados antes que o processo continue.
Como exemplo, podemos citar uma requisição principal, que ao chegar em uma determinada etapa, gera 3 sub-requisições diferentes (paralelismo). Cada sub requisição possui o seu próprio processo e ciclo de vida. Ao final das 3 requisições, a requisição principal é encaminhada automaticamente para a próxima etapa do processo.
Abaixo destas seções, existe também o parâmetro: “Manter o último responsável desta etapa, caso já tenha passado por ela”, que possibilita que o último responsável pela etapa em questão seja mantido.