<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >> Navegação: Ferramentas > Monitor de transações SQL |
Descrição |
Permite monitorar as transações SQL que ocorrem entre o Qualitor e o B.D. |
Acesso |
“Administração” -> “Avançado” -> “Diagnóstico” -> “Transações SQL” |
Aplica-se a |
Q810, Q710, Q700 |
O Monitor de transações SQL é um recurso de diagnóstico do Qualitor para permitir identificar problemas sendo enfrentados durante a configuração ou uso do sistema pelos clientes. É um recurso destinado à administradores do produto, consultores e à área de suporte com o objetivo de facilitar o diagnóstico de problemas e agilizar a busca de soluções aos mesmos.
É importante lembrar que este é um recurso de diagnóstico e o mesmo – enquanto ativo – consome mais recursos do sistema causando queda de performance. Deve ser utilizado apenas para fins de diagnóstico, habilitando-o quando necessário e desativando o mesmo ao seu término.
Através deste recurso, é possível monitorar todas as transações SQL que são requisitadas pelo Qualitor ao banco de dados. Ao acessar este recurso, uma tela similar à abaixo é exibida:
“Ativar log” / “Desativar log”: Ao clicar neste botão, você está habilitando (ou desativando) o monitoramento de transações. O Qualitor irá limitar um número máximo de transações por tamanho deste “log”. Ao atingir 300kb, ele irá limpar os registros mais antigos enquanto armazena novos registros.
“Atualizar”: Atualiza os registros, obtendo dados mais recentes.
“Excluir tudo”: Limpa os registros coletados até o momento.
“Exportar”: Permite exportar os resultados obtidos para um arquivo CSV.
Nota: Enquanto o recurso de Monitoramento de Transações estiver habilitado, os logins dos usuários entrando no Qualitor irão exibir uma mensagem informando que – para fins de diagnóstico de problemas – o monitor de transações está ativo e durante este período pode ocorrer uma queda na performance do sistema. Este aviso também têm a finalidade de alertar ao administrador do produto caso o mesmo esqueça de desativar o monitoramento ao término do diagnóstico.