Conexões LDAP

<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >>

Navegação:  ADMINISTRADOR > Administração > Menu “Avançado” > Conexões >

Conexões LDAP

Conexões LDAP

 

Neste item, realiza-se a definição de parâmetros para integração com LDAP para efeito de autenticação. O “Lightweight Directory Access Protocol” (LDAP) é um protocolo para atualizar e pesquisar diretórios rodando sobre TCP/IP.

Um diretório LDAP geralmente segue o modelo X.500, que é uma árvore de nós, cada um consiste em um conjunto de atributos com seus respectivos valores.

Utilizando este recurso de integração, o atendente não precisa informar login e senha para acessar o Qualitor, pois a autenticação é feita automaticamente, no momento em que o atendente faz seu login na rede. Além disso, é possível importar para o Qualitor as informações sobre os atendentes, registradas no LDAP.

Funções de Administração_FIG85_F

 

Para editar as conexões apresentadas, clica-se no ícone “Editar servidorFunções de Administração_FIG86_F Para criar um novo link personalizado, clica-se no botão “Novo”.

Funções de Administração_FIG87_F

 

Para realizar o cadastro de uma conexão LDAP, deve-se preencher os seguintes campos:

Nome: cria-se um nome para a conexão;

Endereço: informa-se o endereço do servidor da empresa. Se o servidor for Active Directory, deve-se informar o domínio interno. Caso o servidor seja OpenLDAP, informa-se o endereço IP do servidor;

Usuário: informa-se o usuário com o qual se faz o login na rede;

Senha: digita-se a senha com a qual se faz o login na rede;

Porta: a porta padrão utilizada é a 389, porém é possível configurar outras portas para serem utilizadas;

Tipo de servidor:

Define-se o tipo de servidor a ser utilizado: Active Directory ou OpenLDAP.

Ao clicar em “Processar”, o sistema preenche automaticamente os campos “Base dn”, “Link” e “Comando”.

 

Além disso, poderá ser configurado os seguintes parâmetros:

Usar conexão segura;

Utilizar valor padrão somente se o campo estiver vazio;

Manter apenas um contato ativo por login de rede;

Transferir os chamados em aberto para o novo cliente / contato;

Efetuar autenticação LDAP para atendente;

Efetuar autenticação LDAP para solicitante.

 

Ao jogar o link gerado em um outro browser, pode-se verificar que o Qualitor será acessado sem que se precise informar usuário e senha. Já o “Comando” pode ser rodado em prompt de comando. A “Base dn” nada mais é do que o ponto (pasta) na árvore do LDAP onde começam a ser mapeados os registros.

No recurso de conexões LDAP, existe uma guia chamada “Gerenciamento de contas”:

clip0269

 

Esta guia permite habilitar o uso do gerenciamento de contas para as conexões LDAP. Isso permite que as funções que são mostradas como disponíveis na mesma tela sejam passíveis de serem utilizadas.

Ao habilitar o gerenciamento de contas para conexões LDAP é necessário informar um usuário e uma senha que tenha privilégios de administrador, ou privilégios suficientes para alterar senhas e demais atributos dos demais usuários do diretório.

“Disponibilizar as funções abaixo”: representa um conjunto de checkboxes que permitem definir quais operações estão sendo liberadas para o gerenciamento de contas:

“Reset de senha do usuário”: Este recurso permite que o sistema possa efetuar um reset da senha do usuário, alterando a senha para uma senha gerada automaticamente ou informada pelo usuário do gerenciamento de contas;

“Desbloqueio de usuário”: para as situações onde a conta do usuário está bloqueada (por tentativas de login, por exemplo), este recurso permite que o usuário realize o desbloqueio de sua conta de rede no diretório LDAP;

“Requisitar troca de senha no próximo login”: também é possível, depois de efetuar a troca de senha para o usuário final, definir que ele precisa alterar a senha senha no próximo login. Este recurso é bastante útil para manter a confidencialidade do seu acesso;

“Ativação do usuário”: se necessário, é possível permitir que usuários desativados sejam ativados através do gerenciamento de contas.