Modelo de distribuição de banco de dados MASTER / SLAVE

<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >>

Navegação:  ADMINISTRADOR > Administração > Menu “Avançado” > Banco de Dados >

Modelo de distribuição de banco de dados MASTER / SLAVE

Modelo de distribuição de banco de dados MASTER / SLAVE

 

Este formato é compatível apenas para SQL Server, uma vez que o Oracle possui o conceito de RAC que permite estabelecer a distribuição de carga de forma mais adequada á sua arquitetura.

 

O modelo de distribuição de banco de dados no formato master / slave permite que sejam configurados bases de dados replicadas entre si, onde o Qualitor permanece conectado à uma base “master”, mas cada usuário que se conecta à ele elege para si um banco de dados “slave”. Este banco de dados é utilizado para fins de distribuição de carga de leitura de informações, que exigem processamento intenso do servidor.

O modelo de distribuição é criado através de bases de dados replicadas (replicação transacional) onde o administrador do Qualitor pode configurar um conjunto de servidores “SLAVES” que são bases de dados replicadas do Qualitor (principal) e atuando em conjunto.

O desenho do layout de conectividade deste modelo pode ser representado conforme abaixo:

clip0103

 

Para estabelecer esta configuração, é necessário realizar a configuração das bases de dados replicadas entre os servidores para distribuição da carga. Uma vez realizado este modelo, o Qualitor pode ser configurado para se comportar neste formato.

Esta replicação também é chamada de distribuição peer-to-peer, nos moldes recomendados pela Microsoft. Abaixo outro modelo de representação da topologia de conexão e distribuição para a aplicação:

clip0101

 

Para realizar esta configuração, o Administrador do Qualitor deve adicionar à conexão atual as conexões adicionais. Os “Slaves” deve ser cadastrados no Qualitor para que as conexões, à medida que vão sendo acionadas (novos usuários entrando no sistema) possam estabelecer para qual servidor SLAVE devem se dirigir a fim de distribuir a carga com o servidor principal:

slave_1