<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >> Navegação: ATENDENTE > Recursos complementares > Menu "Indicadores" > Painel de indicadores |
Painel de indicadores
É no “Painel de Indicadores” que são apresentados todos os indicadores solicitados, conforme filtro de pesquisa.
Este painel possibilita que os eleitos responsáveis possam acompanhar a performance dos indicadores (através dos ícones de cores) bem como inserir valores para estes.
Ao clicar nesta opção do menu pode ser realizada a pesquisa de indicadores através dos diferentes filtros disponíveis para buscar informações sobre o indicador desejado a ser visualizado posteriormente no “Painel de Indicadores”.
✓ Período (campo obrigatório): seleciona-se o período que se deseja buscar os indicadores.
✓ Frequência (campo obrigatório): Na pesquisa do indicador deverá ser selecionada uma dentre as três opções de frequências com que o indicador será apresentado no painel: “diário”, “semanal” ou “mensal”.
Obs.: Sempre que esta tela de pesquisa for acessada este campo por default virá preenchido com a opção “mensal”.
✓ Cliente: se o administrador desejar saber os indicadores de apenas determinados clientes, basta clicar na lupa e realizar a seleção.
✓ Escopo: pode-se selecionar dentre os escopos previamente cadastrados pelo administrador por qual se deseja realizar a pesquisa e a posterior apresentação dos indicadores. Caso nenhum escopo seja selecionado todos os indicadores referentes à frequência e ao período selecionado serão apresentados.
✓ Categoria: é uma reclassificação dentro do escopo, ou seja, é uma sub-divisão dentro da área selecionada.
Como exemplo, na próxima imagem, visualiza-se a parte superior da tela com a seleção dos filtros na pesquisa de indicadores, sendo o seu resultado apresentado na parte inferior da imagem onde demonstra-se o painel de indicadores com suas informações e recursos.
PESQUISA DO INDICADOR
PAINEL DE INDICADORES
O resultado de uma pesquisa de indicadores possibilita visualizar, no painel de indicadores, informações detalhadas sobre os indicadores apresentados resultantes do filtro utilizado na pesquisa. Ao lado do indicador é possível visualizar, além do nome que ele possui, a quantidade de registros realizados para o mesmo.
Visualiza-se também um ícone de lupa junto ao indicador no painel, que quando clicado será apresentada a tela de manutenção/cadastro do indicador. Nesta tela é possível alterar os responsáveis, adicionar informações e determinar os níveis.
Conforme cadastrado no indicador, abaixo do ícone da lupa é possível visualizar o detalhamento e o objetivo do indicador em questão.
De acordo com a opção de frequência selecionada na pesquisa do indicador, é como o formato do painel de indicadores será visualizado. A seguir veja exemplos da visualização dos tipos de seleção:
Somente aparecerão no painel os indicadores que forem cadastrados com a frequência selecionada.
Frequência mensal:
Frequência semanal:
Frequência diária:
No painel de indicadores, clicando-se no ícone os responsáveis poderão alimentar os valores dos indicadores. A tela a ser exibida será a seguinte:
✓ Indicador: indicador para qual o valor será indicado.
✓ Período: indica de quando até quando serão apresentados os valores informados.
✓ Valor: resultado em percentual numérico.
Na guia “Observações” o responsável poderá acrescentar informações pertinentes ao indicador em questão. Já as guias “Ações” e “Causa” serão utilizadas para valores que não estiverem nas conformidades (conforme veremos a seguir).
Após o responsável informar o valor, será mostrado no painel de indicadores o alerta sobre o nível informado, conforme os índices previamente definidos no cadastro de indicadores.
Quando os resultados planejados não são atingidos são efetuadas análises e, onde pertinente, ações corretivas com o propósito de assegurar a conformidade do processo que deverá ser executado.
Para isso clica-se no ícone da não conformidade, na imagem anterior o ícone vermelho serve como exemplo.
A imagem acima apresenta a guia “Ações” onde os responsáveis informarão quais ações serão tomadas para que não ocorra na próxima avaliação uma não conformidade no índice em questão.
Para isso é necessário clicar no botão “Adicionar ação” ou buscar no ícone de lupa uma já cadastrada.
Clicando no botão, a seguinte imagem será apresentada:
✓ Título: o responsável informará o título da ação.
✓ Tipo de ação: os tipos de ações a serem tomadas são cadastradas pelo administrador a pedido dos responsáveis. O tipo de ação pode ser: “Atividade”, “Corretiva”, “Melhoria” etc.
✓ Responsável: o responsável pela ação.
✓ Previsão de término: provável data limite para a ação ser executada.
Após preencher os campos basta clicar em “Processar” ou “Processar e continuar”, caso o responsável deseje cadastrar mais de uma ação.
Na guia “Causa”, próxima imagem, os eleitos responsáveis pelo indicador poderão indicar quais foram as prováveis causas para a não conformidade.
Assim como na guia “Ações”, as causas são cadastradas pelo administrador a pedido dos responsáveis.