<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >> Navegação: ITIL GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO > Administração > Menu “Configuração” > Períodos de manutenção de serviço |
Períodos de manutenção de serviço
Quando um serviço é cadastrado, é possível criar janelas de manutenção dele. Uma “Janela de serviço” consiste na possibilidade ou não de poder interromper serviços em função do “Impacto de Mudanças”.
Disponível em “Administração / Configuração / Períodos de manutenção de serviço”.
O “Calendário de janelas de serviço” permite que seja possível visualizar na forma de calendário, as “Janelas de Bloqueio” e de “Janelas de Mudança” dos serviços cadastrados.
A principal vantagem deste recurso é verificar a disponibilidade para realização de uma mudança em determinado serviço antes de criar tal mudança, cuja criação exige o preenchimento de muitas atividades.
Ao acessar esta opção, basta selecionar o serviço desejado, o mês e o ano que se deseja visualizar. Na imagem a seguir, temos um destaque de um calendário.
O calendário segue a seguinte legenda:
• Azul: indica os períodos em que há janela de manutenção habilitada (pode interromper os serviços).
• Vermelho: indica os períodos de bloqueio (em que não é possivel realizar interrupções nos serviços).