Períodos de manutenção de serviço

<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >>

Navegação:  ITIL GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO > Administração > Menu “Configuração” >

Períodos de manutenção de serviço

Períodos de manutenção de serviço

Quando um serviço é cadastrado, é possível criar janelas de manutenção dele. Uma “Janela de serviço” consiste na  possibilidade ou não de poder interromper serviços em função do “Impacto de Mudanças”.

 

Disponível em “Administração / Configuração / Períodos de manutenção de serviço”.

O “Calendário de janelas de serviço” permite que seja possível visualizar na forma de calendário, as “Janelas de Bloqueio” e de “Janelas de Mudança” dos serviços cadastrados.

Administração_FIG65

A principal vantagem deste recurso é verificar a disponibilidade para realização de uma mudança em determinado serviço antes de criar tal mudança, cuja criação exige o preenchimento de muitas atividades.

Ao acessar esta opção, basta selecionar o serviço desejado, o mês e o ano que se deseja visualizar. Na imagem a seguir, temos um destaque de um calendário.

Administração_FIG66

O calendário segue a seguinte legenda:

•  Azul: indica os períodos em que há janela de manutenção habilitada (pode interromper os serviços).

• Vermelho: indica os períodos de bloqueio (em que não é possivel realizar interrupções nos serviços).