<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >> Navegação: ITIL - GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS > Processos referentes à mudança > Execução de Mudanças > Realizando a liberação |
Realizando a liberação
Conforme citado anteriormente, a liberação pode ocorrer no momento em que a mudança estiver em “Execução”. O processo de liberação consiste inicialmente em acessar a mudança em questão, mais precisamente, a sua guia “Execução” / subguia ”Liberação”.
Todas as liberações a serem realizadas estarão nessa guia.
Posteriormente, edita-se a liberação utilizando o ícone . Desta forma, é possível visualizar o modo como a liberação é controlada. Sendo a liberação controlada por “Mudança”, o processo de liberação consiste em alterar a sua situação de “Programada” para “Liberada”. Se for o caso, a liberação poderá ser “Cancelada”.
Isso significa que no modo de controle “Mudança”, o controle sobre a situação da liberação será feito manualmente.
Se a mudança for controlada por “Chamado Existente”, a liberação estará vinculada a um chamado que já existe. O que irá controlar a situação da liberação, será a situação do chamado que está vinculado.
A mudança controlada por “Novo Chamado” é o modo mais utilizado.
Iniciando a execução da mudança, se o parâmetro “Gerar chamado de liberação automaticamente ao iniciar a execução da mudança” estiver marcado, será gerado um chamado com os dados aqui informados para esta liberação. Se este parâmetro não estiver marcado, a abertura do chamado será feita manualmente (Gerar Chamado). A situação da liberação será a seguinte: enquanto o chamado estiver aberto, a liberação estará como “Programada”.
É possível abrir o chamado sem perfil, conforme o exemplo a seguir:
Também é possível abrir o chamado por perfil, conforme o exemplo a seguir:
Caso a liberação seja de um “Tipo” que exija “Anexo”, a guia “Anexos” estará disponível: