<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >> Navegação: Manual de INTEGRAÇÃO > Autenticação Legada > Visão Geral |
Visão Geral
Por exemplo, o usuário está utilizando a intranet corporativa (portanto, está logado). Na intranet, existe um link de acesso ao Qualitor. Caso o usuário acesse o Qualitor pelo link da intranet, ele será automaticamente autenticado, pois a autenticação feita no acesso a intranet, será transferida para o Qualitor.
A vantagem do uso desse recurso é que, em função do usuário já ter sido autenticado em outra aplicação não será necessário informar novamente o seu “usuário” e “senha” de acesso. Usuários ”de fora” executam através de seus sistemas, funcionalidades no Qualitor. Por exemplo: funcionalidade do Qualitor de abertura de chamado - a autenticação legada torna possível a extração do Qualitor de parte do arquivo que possibilita a abertura de chamados, disponibilizando uma parte do arquivo num servidor web.
Webservice é uma solução utilizada nas funcionalidades definidas no Qualitor para que sejam executados através da webservice. Um exemplo disso é a abertura de chamado do Qualitor. Dentro do Qualitor tem-se encapsulado a estrutura de dados para a abertura de chamados (funcionalidade do Qualitor).
✓Sistema SAP —— desenvolvido em Oracle —— acesso ao banco de dados pelo Oracle.
✓Webservice interpreta os arquivos.
✓Qualitor —— desenvolvido em SQL Server —— acesso ao BD por SQL.
Os arquivos em formato XML contém os dados de cada operação do Qualitor. O formato XML permite a interpretação de dados entre sistemas diferentes, desenvolvidos em plataformas diferentes. Um servidor receberá as informações de entrada e executará os serviços disponibilizados pelo Qualitor. Os serviços disponibilizados pelo Qualitor estarão em arquivos em formato WSDL. O WSDL é o “cardápio” onde estão contidas todas as funções que o webservice possibilita para a execução de comandos no2 Qualitor. Os arquivos de configuração do Webservice são criados no Qualitor com a informação do nome do servidor.
O acesso das conexões webservices pode ser realizado através do menu “Administração / Avançado / Ferramentas / Conexões WebServices”.
A lista de serviços disponíveis pode ser solicitada ao Suporte Técnico.
Geralmente servidores SOAP são implementados utilizando-se servidores HTTP, embora isto não seja uma restrição para funcionamento do protocolo.
As mensagens SOAP são documentos XML que aderem a uma especificação fornecida pelo órgão W3C.
✓ W3C: W3C desenvolve padrões para a criação e a interpretação dos conteúdos para a Web. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente de hardware ou software utilizados, como celulares (em Portugal, telemóvel), PDAs, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da internet.
Para alcançar seus objetivos, a W3C possui diversos comitês que estudam as tecnologias existentes para a apresentação de conteúdo na Internet e criam padrões de recomendação para utilizar essas tecnologias. Com a padronização, os programas conseguem acessar facilmente os códigos e entender onde deve ser aplicado cada conhecimento expresso no documento.
✓ SOAP: originado do acrônimo inglês Simple Object Access Protocol é um protocolo para troca de informações estruturadas em uma plataforma descentralizada e distribuída, utilizando tecnologias baseadas em XML. Sua especificação define um framework que provê maneiras para se construir mensagens que podem trafegar através de diversos protocolos e que foi especificado de forma a ser independente de qualquer modelo de programação ou outra implementação específica. Por não se tratar de um protocolo de acesso a objetos, o acrônimo não é mais utilizado.
O conceito de Autenticação Legada está relacionado com a ideia de que se um usuário já está logado em um sistema “x”, não necessitará informar os dados de autenticação para acessar o Qualitor.