Visão Geral

<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >>

Navegação:  Manual de INTEGRAÇÃO > Autenticação Legada >

Visão Geral

Visão Geral

 

Por exemplo, o usuário está utilizando a intranet corporativa (portanto, está logado). Na intranet, existe um link de acesso ao Qualitor. Caso o usuário acesse o Qualitor pelo link da intranet, ele será automaticamente autenticado, pois a autenticação feita no acesso a intranet, será transferida para o Qualitor.

Autenticação Legada_FIG1

 

A vantagem do uso desse recurso é que, em função do usuário já ter sido autenticado em outra aplicação não será necessário informar novamente o seu  “usuário” e “senha” de acesso. Usuários ”de fora” executam através de seus sistemas, funcionalidades no Qualitor. Por exemplo: funcionalidade do Qualitor de abertura de chamado - a autenticação legada torna possível a extração do Qualitor de parte do arquivo que possibilita a abertura de chamados, disponibilizando uma parte do arquivo num servidor web.

Webservice é uma solução utilizada nas funcionalidades definidas no Qualitor para que sejam executados através da webservice. Um exemplo disso é a abertura de chamado do Qualitor. Dentro do Qualitor tem-se encapsulado a estrutura de dados para a abertura de chamados (funcionalidade do Qualitor).

 

Sistema SAP —— desenvolvido em Oracle —— acesso ao banco de dados pelo Oracle.

Webservice interpreta os arquivos.

Qualitor —— desenvolvido em SQL Server —— acesso ao BD por SQL.

Autenticação Legada_FIG2

 

Os arquivos em formato XML contém os dados de cada operação do Qualitor. O formato XML permite a interpretação de dados entre sistemas diferentes, desenvolvidos em plataformas diferentes. Um servidor receberá as informações de entrada e executará os serviços disponibilizados pelo Qualitor. Os serviços disponibilizados pelo Qualitor estarão em arquivos em formato WSDL. O WSDL é o “cardápio” onde estão contidas todas as funções que o webservice possibilita para a execução de comandos no2 Qualitor. Os arquivos de configuração do Webservice são criados no Qualitor com a informação do nome do servidor.

O acesso das conexões webservices pode ser realizado através do menu “Administração / Avançado / Ferramentas / Conexões WebServices”.

 

 

A lista de serviços disponíveis pode ser solicitada ao Suporte Técnico.

 

 

Geralmente servidores SOAP são implementados utilizando-se servidores HTTP, embora isto não seja uma restrição para funcionamento do protocolo.

As mensagens SOAP são documentos XML que aderem a uma especificação fornecida pelo órgão W3C.

 

W3C: W3C desenvolve padrões para a criação e a interpretação dos conteúdos para a Web. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente de hardware ou software utilizados, como celulares (em Portugal, telemóvel), PDAs, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da internet.

Para alcançar seus objetivos, a W3C possui diversos comitês que estudam as tecnologias existentes para a apresentação de conteúdo na Internet e criam padrões de recomendação para utilizar essas tecnologias. Com a padronização, os programas conseguem acessar facilmente os códigos e entender onde deve ser aplicado cada conhecimento expresso no documento.

 

SOAP: originado do acrônimo inglês Simple Object Access Protocol é um protocolo para troca de informações estruturadas em uma plataforma descentralizada e distribuída, utilizando tecnologias baseadas em XML. Sua especificação define um framework que provê maneiras para se construir mensagens que podem trafegar através de diversos protocolos e que foi especificado de forma a ser independente de qualquer modelo de programação ou outra implementação específica. Por não se tratar de um protocolo de acesso a objetos, o acrônimo não é mais utilizado.

 

 

O conceito de Autenticação Legada está relacionado com a ideia de que se um usuário já está logado em um sistema “x”, não necessitará informar os dados de autenticação para acessar o Qualitor.