<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >> Navegação: Manual de INTEGRAÇÃO > WebServices > Definição > WSDL |
WSDL
IMPORTANTE: Em versões recentes, o Qualitor não requer a geração de WSDL caso seja utilizado um método próprio para descrição dos serviços (ver próximo tópico)
O WSDL (Web Services Definition Language) é uma linguagem baseada em XML utilizada para descrever WebServices. Trata-se de um documento escrito em XML que, além de descrever o serviço, especifica como acessá-lo e quais as operações ou métodos disponíveis.
O WSDL é um arquivo que existe em todo servidor que provê WebServices. Ele é o “cardápio” que mostra para a aplicação que está acessando, quais serviços ela pode utilizar, e como ela pode utilizar estes serviços.
Cada cliente “coloca” o Qualitor em diretórios diferentes, com endereços IP’s e endereços de rede diferentes. Então, os arquivos WSDL são diferentes para cada cliente. Por isso, é necessário que eles sejam “gerados” a cada ATUALIZAÇÃO realizada.
Para gerar os arquivos WSDL de uma instalação do Qualitor, a sequência é a seguinte:
• No menu “Administração / Avançado / Parâmetros Gerais”, na guia “WebServices”, é possível gerar arquivos WDSL.
• Para gerar um arquivo WDSL, digite o nome do servidor (nome de rede pelo qual o servidor é reconhecido internamente, ou externamente). Em seguida, clique no botão “Gerar Arquivos WSDL”, conforme imagem abaixo:
Sempre que o Qualitor for atualizado, a geração de WSDL deve ser feita novamente.