<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >> Navegação: Manual de PROCESSO > Disposições Gerais > Conceitual |
Conceitual
O "Processo" possibilita o mapeamento de todas as etapas por onde uma determinada requisição deverá passar, padronizando assim, o formato e a sequência de um determinado procedimento.
Diversos tipos de “Processos” poderão ser gerenciados pelo Qualitor. Cada qual, por sua vez, conterá uma série de etapas / elementos que deverão ser concluídos para a concretização de um determinado objetivo.
Entre os tipos de processo, pode-se citar como exemplo:
✓ “Processo de um novo funcionário”.
✓ “Processo de uma nova compra de equipamento”.
✓ “Processo de um novo projeto de software”.
Observe o exemplo a seguir:
*** Processo de um novo funcionário ***
Com relação ao exemplo “Processo de um novo funcionário”, poderíamos ter o processo constituído pelas seguintes etapas / elementos:
Exemplo 2:
Com relação ao exemplo “Processo de um novo projeto de software”, poderíamos ter o processo constituído pelas seguintes etapas / elementos:
*** Processo de um novo projeto de software ***
No exemplo, com o “Processo de um novo projeto de software”, poderão ser observados todos as requisições que passaram por este processo. Com isso pode-se identificar, por exemplo, qual o tempo utilizado para cada etapa desse processo (tempo de retenção) ... “quanto tempo ficou em projeto, em documentação etc” ou então, em que estágio (etapa) uma determinada requisição se encontra...
A criação de um processo possibilita o mapeamento de todas as ETAPAS por onde uma determinada requisição necessitará passar, padronizando-se, assim, o formato e a sequência de um determinado processo.
IMPORTANTE:
Existem dois níveis de detalhamento das requisições: SITUAÇÕES e ETAPAS.
MÉTODO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO
1º Passo: Desenhar um fluxograma com todas as ETAPAS possíveis para um determinado processo.
2º Passo: Definir todos os possíveis desvios dentro de cada etapa.
3º Passo: Inserir para o Qualitor o fluxograma desenvolvido.
Este manual abordará o recurso “Processo”, contemplando tópicos referentes aos cenários de administradores, atendentes e usuários finais.