<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >> Navegação: Manual de PROCESSO > Transformando um fluxograma no formato BPM Qualitor > Montar o processo a partir de um desenho de fluxograma |
Montar o processo a partir de um desenho de fluxograma
Outra possibilidade existente para criação do processo é construí-lo na interface gráfica, a partir do esboço de um fluxograma (desenho).
Portanto, nesta situação, o processo do Qualitor é montado a partir de um fluxograma externo. Neste caso, o processo é "transferido" para o Qualitor tendo como base o desenho do fluxograma já criado, ou seja, o processo deve ser todo construído no Qualitor através da interface gráfica, mas se terá como base o desenho que foi feito fora do Qualitor.
Exemplo:
Fluxograma criado fora do Qualitor e que se refere ao processo de “Solicitação de Contratação”.
Depois deverá ser montado o processo no Qualitor, utilizando todas as ferramentas e elementos do processo gráfico, porém tendo com base o desenho do fluxograma.
IMPORTANTE:
Ao criar um processo gráfico a partir de um fluxograma, é recomendável:
✓ Já ter predeterminado os caminhos que as etapas percorrerão.
✓ Já predefinir em quais situações cada etapa do processo será criada.
✓ Saber quais os possíveis desvios e términos que as etapas terão.
✓ Identificar se existe a necessidade de desviar o processo atual para um outro processo.
✓ Prever quais serão as regras de entrada e saída das etapas.
✓ Eleger quem serão as pessoas responsáveis por cada etapa do processo.
✓ Definir a disposição do processo etc.
As imagens seguintes demonstram o fluxograma feito fora do Qualitor e depois o processo já montado no Qualitor com base no fluxograma:
** VISÃO FLUXOGRAMA ** ** VISÃO PROCESSO GRÁFICO DO QUALITOR **