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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Recursos Humanos: Como o Qualitor pode ajudar a área de RH?

Temos certeza de que o nível de satisfação do cliente é uma prioridade na sua empresa. Mas essa mesma preocupação se estende ao cliente interno? Como os seus serviços de Recursos Humanos têm sido estruturados? O atendimento do RH aos colaboradores tem sido satisfatório ou não?

Hoje, você vai descobrir como a Qualitor pode ajudar na área de RH do seu negócio. Confira!

O primeiro cliente que você deve impactar é o de dentro…

Na sede por conquistar novos consumidores e fidelizá-los, muitas empresas se esquecem de que o primeiro público que elas devem encantar é o interno. Se os seus colaboradores não estiverem satisfeitos com o trabalho, com os processos internos, com a forma como a empresa conduz as demandas que eles trazem, isso vai “respingar" em quem está do lado de fora, não existe a menor dúvida disso!

Mas a boa notícia é que o contrário também vale. Isto é, quando você consegue garantir que o seu time seja coeso e acredite verdadeiramente no seu empreendimento, isso vai transparecer nos pontos de contato com o cliente externo, que é quem traz receita para o negócio.

Um dos principais papéis da área de RH, portanto, é gerenciar os colaboradores de modo que o atendimento prestado a eles siga um padrão de excelência.

Como a Qualitor pode ajudar o seu setor de RH?

Quando falamos que o nosso propósito é auxiliar as empresas a melhorarem os seus processos de atendimento, não estamos falando apenas do contato com o público externo. Justamente por reconhecer a importância da imagem que um empreendimento constrói perante os seus colaboradores, entendemos que é necessário dar suporte ao atendimento interno também.

E é nesse ponto que se encontram as nossas soluções para o setor de RH!

Padronização da abertura de chamados

Na gestão de RH, um dos fluxos mais frequentes é a abertura de demandas por parte dos colaboradores. Sem uma estrutura organizada, o mais comum é que esse processo aconteça de diferentes maneiras. Aliás, que ele não siga processo algum!

Algumas demandas chegam ao setor de RH por telefone, outras por e-mail, intranet, painéis de controle e assim por diante. A primeira funcionalidade que a Qualitor oferece, portanto, é a padronização na abertura desses chamados, de modo que eles cheguem por um mesmo canal e fiquem centralizados em um único sistema.

Solicitações informais por e-mail ou telefone podem ser facilmente perdidas ou esquecidas e por isso, são totalmente contraproducentes. A partir da Qualitor, isso vai acabar!

Com o nosso sistema, as demandas ficam devidamente registradas, facilitando o seu gerenciamento.

Classificação de demandas

As demandas que surgem internamente para o RH podem ter variados níveis de urgência. Desde uma denúncia de assédio moral, por exemplo, que precisa ser tratada com a máxima agilidade e cuidado, até uma dúvida sobre férias, que pode esperar.

Além desses níveis, elas também podem ter diferentes naturezas, como é perceptível nesse mesmo exemplo supracitado.

Com o sistema da Qualitor, as demandas do RH podem ser classificadas de acordo com esses critérios de categoria e urgência. Dessa forma, os profissionais do setor conseguem definir um fluxo mais eficiente e lógico para atendê-las, evitando que uma urgência perca o seu tempo hábil de resolução porque eles estavam “presos" em chamados que poderiam esperar.

Além de facilitar esse fluxo de atendimento das demandas, essa classificação também é importante a título de gestão do conhecimento. O setor de RH vai poder gerar relatórios que ajudem a entender de onde os chamados mais estão vindo, de que tipo eles são e, a partir disso, pensar em formas de prevenir determinados problemas.

Por exemplo: se existe uma demanda muito grande de dúvidas “simples", é possível pensar em estratégias mais eficientes de comunicação interna, que deixem os colaboradores mais bem informados. Isso vai evitar que o departamento de RH fique sobrecarregado pelo volume de demandas dessa categoria.

Definição de prazos de atendimento

Imagine a seguinte situação: o colaborador abre um chamado com o RH para esclarecer uma dúvida simples, como o próprio exemplo das suas férias que já foi mencionado acima. Ainda que isso não seja urgente, o que aconteceria se ele demorasse vinte dias para obter essa resposta? Certamente, algum nível de insatisfação se manifestaria.

Com o sistema da Qualitor, é possível estabelecer prazos de atendimento para as diferentes demandas (até mesmo com base nos filtros de classificação, conforme citado acima) e, assim, trazer mais transparência para a relação com os colaboradores.

Além disso, essa definição de prazos também é importante para que eles mesmos possam se organizar. Se um determinado processo tem o prazo de cinco dias úteis para acontecer, o colaborador sabe qual é o seu próprio limite para abrir aquele chamado e ter a solução dentro do período necessário.

É importante que esses prazos sejam divulgados pelo RH, para que toda a empresa esteja ciente deles – e que eles valham para todo mundo, independente do seu nível dentro da hierarquia do empreendimento.

Benefícios da integração entre software de TI e RH

Se você ainda não se convenceu da importância de ter o RH integrado ao software de IT, veja os principais benefícios que essa visão vai trazer para a sua empresa:

  1. 1- Otimização dos recursos utilizados pelo setor de RH no atendimento às diferentes demandas cotidianas;
  2. 2- Maior assertividade na tomada de decisão e na prevenção dos problemas internos mais frequentes;
  3. 3- Melhora no nível de satisfação do seu colaborador, agregando valor à imagem que a empresa constrói internamente;
  4. 4- Aumento da agilidade no atendimento das demandas internas e, consequentemente, mais eficiência nas atividades e processos que acontecem dentro da empresa;
  5. 5- Sensação de segurança dos colaboradores. Quando alguém percebe que o RH da empresa que trabalha é bem estruturado, isso traz uma sensação de maior conforto e amparo, o que também é fundamental para a relação desse profissional com a empresa em que trabalha.

Conte com a Qualitor para tornar o seu setor de RH mais produtivo e reverberar de maneira positiva em todos os outros departamentos da sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais sobre a nossa solução.