5 dicas para melhorar a produtividade nos processos de atendimento
Sem dúvidas, a produtividade de uma empresa conta muito para a sua competitividade no mercado. Afinal, de nada adianta obter ofertas interessantes para o público, se a produção não é está sendo compatível com as metas elaboradas para curto, médio ou a longo prazo.
É necessário obter meios eficientes para otimizar a produção e tornar as equipes de atendimento muito mais qualificadas.
Quer saber como? Então, confira o nosso post e veja 5 dicas práticas para aumentar a produtividade nos processos de atendimento de sua empresa!
1. Capacite seus colaboradores
Com o desenvolvimento da tecnologia no mercado, percebemos o surgimento de diversas ferramentas e estratégias para otimizar processos.
Se você deseja melhorar a produtividade no atendimento, é crucial oferecer capacitação profissional aos colaboradores da área, a fim de que possam desencadear novas habilidades e competências para entregar melhores resultados. Palestras, workshops e cursos são excelentes investimentos.
2. Incentive uma cultura de feedback
Antes de tudo, sabemos que é função da gestão mostrar aos membros de sua equipe as fraquezas e forças. Em outras palavras, é somente mostrando aos funcionários que eles estão indo bem ou não que podem obter mais atenção naquilo que precisa ser reduzido, otimizado ou desenvolvido para obter maior assertividade no atendimento.
Pode ser uma fala, um script mal elaborado, postura de voz, defasagem no próprio sistema de atendimento, entre outros. Lembrando que esse feedback precisa vir tanto da parte da gestão, quanto da parte dos próprios colaboradores. Assim, todos conseguem obter um dado ainda melhor daquilo que precisa ser melhorado.
3. Faça a integração dos canais de atendimento
Em diversas ocasiões, os operadores da área de atendimento tendem a perder bastante tempo em suas atividades, unicamente pela necessidade de acompanhar diversas redes e canais para buscar dados, solicitações ou quaisquer outras informações de clientes ou da própria empresa.
Centralizar esses dados pode ser uma maneira mais estratégica de entregar bons resultados, uma vez que o tempo de atendimento se torna mais fluido, otimizado e mais objetivo. Por esse motivo, invista em ferramentas que ofereçam essa integração, e observe os resultados.
4. Veja o que a concorrência está fazendo
Quando dispomos da estratégia de analisar a concorrência, muita gente tende a confundir a questão do “inspirar” com “plagiar”. O objetivo de analisar a concorrência não está centrado no objetivo de simplesmente copiar o que estão fazendo — especialmente os grandes players de mercado.
A ideia é entender quais processos utilizam para aumentar a produtividade no setor de atendimento e, dessa forma, gerar novos insights para aplicar sequências ainda melhores.
5. Use e abuse da tecnologia
Conforme dito, a tecnologia está em crescimento acelerado no mercado, e através dela, surgem modalidades que podem promover ainda mais qualidade nos serviços de atendimento. Um exemplo a citar disso são as plataformas que oferecem ferramentas completas para o gerenciamento de processos de atendimento e centralização de serviços.
Se o foco do negócio é gerar competitividade, nada mais eficiente do que investir em novas ferramentas, a fim de ultrapassar a concorrência e ganhar destaque no setor.
Para conquistar clientes, devemos priorizar um atendimento eficiente e humanizado, não é mesmo? A tecnologia promove excelentes otimizações nesse sentido, e para que consigamos gerar competitividade no mercado, nada mais estratégico do que aproximar o cliente da marca através de uma plataforma de comunicação completa e com todos os recursos necessários para uma experiência rápida, prática e objetiva.
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