Qualitor e Whatsapp, cada vez mais amigos
Nos dias de hoje, é impossível falar em atendimento ao cliente sem pensar em ferramentas e estratégias ligadas ao WhatsApp. Ele já é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros e, diferentemente do que muita gente pensa, não é o favorito apenas para trocar mensagens nas relações pessoais. Cerca de 80% da nossa população também usa a plataforma para se conectar com marcas.
E é por isso que a Qualitor e o WhatsApp estão cada vez mais amigos e ampliando as funcionalidades para a sua empresa!
Novos recursos na Qualitor
Reconhecendo a importância do WhatsApp como ferramenta de atendimento ao cliente, a Qualitor tem investido cada vez mais na integração com o aplicativo, a fim de trazer novos recursos que possam ser usados pelos nossos clientes.
Notificações e chat com solicitantes
Para manter o relacionamento e o engajamento do cliente com a empresa, entre essas novas funções está o envio de notificações via WhatsApp referente aos eventos relacionados aos chamados previamente programados.
Assim, os solicitantes dos chamados vão receber essas notificações pelo aplicativo de mensagens.
Feedbacks instantâneos
Outro recurso bem interessante diz respeito aos feedbacks. Agora, o solicitante vai receber no WhatsApp a mensagem com a solução para o problema relatado e poderá indicar, instantaneamente, se a sua demanda foi realmente resolvida ou não.
Para o time de atendimento, esses feedbacks vão representar métricas importantes. Afinal, quanto mais retornos positivos, mais a equipe está tendo sucesso em solucionar as dores dos clientes. No entanto, se houver uma alta taxa de feedbacks negativos, é preciso fazer as adequações necessárias no fluxo de atendimento.
Chat de atendentes com solicitantes diretamente via WhatsApp
Temos ainda mais uma novidade que vai melhorar a produtividade do time de atendimento!
Quantas vezes um chamado já não foi aberto por um cliente, mas sem todas as informações necessárias para que o atendente compreenda e resolva o problema dele? Até então, quando isso acontecia, era necessário enviar e-mail ou entrar em contato via ligação para solicitar os detalhes faltantes.
Agora, com as atualizações da nossa plataforma, o atendente vai poder iniciar uma conversa diretamente pela sua interface da Qualitor e, em contrapartida, o cliente vai receber esse contato via WhatsApp. A ideia é que esse processo de captar todas as informações necessárias seja mais ágil e, consequentemente, a resolução da demanda apresentada pelo consumidor, também.
Todas essas novas funções impactam diretamente em algo que, certamente, sua empresa está sempre buscando melhorar: a satisfação do cliente!
Requisitos para utilizar os novos recursos
Como os usuários da Qualitor terão acesso a essas novas funcionalidades? Basta se enquadrar nos requisitos abaixo:
- Qualitor 8.20: a liberação desses recursos faz parte da atualização do Qualitor 8.20, então, é preciso ter acesso a essa versão do nosso sistema;
- Número de WhatsApp: é por ele que os seus clientes vão entrar em contato;
- Templates pré-aprovados pela Meta: vale para o envio de mensagens depois de 24 horas da última interação com o usuário. Nessa circunstância, sua empresa não pode enviar qualquer tipo de mensagem, mas sim a que estiver dentro desses templates pré-aprovados.
WhatsApp Business API
WhatsApp Business API é a plataforma oficial de integração do WhatsApp. Serve para que empresas possam disponibilizar mais de um atendente respondendo às mensagens que chegam pelo mesmo número do WhatsApp Business. Ou seja, não é necessário ter mais de um número diferente para os clientes e, ao mesmo tempo, é possível ter mais de uma pessoa respondendo simultaneamente.
Essa integração pode ser feita de duas formas: diretamente com a Meta ou por meio de um parceiro. E é aqui que a Qualitor entra em cena!
Se você optar por fazer a integração direta, precisa ter a infraestrutura necessária (servidor com Docker), além de se responsabilizar por todo o processo de instalação e manutenção. No entanto, se fizer a integração via partner, não terá esse tipo de preocupação.
Lembrando que a Qualitor trabalha apenas com a plataforma original e oficial da Meta, atuando dentro dos parâmetros estabelecidos por ela.
Qualitor Gupshup
Para que a amizade da Qualitor com o WhatsApp seja cada vez mais frutífera, nós também contamos com grandes parcerias! A Gupshup é nossa parceira de integração com o WhatsApp que tem possibilitado todos esses novos recursos que estamos oferecendo aos nossos clientes.
A Gupshup é uma parceira oficial do WhatsApp Business API, que nos possibilita oferecer o melhor custo/benefício para essa integração. Por meio dessa plataforma, é possível ativar o número do WhatsApp (que pode ser um número de um telefone celular ou fixo, desde que não haja nenhum WhatsApp vinculado a ele).
Importante lembrar que a Meta cobra um pequeno valor por sessões iniciadas pelo cliente e pela empresa no WhatsApp Business API. Com a Gupshup, esse pagamento é feito diretamente pela plataforma, de forma simples e funciona como um pré-pago. Ou seja: a sua empresa paga e é liberado crédito para X mensagens. E esse pagamento pode, inclusive, ser realizado por PIX.
Para essa ativação, é preciso seguir os seguintes requisitos:
- Facebook Business Account verificada, o que evita possíveis fraudes;
- Conta na Gupshup;
- Um número de telefone (celular ou fixo).
Caso o cliente deseje, a Qualitor presta a consultoria de todo esse processo. Ou seja, assumimos toda essa etapa de ativação do WhatsApp, para que você não precise se preocupar com essa parte mais burocrática.
Depois disso, você faz as configurações pela plataforma da Qualitor e já pode potencializar o seu atendimento via WhatsApp.
Lembre-se: um dos grandes segredos do atendimento ao cliente é estar onde o seu consumidor está. Viabilizar o contato via WhatsApp vai facilitar a comunicação entre ele e a sua empresa.
Com a nossa integração e com as novas funcionalidades, você vai agilizar o seu contato com seus clientes e melhorar o relacionamento da empresa com eles!
E se você quiser saber mais sobre toda essa questão da integração e dos novos recursos que a Qualitor está disponibilizando para o atendimento por WhatsApp, temos boas notícias: temos um webinar gravado e publicado no YouTube em que explicamos tudo isso nos mínimos detalhes e esclarecemos as principais dúvidas. Acesse para conferir!