<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >> Navegação: Editor gráfico de processos > Conversão de fluxos |
Quando falamos em conversão de fluxos, significa transformar os fluxos de atendimento atuais no formato 2.0 (chamado de Qualitor BPMN 2.0)
Este processo se é necessário quando o fluxo de atendimento ainda está no formato antigo. Veja o exemplo abaixo:
Ao realizar a atualização do fluxo (este processo deve ser executado manualmente, inicialmente no ambiente de homologação), o Qualitor vai mostrar a alteração no processo. O novo formato que é exibido é chamado de “Tabela de conexões”:
Nesta tabela podemos observar alguns elementos, com uma identificação, como segue:
Evento de início: Este símbolo corresponde ao evento de início. Cada fluxo possui apenas 1 dele, e ele representa onde o processo inicia.
Sequência: Este símbolo representa a conexão entre um elemento e outro. Ou seja, ele representa a ligação que existe entre dois elementos.
Atividade: este símbolo representa uma atividade. É, na linguagem antiga, uma “etapa que mantém o chamado nela”. Significa que é uma atividade onde alguém deve realizar alguma tarefa.
Gateway exclusivo: Representa uma decisão dentro do sistema. Se pensarmos no modelo antigo, é uma atividade sim, porém, é uma atividade de onde partem uma ou mais possibilidades. Por isto, ela é entendida como uma “decisão”.
Gateway paralelo: Representa que várias atividades serão executadas neste momento. No modelo antigo, não tínhamos este formato em um formato tão completo e estruturado como na versão 8.10
Gateway inclusivo: Representa uma decisão sobre a execução de uma ou mais atividades. Este elemento, no Qualitor, representa que uma ou mais ações serão executadas neste momento. As condições sobre a execução das atividades são definidas pelo usuário.
Evento de fim: este símbolo representa o final do processo. Cada fluxo pode possuir um ou mais finais de processo.