Pesquisas Otimizadas

<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >>

Navegação:  BASE DE CONHECIMENTO >

Pesquisas Otimizadas

Pesquisas Otimizadas

 

As pesquisas otimizadas utilizam alguns conceitos das pesquisas inteligentes para melhorar os resultados a serem exibidos quando alguma pesquisa é realizada. É necessário, portanto, que se configure no Qualitor sinônimos, as palavras de exclusão (stop-words) e radicais, descritos a seguir.

Para saber mais sobre pesquisas inteligentes, veja este artigo [https://www.linkedin.com/pulse/pesquisas-inteligentes-e-otimizadas-juliano-statdlober?trk=hp-feed-article-title-publish].

Os "sinônimos", como o nome indica, representam palavras que são utilizadas com o mesmo sentido como apoio nas pesquisas. Eles são fundamentais porque as pessoas podem ter formas diferentes de registrar um mesmo conteúdo de mesmo significado. Por exemplo, quando um atendente faz uma pesquisa à base de conhecimento para realizar um atendimento sobre "Excel", obviamente o argumento de pesquisa mais natural e intuitivo é "exce"’. Qual o problema com essa pesquisa? Nenhum, mas o fato é que vários conteúdos podem estar relacionados ao tema e conterem as palavras "planilha", "xls", "células", etc, mas não explicitamente a palavra "excel". Com os sinônimos adequadamente configurados, a pesquisa por "excel" conseguiria mostrar resultados desejados neste contexto. Os sinônimos são utilizados, portanto, para inclusão de conteúdos por correlação.

Há situações, por outro lado, em que se deseja excluir argumentos de uma determinada busca. Quando se trata de linguagem natural humana, existem muitas palavras que não são relevantes em uma busca, embora sejam comuns na linguagem que usamos para nos comunicar entre pessoas, como por exemplo os artigos, preposições, conjunções e até alguns verbos (de, como, para, fazer, conseguir, a, mais, menos, etc). Todas as palavras que devem ser excluídas das buscas são cadastradas como "stop-words".

Outro tipo de configuração necessária é a dos "radicais". Os radicais definem, para o Qualitor, a parte constante dos verbos, aquela que não varia. O cadastro de radicais também é, na verdade, uma configuração de "stop-words", mas feita desta forma para diminuir o número de combinações que seriam necessárias, devido às variações nas conjugações dos verbos. Por exemplo, basta cadastrar-se o radical "conseg" e todas as variações de conjugação deste verbo estarão definidas. Caso contrário, seria necessário cadastrar-se como "stop-words" toda a conjugação do verbo: consegui, conseguiria, conseguir, etc.

 

IMPORTANTE: Não existe uma fórmula ou receita pronta para a configuração de pesquisas otimizadas. Este é um recurso que depende muito do contexto em que o Qualitor é utilizado, do domínio de conhecimento aplicado e dos perfis de atendentes e usuários. Assim, a eficácia deste recurso depende de acompanhamento e gestão, principalmente acompanhando-se as pesquisas realizadas e as informações que deveriam ser apresentadas. É importante, então, que seja estudado o tópico "Análise de pesquisas de base de conhecimento".