Guia: Cadastrais

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Guia: Cadastrais

GUIA CADASTRAIS

 

Na guia Cadastrais são cadastrados as informações principais de cadastro do cliente, esta guia tem o seguinte aspecto:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG214

 

 

PROCEDIMENTO - Preencher informações

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Na guia Cadastrais, as seguintes informações devem ser preenchidas:

 

Nome: Inserir um nome para o contato, como ele será tratado nas demandas do sistema. Este campo é de preenchimento obrigatório.

CPF / CNPJ: Para contatos pessoa física, inserir o número do CPF. Para contatos pessoa jurídica, inserir o número do CNPJ.

Gênero: Selecionar uma das opções entre masculino ou feminino, através do ícone de seta é expandida estas opções:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG215

Nascimento: Selecionar a data de nascimento deste contato. Neste campo há duas possibilidades para preencher a data: digitar a data direto no campo ou então clicar no ícone Menu_Clientes_e_Contatos_FIG216 para exibir o calendário e então pesquisar e selecionar a data desejada.

Profissão: Selecionar qual é a profissão deste contato. Neste campo há duas possibilidades para definir a "profissão" do contato:

Digitar 2 ou mais caracteres para o sistema sugerir as profissões que contém os mesmos:

Ao clicar neste campo será habilitado a edição para digitar os caracteres e assim iniciar a sugestão de pesquisa, conforme pode ser observado na imagem abaixo:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG217

Depois de digitar dois ou mais caracteres o sistema automaticamente faz a pesquisa e já sugere as "profissões" cadastradas para seleção, no exemplo abaixo, foi digitado os caracteres "ad" e as seguintes profissões foram sugeridas pelo sistema:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG218

Deste modo, basta selecionar uma das profissões e o campo "Profissão" será preenchido de forma automática:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG219

Clicar no ícone para exibir a relação de profissões cadastradas e selecionar uma opção dentre elas:

Ao clicar no ícone Menu_Clientes_e_Contatos_FIG220 será exibida a seguinte tela para a pesquisa das "profissões" cadastradas no sistema:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG221

Nesta tela, através do campo "Pesquisar por" é possível pesquisar por uma determinada profissão, ou então, já selecionar uma profissão que se deseja clicando sobre o número de cadastro desta profissão. Como exemplo, foi selecionado a profissão "CONTADOR" e automaticamente a tela foi fechada e preenchido o campo "Profissão", conforme seguinte imagem:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG222

CEP: Inserir um CEP válido e através dele há duas possiblidades para preenchimento automático do endereço, bairro, cidade, UF e país.

Ao inserir um CEP e clicar no ícone Menu_Clientes_e_Contatos_FIG223 será realizada uma busca nos CEP’s já cadastrados no Qualitor, em seu cadastro de CEP’s (controlado pelo administrador do sistema). Ou então, se clicar no ícone Menu_Clientes_e_Contatos_FIG224 será realizada uma busca através da internet, caso esteja conectado a um provedor de serviço externo.

Em qualquer uma das opções, ao localizar o CEP inserido, o qualitor exibirá a seguinte mensagem de confirmação:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG225

Ao clicar em SIM, serão preenchidos os campos do endereço, bairro, cidade, UF e país de forma automática, conforme consta na mensagem:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG226

E então, para completar o preenchimento do endereço, basta inserir o número do local e o complemento, caso houver.

Endereço: Se utilizado o recurso do CEP, este campo é preenchido de forma automática, sendo necessário, somente informar o número do local. Caso contrário, inserir o endereço do contato.

Complemento: Inserir o complemento do endereço do contato, caso houver.

Bairro: Se utilizado o recurso do CEP, este campo é preenchido de forma automática. Caso contrário, inserir o bairro do endereço do contato.

Cidade: Se utilizado o recurso do CEP, este campo é preenchido de forma automática. Caso contrário, neste campo há duas possibilidades para definir a "Cidade" do endereço do contato:

Digitar 2 ou mais caracteres para o sistema sugerir as cidades que contém os mesmos:

Ao clicar neste campo será habilitado a edição para digitar os caracteres e assim iniciar a sugestão de pesquisa, conforme pode ser observado na imagem abaixo:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG227

Depois de digitar dois ou mais caracteres o sistema automaticamente faz a pesquisa e já sugere as "Cidades" cadastradas para seleção, no exemplo abaixo, foi digitado os caracteres "porto" e as seguintes cidades foram sugeridas pelo sistema:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG228

Deste modo, basta selecionar uma das cidades e o campo "Cidade" será preenchido de forma automática:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG229

Clicar no ícone para exibir a relação de cidades cadastradas e selecionar uma opção dentre elas:

Ao clicar no ícone Menu_Clientes_e_Contatos_FIG230 será exibida a seguinte tela para a pesquisa das "Cidades" cadastradas no sistema:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG231

Nesta tela, através do campo "Pesquisar por" é possível pesquisar por uma determinada cidade, ou então, já selecionar uma cidade que se deseja clicando sobre o número de cadastro desta cidade. Como exemplo, foi selecionado a cidade "Arambaré" e automaticamente a tela foi fechada e preenchido o campo "Cidade", conforme seguinte imagem:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG232

UF: Se utilizado o recurso do CEP, este campo é preenchido de forma automática. Caso contrário, neste campo há duas possibilidades para definir o "Estado" do endereço do contato:

Digitar 2 ou mais caracteres para o sistema sugerir os estados que contém os mesmos:

Ao clicar neste campo será habilitado a edição para digitar os caracteres e assim iniciar a sugestão de pesquisa, conforme pode ser observado na imagem abaixo:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG233

Depois de digitar dois ou mais caracteres o sistema automaticamente faz a pesquisa e já sugere os "Estados" cadastrados para seleção, conforme mostra o seguinte exemplo, onde foi digitado os caracteres "rio" e os seguintes estados foram sugeridos pelo sistema:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG234

Sendo assim, basta selecionar um dos estados sugeridos e o campo "UF" será preenchido de forma automática:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG235

Clicar no ícone para exibir a relação de estados cadastrados e selecionar uma opção dentre eles:

Ao clicar no ícone Menu_Clientes_e_Contatos_FIG236 será exibida a seguinte tela para a pesquisa dos "Estados":

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG237

Nesta tela, através do campo "Pesquisar por" é possível pesquisar por um determinado estado, ou então, já selecionar o estado que se deseja clicando sobre o número de cadastro deste estado. Como exemplo, foi selecionado o estado "Santa Catarina" e automaticamente a tela foi fechada e o campo "UF" preenchido, conforme seguinte imagem:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG238

Telefone: Inserir um número de telefone para se comunicar com o contato.

Celular: Inserir um número de celular para se comunicar direto com este contato.

Fax: Caso houver, inserir um número de telefone que funcione como fax.

E-mail: Inserir o e-mail do contato.

Modo de retorno: Selecionar qual é o modo de retorno preferido deste contato, ou seja, como ele prefere que o retorno de suas solicitações sejam realizados. Ao clicar no ícone de seta, as possíveis opções de retorno são expandidas, conforme imagemn abaixo:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG239

VIP: Ao marcar este parâmetro, o contato será considerado um contato vip.

Receber material publicitário: Ao marcar este parâmetro, o contato receberá material publicitário.

Superior imediato: Definir um superior imediato que será responsável por este contato. Neste campo há duas possibilidades para definir o "superior imediato" deste contato:

Digitar 2 ou mais caracteres para o sistema sugerir os superiores (contatos) que contém os mesmos:

Ao clicar neste campo será habilitado a edição para digitar os caracteres e assim iniciar a sugestão de pesquisa, conforme pode ser observado na imagem abaixo:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG240

Depois de digitar dois ou mais caracteres o sistema automaticamente faz a pesquisa e já sugere os "superiores" cadastrados para seleção, que também são contatos de clientes, no exemplo abaixo, foi digitado os caracteres "ad" e os seguintes contatos foram sugeridos pelo sistema:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG241

Deste modo, basta selecionar um dos contatos e o campo "Superior imediato" será preenchido de forma automática:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG242

Clicar no ícone para exibir a relação de superiores (contatos) cadastrados e selecionar uma opção dentre eles:

Ao clicar no ícone Menu_Clientes_e_Contatos_FIG243 será exibida a seguinte tela para a pesquisa dos "superiores imediatos" cadastrados no sistema:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG244

Nesta tela, através do campo "Pesquisar por" é possível pesquisar por um determinado contato, ou então, já selecionar um contato que se deseja clicando sobre o número de cadastro deste contato. Como exemplo, foi selecionado o contato "COMERCIAL" e automaticamente a tela foi fechada e preenchido o campo "Superior imediato", conforme seguinte imagem:

Menu_Clientes_e_Contatos_FIG245

Observação: Neste espaço podem ser inseridas algumas informações que ainda não constam no cadastro deste contato, mas que é importante deixá-las registradas em seu cadastro.