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GUIA CADASTRAIS
Na guia Cadastrais são cadastrados as informações principais de cadastro do cliente, esta guia tem o seguinte aspecto:
PROCEDIMENTO - Preencher informações
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Na guia Cadastrais, as seguintes informações devem ser preenchidas:
Nome: Inserir um nome para o contato, como ele será tratado nas demandas do sistema. Este campo é de preenchimento obrigatório.
CPF / CNPJ: Para contatos pessoa física, inserir o número do CPF. Para contatos pessoa jurídica, inserir o número do CNPJ.
Gênero: Selecionar uma das opções entre masculino ou feminino, através do ícone de seta é expandida estas opções:
Nascimento: Selecionar a data de nascimento deste contato. Neste campo há duas possibilidades para preencher a data: digitar a data direto no campo ou então clicar no ícone para exibir o calendário e então pesquisar e selecionar a data desejada.
Profissão: Selecionar qual é a profissão deste contato. Neste campo há duas possibilidades para definir a "profissão" do contato:
✓ Digitar 2 ou mais caracteres para o sistema sugerir as profissões que contém os mesmos:
Ao clicar neste campo será habilitado a edição para digitar os caracteres e assim iniciar a sugestão de pesquisa, conforme pode ser observado na imagem abaixo:
Depois de digitar dois ou mais caracteres o sistema automaticamente faz a pesquisa e já sugere as "profissões" cadastradas para seleção, no exemplo abaixo, foi digitado os caracteres "ad" e as seguintes profissões foram sugeridas pelo sistema:
Deste modo, basta selecionar uma das profissões e o campo "Profissão" será preenchido de forma automática:
✓ Clicar no ícone para exibir a relação de profissões cadastradas e selecionar uma opção dentre elas:
Ao clicar no ícone será exibida a seguinte tela para a pesquisa das "profissões" cadastradas no sistema:
Nesta tela, através do campo "Pesquisar por" é possível pesquisar por uma determinada profissão, ou então, já selecionar uma profissão que se deseja clicando sobre o número de cadastro desta profissão. Como exemplo, foi selecionado a profissão "CONTADOR" e automaticamente a tela foi fechada e preenchido o campo "Profissão", conforme seguinte imagem:
CEP: Inserir um CEP válido e através dele há duas possiblidades para preenchimento automático do endereço, bairro, cidade, UF e país.
Ao inserir um CEP e clicar no ícone será realizada uma busca nos CEP’s já cadastrados no Qualitor, em seu cadastro de CEP’s (controlado pelo administrador do sistema). Ou então, se clicar no ícone
será realizada uma busca através da internet, caso esteja conectado a um provedor de serviço externo.
Em qualquer uma das opções, ao localizar o CEP inserido, o qualitor exibirá a seguinte mensagem de confirmação:
Ao clicar em SIM, serão preenchidos os campos do endereço, bairro, cidade, UF e país de forma automática, conforme consta na mensagem:
E então, para completar o preenchimento do endereço, basta inserir o número do local e o complemento, caso houver.
Endereço: Se utilizado o recurso do CEP, este campo é preenchido de forma automática, sendo necessário, somente informar o número do local. Caso contrário, inserir o endereço do contato.
Complemento: Inserir o complemento do endereço do contato, caso houver.
Bairro: Se utilizado o recurso do CEP, este campo é preenchido de forma automática. Caso contrário, inserir o bairro do endereço do contato.
Cidade: Se utilizado o recurso do CEP, este campo é preenchido de forma automática. Caso contrário, neste campo há duas possibilidades para definir a "Cidade" do endereço do contato:
✓ Digitar 2 ou mais caracteres para o sistema sugerir as cidades que contém os mesmos:
Ao clicar neste campo será habilitado a edição para digitar os caracteres e assim iniciar a sugestão de pesquisa, conforme pode ser observado na imagem abaixo:
Depois de digitar dois ou mais caracteres o sistema automaticamente faz a pesquisa e já sugere as "Cidades" cadastradas para seleção, no exemplo abaixo, foi digitado os caracteres "porto" e as seguintes cidades foram sugeridas pelo sistema:
Deste modo, basta selecionar uma das cidades e o campo "Cidade" será preenchido de forma automática:
✓ Clicar no ícone para exibir a relação de cidades cadastradas e selecionar uma opção dentre elas:
Ao clicar no ícone será exibida a seguinte tela para a pesquisa das "Cidades" cadastradas no sistema:
Nesta tela, através do campo "Pesquisar por" é possível pesquisar por uma determinada cidade, ou então, já selecionar uma cidade que se deseja clicando sobre o número de cadastro desta cidade. Como exemplo, foi selecionado a cidade "Arambaré" e automaticamente a tela foi fechada e preenchido o campo "Cidade", conforme seguinte imagem:
UF: Se utilizado o recurso do CEP, este campo é preenchido de forma automática. Caso contrário, neste campo há duas possibilidades para definir o "Estado" do endereço do contato:
✓ Digitar 2 ou mais caracteres para o sistema sugerir os estados que contém os mesmos:
Ao clicar neste campo será habilitado a edição para digitar os caracteres e assim iniciar a sugestão de pesquisa, conforme pode ser observado na imagem abaixo:
Depois de digitar dois ou mais caracteres o sistema automaticamente faz a pesquisa e já sugere os "Estados" cadastrados para seleção, conforme mostra o seguinte exemplo, onde foi digitado os caracteres "rio" e os seguintes estados foram sugeridos pelo sistema:
Sendo assim, basta selecionar um dos estados sugeridos e o campo "UF" será preenchido de forma automática:
✓ Clicar no ícone para exibir a relação de estados cadastrados e selecionar uma opção dentre eles:
Ao clicar no ícone será exibida a seguinte tela para a pesquisa dos "Estados":
Nesta tela, através do campo "Pesquisar por" é possível pesquisar por um determinado estado, ou então, já selecionar o estado que se deseja clicando sobre o número de cadastro deste estado. Como exemplo, foi selecionado o estado "Santa Catarina" e automaticamente a tela foi fechada e o campo "UF" preenchido, conforme seguinte imagem:
Telefone: Inserir um número de telefone para se comunicar com o contato.
Celular: Inserir um número de celular para se comunicar direto com este contato.
Fax: Caso houver, inserir um número de telefone que funcione como fax.
E-mail: Inserir o e-mail do contato.
Modo de retorno: Selecionar qual é o modo de retorno preferido deste contato, ou seja, como ele prefere que o retorno de suas solicitações sejam realizados. Ao clicar no ícone de seta, as possíveis opções de retorno são expandidas, conforme imagemn abaixo:
VIP: Ao marcar este parâmetro, o contato será considerado um contato vip.
Receber material publicitário: Ao marcar este parâmetro, o contato receberá material publicitário.
Superior imediato: Definir um superior imediato que será responsável por este contato. Neste campo há duas possibilidades para definir o "superior imediato" deste contato:
✓ Digitar 2 ou mais caracteres para o sistema sugerir os superiores (contatos) que contém os mesmos:
Ao clicar neste campo será habilitado a edição para digitar os caracteres e assim iniciar a sugestão de pesquisa, conforme pode ser observado na imagem abaixo:
Depois de digitar dois ou mais caracteres o sistema automaticamente faz a pesquisa e já sugere os "superiores" cadastrados para seleção, que também são contatos de clientes, no exemplo abaixo, foi digitado os caracteres "ad" e os seguintes contatos foram sugeridos pelo sistema:
Deste modo, basta selecionar um dos contatos e o campo "Superior imediato" será preenchido de forma automática:
✓ Clicar no ícone para exibir a relação de superiores (contatos) cadastrados e selecionar uma opção dentre eles:
Ao clicar no ícone será exibida a seguinte tela para a pesquisa dos "superiores imediatos" cadastrados no sistema:
Nesta tela, através do campo "Pesquisar por" é possível pesquisar por um determinado contato, ou então, já selecionar um contato que se deseja clicando sobre o número de cadastro deste contato. Como exemplo, foi selecionado o contato "COMERCIAL" e automaticamente a tela foi fechada e preenchido o campo "Superior imediato", conforme seguinte imagem:
Observação: Neste espaço podem ser inseridas algumas informações que ainda não constam no cadastro deste contato, mas que é importante deixá-las registradas em seu cadastro.