Ativa: Gateways - gatilhos

<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >>

Navegação:  ADMINISTRADOR > Administração > Menu “Avançado” > Recursos de integração >

Ativa: Gateways - gatilhos

Ativa: Gateways - gatilhos

 

O Qualitor executa em sistemas diferentes. Possibilita que clientes ou revendas do Qualitor possam personalizar o comportamento do Qualitor em algumas situações.

O objetivo é estabelecer uma forma de permitir que um programador ou integrador crie uma interceptação dentro do Qualitor para realizar alguma operação em algum sistema em um determinado momento com comando acionado no Qualitor.

Exemplos:

Sempre que for aberta uma requisição no Qualitor, abra uma requisição em outra aplicação de Help-Desk;

Sempre que se abra uma requisição com determinada categoria e determinado tipo de requisição, no Qualitor, que se abra um registro de Problema em outro programa de Gerenciamento de Problemas;

Sempre que se abra uma requisição no Qualitor, que seja gerado uma Ordem se Seviço - O.S em outro aplicativo;

Criar regras de exceção impedindo operações de serem realizadas se uma determinada condição não for satisfeita.

Ex: uma abertura de requisições somente será possível para cliente que estiver com “situação fiscal regular” com a empresa X.

Em uma outra definição, os gatilhos são determinados “locais”, que da mesma forma como os Webservices, devem estar documentados, ou seja, predefinidos como um espaço em que se possa inserir “funções” a serem utilizadas através do Qualitor. Permitem que clientes realizem serviços que o Qualitor não realiza por si, em outra aplicação ou dentro do próprio Qualitor.

As funções devem ser desenvolvidas pelo cliente, revenda ou integrador já que as funções não preexistem no Qualitor.

Ao contrário do Webservice, que utiliza funções criadas e disponibilizadas pelo Qualitor nos arquivos WSDL, o Qualitor utilizará, em comunicação ativa, funções desenvolvidas por terceiros de acordo com suas necessidades, mas respeitando os espaços disponibilizados pelo Qualitor para determinados eventos (after/ before).

Ou seja, um evento/função, somente poderá ser criada antes de se abrir uma requisição, ou somente depois de se encerrar uma requisição.

 

Para se criar funções no Qualitor, deverá ser utilizada a mesma linguagem em que o Qualitor foi desenvolvido, ou seja, em PHP. Portanto, é necessário  conhecimento na linguagem PHP para poder utilizar este recurso por completo.