<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >> Navegação: ADMINISTRADOR > Utilitário QCollector |
Utilitário QCollector
O QCollector é um utilitário usado para coletar informações de inventário, seja sobre equipamentos e seus componentes ou sobre softwares instalados nos mesmos. O programa pode ser colocado em uma área comum de rede que as estações acessem e então executado via login script.
No diretório onde o QCollector está instalado e portanto vai ser rodado, deve existir um arquivo “qualitor.ini” com uma seção para o mesmo, assim definida:
—————————————————————————————
[QCollector]
; Parâmetros da coleta
; Este parâmetro esconde o QCollector durante a execução do mesmo na estação,
; quando realizando a coleta (False = não esconder).
EscondeQCollector=False
; Parâmetros da administração da coleta
; Este parâmetro executa o sincronismo em modo silencioso. Então, em caso de
; execução do QCollector /adm, ele irá sincronizar e não irá exibir nada na AdmSilent=false
; Este parâmetro indica qual será o usuário padrão definido como responsável
; pelos equipamentos se o usuário que executou login não está cadastrado no
; QualitorAdmLoginPadrao=cdalligna
; Indica se a coleta é semanal ou mensal = SEMANA / MÊS
IntervaloColeta=SEMANA
; Indica qual o dia em que a coleta será realizada
DiaColeta=5
; Define que não haverá compactação do arquivo após o Qcollector ser executado
; na estação, durante a coleta.
ZipAtivo=False
——————————————————————————————
Em "Admloginpadrao" informar um nome de login de rede válido que esteja no cadastro, será usado caso o nome de login encontrado no arquivo texto não esteja cadastrado como usuário do Qualitor. O QCollector considera o usuário ativo na estação ou o último usuário que executou login na mesma.
IntervaloColeta = informa se o período a ser considerado é SEMANAL ou MENSAL; se não for especificado, a coleta será diária.
DiaColeta = para coleta semanal, de 1 a 7 (Domingo a sábado, respectivamente). Para coleta mensal, indica o dia do mês em que será realizada a coleta.
AdmArquivos = xxxx.txt caso seja informado, para o caso de o Qcollector /ADM ser executado, informa uma lista de arquivos a serem importados, como forma de realizar uma importação seletiva. Se este parâmetro não estiver presente, todos os arquivos coletados serão importados
ZipAtivo = se for especificado “False”, o QCollector não irá compactar o arquivo antes de enviar para o diretório onde ele armazena as informações de todas as máquinas. Este parâmetro deve ser desativado (False) quando os usuários / estações da rede não possuem permissão para registrar componentes Active-X (dll’s/ ocx’s).
O QCollector necessita desse tipo de permissão ativa para o usuário que estiver realizando a coleta, ao compactar o arquivo.
No mesmo diretório onde o QCollector está, serão gerados os arquivos de dados coletados, com o seguinte formato:
✓ Nome_da_maquina.ZIP (compactado)
✓ Nome_da_maquina.QCL (descompactado)
Cada arquivo corresponde a um equipamento que teve seus dados coletados. A importação dos dados coletados para o Qualitor é feita executando-se o QCollector com o parâmetro /ADM:
✓ Qcollector /ADM
Existe a possibilidade de utilizar uma identificação específica do QCollector, e não o nome da máquina na rede, que é o default, ou seja, permitirá que o QCollector solicite ao usuário o nome da máquina se não existir a chave de identificação no registro.
Para acesso à funcionalidade na qual o QCollector esteja configurado para que este solicite uma identificação do computador no momento da execução do inventário, deverá ser acessado “QCollector.exe/setregkey”.
✓ Nome do computador: é o nome que o QCollector usará para reconhecimento da máquina na rede;
✓ ID do computador: outra forma de localizar a máquina na rede é através do ID de identificação;
Adicionado um parâmetro no qualitor.ini, dentro da seção [QCollector]. O parâmetro é o SetID e, quando estiver setado para TRUE ou Y, chama a tela de registro de ID do equipamento.
O arquivo QCollector.php tem um parâmetro de execução, onde determina-se que a importação dos arquivos XML será feita para o cadastro de ICs do Qualitor e não para o inventário.
Caso o parâmetro não seja informado, o funcionamento do QCollector não se altera (a importação continua sendo feita para o inventário do Qualitor)
Caso o parâmetro seja informado, apenas os arquivos XML podem ser importados para o cadastro de ICs. Os arquivos QCL devem continuar sendo importados para o Inventário.
Sem o parâmetro AdmSilent = TRUE o Qcollector, apresenta uma tela, onde é possível informar o diretório em que os arquivos estão armazenados para serem importados. Caso seja executado em modo silencioso (AdmSilent= TRUE), os arquivos são procurados no diretório corrente, onde o Qcollector está instalado.
IMPORTANTE: Maiores informações sobre QColletor e Cadastro de Ic’s podem ser buscadas no Manual de Módulo ITIL em Gerenciamento de Configuração.