<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >> Navegação: ADMINISTRADOR > Administração > Menu “Avançado” > Ferramentas > Gatilhos personalizados > Exemplificação de gatilho personalizado > 1º FORMA: Utilizando um gatilho personalizado através do botão "Ações" |
1º FORMA:
Utilizando um gatilho personalizado através do botão "Ações"
De acordo com a configuração realizada pelo administrador do Qualitor, é possível que quando a tela de chamado seja carregada, esteja disponível no menu do botão "Ações", gatilhos personalizados.
Para ilustrar este recurso, foi criado um gatilho que quando utilizado combinará o conteúdo preenchido no campo "Título do chamado" com o site de pesquisa "Google', ou seja, ao usar o gatilho, será aberto o browser com acesso ao Google trazendo como resultado de pesquisa informações relativas ao descrito no campo acima citado.
CONFIGURAÇÃO DO GATILHO
1º passo: Criando arquivo PHP:
A criação do arquivo PHP define o comportamento que o gatilho personalizado irá realizar. Neste caso, na tela do chamado no campo "título" foi informado o texto "Rastreamento dos Correios" , portanto o gatilho usará este texto para ser utilizado como pesquisa junto ao Google. Observe que para isso a TAG 'nmtitulochamado' foi utilizada:
2º passo: Criando GATILHO "Pesquisar no Google"
Conforme as imagens abaixo, o gatilho "Pesquisar no Google" estará disponível no botão "Ações" assim que um chamado do tipo normal for criado.
Ao preencher um chamado normal de atendimento e acionar o botão "Ações" no canto superior da tela do chamado, o usuário será levado ao site do Google, com a pesquisa "Rastreamento dos correios".
Na imagem acima, a guia "Informações adicionais" ficou sem nenhuma informação adicional vinculada, pois o gatilho será acionado via botão "Ações". Conforme a imagem abaixo:
UTILIZAÇÃO DO GATILHO
O exemplo a seguir, demonstrará o uso do Gatilho Personalizado, chamado "Pesquisar no Google" que ficará disponível junto ao botão "Ações" na tela do chamado.
Passo 1: Preencher o chamado.
Passo 2: Executar o gatilho personalizado.
O gatilho personalizado é exibido no menu “Ações” dos cadastros onde foi publicado. No exemplo acima, podemos ver o gatilho “Pesquisar no Google” publicado no menu “Ações” do chamado.
Se houvesse mais gatilhos publicados, todos estariam empilhados no menu, abaixo de “Pesquisar no Google”.
Passo 3: Ver o resultado.
O título informado no chamado dará origem à uma pesquisa no Google.
Então, ao clicar no gatilho personalizado “Pesquisar no Google” será exibida uma nova página com a pesquisa do nome do título do chamado no Google, conforme o seguinte exemplo: