Campos adicionais em incidentes

<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >>

Navegação:  ATENDENTE > Incidentes > Operações sobre incidentes >

Campos adicionais em incidentes

Campos adicionais em incidentes

 

Campos adicionais são campos customizados, ou seja, campos que fornecem maiores detalhes sobre informações em requisições.

Esses campos são definidos pelo Administrador do Qualitor. A configuração de informações adicionais pode ser feita por “Tipo de requisição”, “Categoria” e/ou como regra de entrada ou regra de saída de uma etapa do “Fluxo de atendimento”.

Eles podem estar disponíveis para serem preenchidos ao responder um incidente ou durante a abertura de incidentes. Em alguns casos, esses campos serão obrigatórios.

 

IMPORTANTE: As seções dos campos adicionais possuem tamanho dinâmico, de acordo com o conteúdo inserido nas mesmas.

As informações adicionais, disponíveis na seção “Campos adicionais” são ordenadas por: tipo da requisição, categoria e etapas do fluxo de atendimento que estão configuradas com informações adicionais.

Quando as informações adicionais estiverem configuradas no fluxo, elas são exibidas através do nome da etapa em que o fluxo se encontra e sua escrita é de forma “itálico”. A ordenação das informações das etapas é realizada de forma alfabética, conforme o avanço das etapas do fluxo de atendimento.

Observe a imagem a seguir:

Operações sobre incidentes_FIG1a

 

Conforme exemplo anterior, as informações adicionais dentro da seção “Campos adicionais” são provenientes de informações adicionais configuradas em “Tipos” e/ou “Categoria”. Já as informações adicionais abaixo são provenientes das etapas do fluxo de atendimento, que como pode ser observado, são exibidas de forma diferenciada.

 

 

É importante enfatizar que os campos adicionais podem estar presentes em requisições (que podem ser incidentes ou requisições de serviço, porque este recurso será similar em ambas as situações). Portanto, a fim de preencher campos adicionais, eles devem ter sido anteriormente vinculados na categoria da requisição ou no tipo de requisição, como também em uma etapa do fluxo de atendimento.

 

 

No seguinte exemplo, é possível visualizar campos adicionais exibidos em incidentes:

Operações sobre incidentes_FIG1

 

Uma vez que uma requisição utiliza uma categoria com um ou mais campo(s) adicional(is) vinculado(s) a ela, a seção “Campos adicionais” será habilitada. Por exemplo, a imagem a seguir mostra diferentes opções para preencher um campo adicional nomeado como “Cor”:

Operações sobre incidentes_FIG2

Um asterisco vermelho próximo aos campos indica se o preenchimento é obrigatório ou não. Quando um campo obrigatório é deixado em branco, uma mensagem de alerta será exibida.

Os “Campos adicionais” podem ser de 4 diferentes tipos:  “Numérico”, “Data”, “Texto” ou “Descrição”, conforme os seguintes exemplos:

O tipo “Numérico” permite que somente números sejam inseridos no campo adicional.

Operações sobre incidentes_FIG3

 

O tipo “Data” irá mostrar um ícone de calendário próximo ao campo. Ao clicar neste ícone, um calendário será exibido, de modo que é possível escolher a data.

Operações sobre incidentes_FIG4

 

No tipo “Texto”, é possível inserir informações contendo ambos: números e letras.

Operações sobre incidentes_FIG5

 

Neste tipo de campo, é possível pesquisar por valores para preenchê-lo. Para isso, é necessário clicar no ícone de busca Operações sobre incidentes_FIG6.

Operações sobre incidentes_FIG7

 

Este recurso é útil quando existem muitos valores registrados como opções. Utilizando a pesquisa de valores, é possível pesquisar por uma opção ao inserir seu “Nome” ou clicar no botão “Todos”.

 

Outra possibilidade é um campo definido como “Descrição” de múltiplas linhas

Operações sobre incidentes_FIG8

 

Neste caso, um botão de zoom está disponível Operações sobre incidentes_FIG9 que permite aumentar o espaço para digitar.

Operações sobre incidentes_FIG10

 

Toda mudança no “Campo adicional” de uma requisição é identificada pelo Qualitor e será apresentada na guia “Histórico” do formulário de requisição.

Por exemplo: O campo adicional é inserido e a requisição é salva.

Operações sobre incidentes_FIG11

 

Vamos supor que uma requisição esteja na situação “Aguardando atendimento”, quando alguém muda o campo adicional, conforme segue:

Operações sobre incidentes_FIG12

 

Na guia “Atendimento / Histórico”, as mudanças serão registradas:

Operações sobre incidentes_FIG13

 

Quando você clicar no ícone Operações sobre incidentes_FIG14 que está próximo ao cadastro do campo adicional, é possível editar alguns detalhes relacionados ao acompanhamento.

Operações sobre incidentes_FIG15

 

Ao lado da informação adicional poderá aparecer o ícone Gatilhos Personalizados_FIG02 que configura que esta informação adicional, possui um gatilho personalizado vinculada a ela. Este gatilho personalizado é definido pelo administrador.

Veja abaixo como ele aparecerá na tela do incidente:

Gatilhos Personalizados_FIG02a

 

Este gatilho poderá levar o usuário para uma nova tela do Qualitor, para um documento ou site de pesquisa. Essas configurações são definidas pelo administrador.