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Campos adicionais em incidentes
Campos adicionais são campos customizados, ou seja, campos que fornecem maiores detalhes sobre informações em requisições.
Esses campos são definidos pelo Administrador do Qualitor. A configuração de informações adicionais pode ser feita por “Tipo de requisição”, “Categoria” e/ou como regra de entrada ou regra de saída de uma etapa do “Fluxo de atendimento”.
Eles podem estar disponíveis para serem preenchidos ao responder um incidente ou durante a abertura de incidentes. Em alguns casos, esses campos serão obrigatórios.
IMPORTANTE: As seções dos campos adicionais possuem tamanho dinâmico, de acordo com o conteúdo inserido nas mesmas.
As informações adicionais, disponíveis na seção “Campos adicionais” são ordenadas por: tipo da requisição, categoria e etapas do fluxo de atendimento que estão configuradas com informações adicionais.
Quando as informações adicionais estiverem configuradas no fluxo, elas são exibidas através do nome da etapa em que o fluxo se encontra e sua escrita é de forma “itálico”. A ordenação das informações das etapas é realizada de forma alfabética, conforme o avanço das etapas do fluxo de atendimento.
Observe a imagem a seguir:
Conforme exemplo anterior, as informações adicionais dentro da seção “Campos adicionais” são provenientes de informações adicionais configuradas em “Tipos” e/ou “Categoria”. Já as informações adicionais abaixo são provenientes das etapas do fluxo de atendimento, que como pode ser observado, são exibidas de forma diferenciada.
É importante enfatizar que os campos adicionais podem estar presentes em requisições (que podem ser incidentes ou requisições de serviço, porque este recurso será similar em ambas as situações). Portanto, a fim de preencher campos adicionais, eles devem ter sido anteriormente vinculados na categoria da requisição ou no tipo de requisição, como também em uma etapa do fluxo de atendimento.
No seguinte exemplo, é possível visualizar campos adicionais exibidos em incidentes:
Uma vez que uma requisição utiliza uma categoria com um ou mais campo(s) adicional(is) vinculado(s) a ela, a seção “Campos adicionais” será habilitada. Por exemplo, a imagem a seguir mostra diferentes opções para preencher um campo adicional nomeado como “Cor”:
Um asterisco vermelho próximo aos campos indica se o preenchimento é obrigatório ou não. Quando um campo obrigatório é deixado em branco, uma mensagem de alerta será exibida.
Os “Campos adicionais” podem ser de 4 diferentes tipos: “Numérico”, “Data”, “Texto” ou “Descrição”, conforme os seguintes exemplos:
O tipo “Numérico” permite que somente números sejam inseridos no campo adicional.
O tipo “Data” irá mostrar um ícone de calendário próximo ao campo. Ao clicar neste ícone, um calendário será exibido, de modo que é possível escolher a data.
No tipo “Texto”, é possível inserir informações contendo ambos: números e letras.
Neste tipo de campo, é possível pesquisar por valores para preenchê-lo. Para isso, é necessário clicar no ícone de busca .
Este recurso é útil quando existem muitos valores registrados como opções. Utilizando a pesquisa de valores, é possível pesquisar por uma opção ao inserir seu “Nome” ou clicar no botão “Todos”.
Outra possibilidade é um campo definido como “Descrição” de múltiplas linhas
Neste caso, um botão de zoom está disponível que permite aumentar o espaço para digitar.
Toda mudança no “Campo adicional” de uma requisição é identificada pelo Qualitor e será apresentada na guia “Histórico” do formulário de requisição.
Por exemplo: O campo adicional é inserido e a requisição é salva.
Vamos supor que uma requisição esteja na situação “Aguardando atendimento”, quando alguém muda o campo adicional, conforme segue:
Na guia “Atendimento / Histórico”, as mudanças serão registradas:
Quando você clicar no ícone que está próximo ao cadastro do campo adicional, é possível editar alguns detalhes relacionados ao acompanhamento.
Ao lado da informação adicional poderá aparecer o ícone que configura que esta informação adicional, possui um gatilho personalizado vinculada a ela. Este gatilho personalizado é definido pelo administrador.
Veja abaixo como ele aparecerá na tela do incidente:
Este gatilho poderá levar o usuário para uma nova tela do Qualitor, para um documento ou site de pesquisa. Essas configurações são definidas pelo administrador.