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Lançamento de despesas de atendimento
Os relatórios de despesas são utilizados para que os atendentes registrem seus gastos durante os atendimentos; o Qualitor pode controlar a liberação e o reembolso destas despesas.
Deste modo, existe duas formas para gerar despesas nas requisições, conforme será explicado a seguir:
PRIMEIRA FORMA:
Uma das formas para gerar um relatório de despesas, é através da tela da requisição, acessando um acompanhamento já registrado, pela subguia “Histórico” dentro da guia “Atendimento”.
A seguir, deve-se clicar no ícone da primeira coluna da lista de acompanhamentos, conforme imagem abaixo.
Quando a tela de “Edição do acompanhamento” for exibida, deve-se acessar o botão “Ações / Relatório de despesas”.
Em seguida, será disponibilizado uma nova tela do formulário de despesas, que tem o seguinte aspecto:
Data: apresentada por padrão, representa o dia atual do lançamento do relatório.
Empresa: é o cliente para a qual a requisição foi registrada.
Usuário: é o técnico (atendente) que está logado lançando o relatório.
Distância (KM): distância entre a empresa do técnico e o cliente. Se esta informação caso estiver disponível no cadastro do cliente, ela será trazida automaticamente para calcular o valor de reembolso (por km rodado).
Distância (cliente): corresponde à distância que será cobrada do cliente, caso a empresa fature o deslocamento do mesmo.
Valor KM: corresponde ao valor pago por km rodado. Esse campo é cadastrado no sistema pelo administrador.
Descontos: o técnico informa o valor que recebeu adiantado, se for o caso, para desconto.
Observações: a despesa registrada em uma requisição permite que o operador, registre alguma informação relativa à despesa. Quando houver integração do Qualitor com o módulo de faturamento (QBilling), poderá constar no extrato de fatura, tais observações .
Valor reembolso km: valor calculado pelo sistema que será reembolsado.
Faturar este relatório de despesa: indicar se a despesa será cobrada do cliente.
Assim que estes dados estejam lançados, é necessário clicar-se no botão “Processar”, no formulário de despesas. Somente após esta operação a adição de itens de despesa será liberada.
Para adicionar itens de despesas previamente registrados, clique no ícone . A tela para “Adicionar item” será aberta.
O “Tipo de despesa” e “Valor máximo de reembolso” são previamente cadastrados pelo Administrador do Qualitor. Para voltar ao formulário de despesas, inclua o valor da despesa e clique em “Processar”.
Para inserir outro item, insira o valor da despesa e clique em “Processar e continuar”. No momento que os itens são inseridos, eles são adicionados a lista de despesas e são calculados automaticamente pelo Qualitor.
SEGUNDA FORMA:
Outra possibilidade é gerar um relatório de despesas a partir da tela de chamado, acessando o menu “Gerar / Despesa”, conforme imagem abaixo:
Após clicar no menu, será exibido o formulário do relatório de despesas.
As despesas geradas por esta opção são as mesmas com o mesmo formulário presente na descrição de lançamento de despesas, citado na primeira forma explicada. A única particularidade é que as despesas não ficam vinculadas a algum acompanhamento de atividade de atendimento, mas sim a um acompanhamento “genérico” criado especialmente para conter a despesa em si.