Criticidades de serviços

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Criticidades de serviços

Criticidades de serviços

 

Apresenta uma lista de criticidades que serão atribuídas a serviços. Cada criticidade definida possui um nome e uma cor que representa a criticidade em mapas estruturais.

Este cadastro pode ser acessado em: “Administração / Configuração / Criticidades de serviços”. Novas criticidades podem ser criadas ao clicar em “Novo”.

Administração_FIG41

A “criticidade” serve para demonstrar o grau de importância de cada serviço  e qual o seu nível de criticidade dentro da organização.

Deste modo, a criticidade é um cadastro de caráter INFORMATIVO que serve para orientar atendentes ao abrir incidentes por serviços e IC’s.

 

Exemplo:

Surge a necessidade de se abrir um incidente para o serviço “consultoria”.

A atendente deseja saber se este serviço é considerado crítico, para proceder o atendimento de modo adequado.

 

Para que a criticidade do serviço seja visualizada, ela precisa ser configurada.

 

PRIMEIRA ETAPA: Configurar possíveis criticidades de serviços

O Administrador do Qualitor é quem realiza esta configuração em: “Administração / Configuração /  Criticidade de serviços”.

O cadastro consiste em definir um nome para cada criticidade e o nível correspondente a cada uma.

 

A criticidade pode ser classificada como:

Administração_FIG42 Baixa

Administração_FIG43  Normal

Administração_FIG44   Alta

Administração_FIG45   Crítica

 

SEGUNDA ETAPA: Utilizando a criticidade no cadastro de serviços.

Ao criar um serviço, o administrador do Sistema escolherá a criticidade que mais corresponde a ele:

Administração_FIG46

 

No exemplo acima, o serviço “CONSULTORIA” foi definido com criticidade “REGULAR”.

 

A criticidade não influencia sobre o cálculo do SLA de incidentes abertos por serviço.

 

Ao abrir um incidente por serviço, existem diversas formas de visualizar a criticidade:

 

1º MODO:

É possível visualizar a criticidade ao clicar no ícone “Manutenção de serviço” Administração_FIG47.

Ao clicar neste ícone, o cadastro do serviço será exibido e nele constará sua criticidade.

Administração_FIG48

2º MODO:

 Outro modo de visualizar a criticidade é clicando no ícone “Informações do serviço” Administração_FIG49.

         Este ícone exibe informações cadastradas no serviço, incluindo sua criticidade.

Administração_FIG50

3º MODO:

A criticidade também é  visualizada ao clicar em “Análise de disponibilidade” Administração_FIG51.

Ao exibir a relação entre serviços, a análise de disponibilidade também exibe o nível  de criticidade de determinado serviço de negócio:

Administração_FIG52