Entendimento complementar

<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >>

Navegação:  ITIL GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO >

Entendimento complementar

Entendimento complementar

 

A “análise de impacto” e a “análise de disponibilidade” se referem a determinação de quantos usuários serão capazes de utilizar serviços de negócio ou que podem ser afetados por dano ou mau funcionamento de serviços de tecnologia - o que também pode ser compreendido como impacto potencial.

A análise de disponibilidade é relacionada à disponibilidade de serviços de negócio a um número de usuários, ao passo que a análise de impacto tem por objetivo determinar quantos usuários não serão capazes de trabalhar em caso de dano ou mau funcionamento.

Esta é uma estimativa complexa porque cada serviço de negócio pode ser composto de muitos serviços de tecnologia e a disponibilidade é configurada em cada serviço de tecnologia. O motivo é que diferentes serviços de tecnologia podem causar diferentes impactos em certos grupos de usuários, dependendo de como cada serviço de tecnologia contribui para a entrega de serviços de negócio.

 

As análises de impacto e de disponibilidade são, portanto, ferramentas importantes para avaliar o impacto potencial de IC’s e serviços no trabalho regular do usuário.

No formulário de cadastro de serviços de tecnologia, existe uma guia intitulada “Disponibilidade”. Nesta guia, usuários para o qual o serviço está disponível são informados -  sejam eles contatos, clientes, departamentos, localidades ou cargos.

Quando essas entidades coletivas são informadas, usuários pertencentes a cada entidade são contados. Por exemplo, se um dado serviço está configurado como disponível ao departamento de VENDAS, todos os usuários pertencentes a este departamento serão considerados na estimativa de impacto.

Quando um dado serviço de tecnologia é selecionado para análise de impacto, todos os usuários daquele serviço são contabilizados e considerados com relação a um ou mais serviço(s) de negócio(s) ao qual o serviço de tecnologia pertence.

 

Uma pesquisa hierárquica é realizada na  direção oposta das relações “impactado por” (seguindo um caminho contrário às linhas de conexão).

A análise de disponibilidade também está disponível a partir de um IC.

 

O impacto depende, portanto, do número de usuários de um serviço e da posição daquele serviço na hierarquia de um serviço de negócio.

Os seguintes exemplos têm por objetivo esclarecer o conceito:

Se um certo serviço principal que está disponível para todos (todos os usuários) sofre uma parada, desta forma ninguém poderá mais operá-lo - o impacto do dano se refletirá a todos os usuários.

Por outro lado, se o dano ocorre em um serviço que está disponível somente a 5 usuários do departamento de VENDAS, por exemplo, consequentemente, o impacto do dano será sobre 5 usuários, apenas.