Guia “Disponibilidade”

<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >>

Navegação:  ITIL GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO > Configuração > Menu “Serviços” > Novo serviço >

Guia “Disponibilidade”

Guia “Disponibilidade”

As relações, definidas na guia “Disponibilidade”, permitem que sejam definidas diferentes atribuições de permissão ou ainda para comunicação de mensageria.

Configuração_FIG13

Para serviços voltados ao cliente, a disponibilidade define para quem o serviço em questão está disponível como um item de menu no catálogo de serviço. Ela pode ser definida para clientes, contatos, departamentos, localidades ou cargos.

Se somente clientes são configurados, consequentemente todos os contatos terão acesso aquela opção no menu. Contatos, departamentos, localidades e cargos podem ser definidos para especializar a disponibilidade.

Por exemplo, requisições ao RH para aumento de salário devem estar somente disponíveis para coordenadores e gerentes.

Configuração_FIG14

Para serviços de tecnologia, essas definições representam o número de usuários para os quais cada serviço está disponível e tem como objetivo prover uma análise de disponibilidade e habilitar a comunicação de mudanças no Módulo de Configuração de Mudança.

Todos os clientes, contatos, departamentos, localidades e cargos aqui definidos são considerados para o cálculo de impacto do dano potencial e destinatários potenciais de comunicações de mudança.

 

Neste caso, a guia disponibilidade tem por objetivo indicar quem será afetado caso determinado serviço deixe de funcionar.

 

Exemplo:

O serviço de rede parou de funcionar e afetou o “cliente 001” e o “cliente 002”.

Ambos os clientes possuem 15 usuários cada.

Portanto, ao abrir um incidente por serviço, a análise de disponibilidade exibirá que 30 usuários foram afetados pela falta do serviço:

Configuração_FIG14a

IMPORTANTE: Serviços de negócio não possuem a guia “disponibilidade”. Por isso, a configuração é feita em serviços de tecnologia  relacionados ao serviço de negócio utilizado.