Guia “Topologia”

<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >>

Navegação:  ITIL GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO > Configuração > Menu “Serviços” > Novo serviço >

Guia “Topologia”

Guia “Topologia”

A topologia de um serviço, de acordo com a ITIL, é um dos itens mais importantes. Nela definem-se quais são os IC’s que compõem o serviço e o relacionamento entre eles.

Para serviços cujo tipo seja “tecnologia”, a topologia permite definir e apresentar o relacionamento hierárquico de IC’s que compõem o serviço.

Esta guia é somente exibida em serviços de tecnologia.

 

Para serviços já cadastrados, a topologia definida é apresentada na forma representada na figura abaixo. Cada IC é listado com seu IC relacionado, bem como o relacionamento entre eles e a posição do respectivo IC.

Configuração_FIG6

Novos IC’s podem ser adicionados através do menu “Ações / Adicionar Relacionamento”.

Configuração_FIG7

A seguinte tela é exibida para que o atendente defina o relacionamento:

Configuração_FIG8

Nesta janela escolhe-se inicialmente um IC a ser adicionado (campo IC); em seguida, escolhe-se o nível (campo Nível - os nomes dos níveis são predefinidos em cadastros) e qual o IC relacionado ao IC escolhido no primeiro campo.

Finalmente, define-se o relacionamento entre eles (campo Relacionamento). Para maior flexibilidade, os nomes de relacionamentos também são predefinidos em cadastro.

IC’s são inseridos em duplas com seus respectivos relacionamentos.

A janela para pesquisar os IC’s será exibida da seguinte forma:

Configuração_FIG9

Após inseridos, cada IC é mostrado com seu respectivo nível em relação a outros IC’s.

Para cada IC apresentado, um ícone (conforme aparece na imagem acima) está disponível para possibilitar a revisão da topologia do respectivo IC.

O formulário de topologia do IC apresenta uma visão mais detalhada do relacionamento do IC em questão com outros IC’s.

Configuração_FIG10

É possível também visualizar a topologia de IC’s em forma gráfica.

Para isso, basta acessar o menu “Ações / Visualização Gráfica”.

Configuração_FIG11

A visualização gráfica apresentada abaixo representa o exemplo do “Serviço de TI, com os IC’s “Sistema de impressão” e “Firewall” relacionados.

 

Configuração_FIG12

IMPORTANTE: O resultado da topologia em ambas as opções será o mesmo; o que muda apenas é o método de visualização.