Tipos de serviços

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Tipos de serviços

Tipos de serviços

Tipos de serviço devem ser definidos antes que os próprios serviços sejam configurados.

Portanto, o cadastro de tipos serve para classificar novos serviços. O administrador é aquele que define os tipos de serviço existentes, em: “Administração/ Configuração/ Tipos de serviços”.

Mais definições essenciais são feitas no tipo de serviço, tais como: prioridade padrão, situação do serviço e tipo de serviço - para definição da natureza de serviços com esse tipo entre serviços voltados ao cliente, serviço de negócio ou serviços de tecnologia.

Administração_FIG22

Esta classificação determinará o comportamento do serviço dentro do Qualitor.

 

Atualmente, existem 3 diferentes tipos de serviço no Qualitor 8.00.

São eles:

 

1.  Serviço de negócio: são os serviços que movem o negócio de uma empresa.

    Exemplo: serviço de televendas, serviço de tradução, serviço de entrega expressa etc.

 Um serviço de negócio é o que traz lucro para a empresa, ou seja, o serviço no qual a                        empresa  está engajada.

 

IMPORTANTE: A abertura de um incidente por SERVIÇO será apenas possível quando este for classificado como SERVIÇO DE NEGÓCIO.

 

Exemplo:

Administração_FIG22a

 

Conforme podemos observar na imagem anterior, o serviço de negócio para o qual o incidente está sendo criado é o SERVIÇO DE TELEVENDAS.

 

2. Serviço de tecnologia: São os serviços que colaboram para a existência de um serviço de negócio,  ou seja, os serviços de tecnologia dão suporte ou sustentação técnica para a  existência de serviços de negócio.

    Exemplo: serviço de rede, serviço de e-mail, sistema de faturamento etc.

 

IMPORTANTE: Segundo o exemplo anterior, para que o serviço de negócio televendas possa funcionar de modo lucrativo, é necessário que o serviço de tecnologia funcione de modo adequado.

 

   Exemplo:

        Relação  entre “SERVIÇO DE NEGÓCIO” & “SERVIÇO DE TECNOLOGIA”

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3.  Serviço voltado ao cliente: são os serviços que serão exibidos no Portal do Solicitante.

    Exemplo: solicitar equipamento, solicitar mudança de hardware etc.

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Portanto, classificar um serviço como pertence ao tipo “voltado ao cliente” é o mesmo que dizer que este serviço estará disponível para uso no Portal do Solicitante.

 

Existem ícones presentes na tela de tipo de serviço, cuja explicação será apresentada nos próximos capítulos.