Solicitações de serviços

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Solicitações de serviços

Solicitações de serviços

 

Solicitações de serviços podem ser disponibilizadas para o usuário final, de forma prática e didática, no preenchimento de informações para que as solicitações possam ser atendidas de forma precisa.

Um uso muito útil para as solicitações de serviço refere-se ainda à qualificação de erros ou defeitos, coletando-se informações importantes que possam ajudar a resolver problemas rapidamente. O processo é similar ao descrito a seguir, basta que se responda às questões apresentadas.

Caso estas configurações sejam disponibilizadas (o que depende também de uma opção de licenciamento do Qualitor), um link “Serviços” é apresentado na área à esquerda e no portal estará disponível a área do catálogo de serviços, conforme pode ser observado na imagem a seguir:

Operações disponíveis para o solicitante_FIG56_F

 

Na área de "Serviços" estará disponível o catálogo de serviços configurados pelo administrador do sistema para este usuário final:

Operações disponíveis para o solicitante_FIG57_F

 

Ao colocar o mouse sobre um determinado tipo de serviço, o mesmo será expandido e exibirá todos os serviços relacionados com ele. Como exemplo foi expandido o tipo de serviço "2 Manutenção Predial":

Operações disponíveis para o solicitante_FIG57a_F

 

Para cada tipo de serviço e possível classificar ele como favorito, marcando o mesmo com a estrela amarela, conforme imagem anterior. Neste caso, o tipo de serviço passa a ser "Favorito" e ficará disponível na área "Favoritos" abaixo do menu de opções para fácilitar o acesso, conforme seguinte exemplo:

Operações disponíveis para o solicitante_FIG57b_F

 

Ao clicar sobre o nome do tipo de serviço, tanto na área de catálogo de serviços quanto na área de favoritos, o sistema redicionará para outra tela listando os serviços relacionados com o mesmo.

Observe o exemplo que também foi realizado com o tipo de serviço "2 Manutenção Predial":

Operações disponíveis para o solicitante_FIG57c_F

 

E deste modo pode-se indo navegando pelos serviços em quantos níveis eles tiverem no catálogo de serviço até que seja aberto um atendimento com o respectivo serviço selecionado.

 

IMPORTANTE: A quantidade de colunas para a apresentação dos serviços também poderá ser configurada pelo administrador do Sistema. Na imagem acima, os serviços disponíveis estão dispostos em quatro colunas.

 

Dependendo da configuração do serviço (o que é feito pelo administrador do Qualitor), ações diferentes podem ser apresentadas para o usuário final. A mais comum é o uso de scripts de atendimento, de forma que perguntas (questões) sejam apresentadas uma a uma para serem preenchidas pelo usuário final.

Pode-se também, abrir atendimentos ou abrir atendimentos por modelo de requisição através dos serviços disponíveis. No exemplo das imagens a seguir, um script é apresentado para ilustrar a utilização do mesmo. Algumas questões são configuradas para terem respostas de texto.

Vale lembrar que, quando o usuário final estiver respondendo ao script, se o Qualitor (ao exibir um texto) identificar que há uma equivalência para o idioma do usuário, então, ele irá exibir este texto equivalência em preferência ao texto original cadastrado no sistema.

 

A seguir, a imagem de execução de script de atendimento que possibilita pesquisas de documentos da base de conhecimento disponíveis para o script.

Documentos que fazem parte do Script necessitam ser exibidos para que se prossiga com o Script (visualização obrigatória). É possível visualizar a popularidade do documento, além de uma imagem que pode ser vinculada ao script.

 

As opções disponíveis para cada alternativa são representadas pelos botões listados a seguir.

Operações disponíveis para o solicitante_FIG58_F

 

O significado dos botões, respectivamente, são:

* Artigos: Quando há algum artigo da base de conhecimento vinculado a alterantiva do script de atendimento este botão será exibido e será possível visualiar os artigos vinculados.

 

Essa opção é também acionada quando um artigo da base de conhecimento precisa obrigatoriamente ser visualizado para que se encerre um script.

 

 

Caso não se visualize o documento, o sistema exibirá um alerta.

* Histórico: mostra o histórico de perguntas e respostas até o momento, da seguinte forma:

Ao clicar sobre sobre o nome da questão, o sistema retorna o script para a respectiva questão selecionada:

Operações disponíveis para o solicitante_FIG61_F

 

* Avançar: para prosseguir com o script.

* Fechar: cancela e fecha o script de atendimento sem registrar o atendimento, pode ser utilizado em qualquer momento da execução do script de atendimento.

 

Ao final do script, a função pré-definida é apresentada.

A solicitação será encaminhada com preenchimento correto e as informações necessárias definidas de acordo com as regras de atendimento.

Operações disponíveis para o solicitante_FIG65_F

 

Uma pequena janela informando o número da requisição gerada será exibida, de onde será possível visualizar a requisição aberta:

Operações disponíveis para o solicitante_FIG66_F

 

Outra possibilidade é abrir atendimento através de solicitação de itens, como por exemplo uma solicitação de compra, onde é disponibilizado itens a serem selecionados e assim abrir um atendimento, observe o exemplo a seguir.

Ao clicar no serviço "4 Compras" e depois no serviço "4.1 Escritório" irá disponibilizar os serviços de terceiro nível. Assim será requisitado o serviço "4.1.1 Material de Escritório" através do link "Requisitar este serviço", conforme seguinte imagem:

Operações disponíveis para o solicitante_FIG66a_F

 

Ao executar este serviço será exibida a seguinte tela:

Operações disponíveis para o solicitante_FIG66b_F

 

Nesta será possível selecionar os itens para compra, podendo escolher entre as categorias: Canetas, Toner e/ou Papel. Observe na imagem abaixo que quando é selecionado algum item, fica automaticamente disponível o campo para colocar a quantidade do produto solicitado. Também é possível observar que ao lado ao lado dos itens para escolha fica um resumo da solicitação com os produtos selecionados.

Como exemplo foi solicitado "2 canetas coloridas" e "1 pacote de folhas A4":

Operações disponíveis para o solicitante_FIG66c_F

 

Após escolher os produtos e suas respectivas quantidades, basta clicar no botão "Finalizar solicitação" e o sistema exibirá uma mensagem de confirmação do atendimento gerado:

Operações disponíveis para o solicitante_FIG66d_F

 

Se desejar exibir o atendimento gerado, deve-se clicar na opção "Sim" e a tela do atendimento será exibida, conforme seguinte exemplo:

Operações disponíveis para o solicitante_FIG66e_F