<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >> Navegação: Manual de PROCESSO > Disposições Gerais > Controles do processo |
Controles do processo
O recurso de "Processo" permite que seu controle respeite a “Regra dos 3 “R”:
✓ Rules:
São as regras estabelecidas dentro do processo. Define quais condições devem ser contempladas para que a requisição possa transitar pelo processo.
✓ Roles:
São os papéis estabelecidos dentro do processo. Define quem serão os personagens encarregados de cada etapa do processo.
✓ Routes:
São as rotas, as direções para onde a requisição poderá se movimentar dentro do processo.
Há 3 tipos de rotas mais comuns em processos:
Sequencial, paralela e condicional.
É importante salientar que um processo poderá ser constituído utilizando todas as possibilidades de rotas abaixo descritas:
ROTA SEQUENCIAL: Consiste em evoluir as etapas de um processo ou parte dele através de um caminho único, fazendo com que somente a conclusão de uma etapa possa encaminhar o processo a uma etapa seguinte.
ROTA PARALELA: Consiste em permitir que quando um processo alcance uma determinada etapa, diversas requisições poderão vir a serem geradas, sendo que somente quando estas estejam concluídas em sua totalidade, permitirão que o processo avance, alcançando assim, novas etapas.
ROTA CONDICIONAL: Consiste em permitir um desvio da etapa atual, direcionando o processo a outras etapas do processo corrente ou ainda a etapas de outro processo, a partir de condições preestabelecidas, cita-se como exemplo, a verificação de uma resposta dada a uma informação adicional de uma requisição.
Observe a imagem a seguir:
A partir do momento em que uma requisição é aberta, ela já passa para uma etapa do processo.
Cada etapa terá papéis, ou seja, personagens encarregados de cumpri-la e regras que determinam as condições necessárias para que seja possível sair da etapa em questão e passar para a próxima.