Subguia "Mapeamento de informações"

<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >>

Navegação:  Manual de PROCESSO > Documentação & Parametrização de Processos > Guia "Documentação" >

Subguia "Mapeamento de informações"

Subguia "Mapeamento de informações"

 

A subguia "Mapeamento de informações" permite identificar e registrar, durante o mapeamento do processo, quais são as informações utilizadas pela organização para a execução deste processo. Nestas informações podemos encontrar informações táticas e informações explícitas dentro da organização.

Sob este aspecto, é compreendido que as informações identificadas são ativos indispensáveis à organização para a execução dos seus processos, e a intenção de realizar este mapeamento é para esclarecer a forma como estas informações estão estruturadas e organizadas dentro da empresa, quando utilizadas pelos processos.

Isto irá possibilitar avaliar a sustentabilidade destes processos na organização e avaliar o nível de risco que os mesmos possuem quanto à mudanças (rotatividade de funcionários, mudanças de mercado, mudanças estratégicas da organização, variações legais, etc...), identificando o nível de informação existente na organização e também as lacunas de conhecimento pelos conceitos de Gestão do Conhecimento

 

O Qualitor classifica dois tipos de informações:

 

1)        Ativos de informação: Representam os conhecimentos explícitos. Significa que o conhecimento existe de forma estruturada e é recuperável pela organização, como a documentação de um processo, de uma atividade, manuais e especificações armazenadas.

2)        Conhecimentos tácitos: São as informações que não estão armazenadas nem estruturadas. Não existe essa informação em local algum da organização, mas são utilizadas pelo conhecimento desta informação pelas pessoas que atuam no processo em questão.

 

Deste modo, a subguia "Mapeamento de informações" é dividida em 4 subguias:

 

Ativos da informação;

Atribuições e ativos de informação;

Ativos de informação e criticidade;

Conhecimentos tácitos;